Premiação

Designer e ilustradora cearense, Meg Banhos é finalista do Prêmio Oxford de Design 2024

Por Redação

21/08/2024 15h59

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Grande final ocorre dia 30 de setembro no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, durante Prêmio Casa e Jardim

A designer e ilustradora cearense, Meg Banhos, é uma das finalistas do Prêmio Oxford de Design 2024 com sua obra “Casa Mar”, que homenageia seu estado de origem. Segundo a artista, suas principais inspirações foram as praias paradisíacas e as vilas de pescadores que fazem parte da natureza e da cultura do estado do Ceará.

“Meu lar é no Ceará, com praias paradisíacas e vila de pescadores que enriquecem nossa cultura e sustento. Peixe na mesa das famílias representa abundância e alegria. Amo esta terra e quis homenageá-la como expressão da minha própria casa”, afirma.

Em uma parceria com a revista Casa e Jardim, o Prêmio Oxford de Design 2024 vem com o tema “Minha Casa, Minha Expressão”. Na primeira fase do concurso, o público votou para selecionar as 30 melhores artes que seguiram para próxima etapa, onde foram avaliadas por júri técnico que avaliou as obras, considerando critérios como adequação ao tema, originalidade, impacto visual, inovação, qualidade da execução e harmonia.

“Como este é o primeiro concurso que participo, confesso que fiquei meio apreensiva na primeira etapa da votação pela internet. A grande surpresa foi ver um monte de gente votando e o alcance disso que me colocou nos 30 que iriam para o júri técnico, entre tantos projetos lindos. Foi incrível!”, comenta Meg Banhos.

A terceira e última fase do concurso avaliará as obras dos três finalistas. Ela ocorrerá no dia 30 de setembro, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (SP), durante o Prêmio Casa e Jardim. O júri, que anunciará o vencedor, é composto por Arthur Grangeia, Jhenny Keller e Thaís Lauton e pela Carpintaria Estúdio.

O mercado nacional sempre foi mais centralizado. Este prêmio joga uma luz, para artistas nordestinos mostrarem seu trabalho. Estar entre os 3 projetos escolhidos é uma sensação massa de ser percebida lá fora, aquele gostinho feliz de viver essa experiência junto com profissionais que eu admiro”, afirma Meg Banhos.