Influência

Dia da televisão: 70 anos da TV no Brasil são marcados pela potência publicitária do veículo

Por Redação

11/08/2023 11h46

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Pesquisas revelam marcas que investiram em publicidades na TV aberta em 2023

O Brasil celebra o Dia da Televisão nesta sexta-feira (11), uma data que marca o início de uma revolução no entretenimento e na informação do país. Desde a sua chegada, em 1950, a televisão tem sido uma presença constante e influente na vida dos brasileiros, moldando a cultura, conectando pessoas e disseminando informações para milhões de lares em todo o território nacional. Além de transmitir conteúdo jornalístico e grandes clássicos da dramaturgia, a TV, também é caracterizada por seu forte poder de influência publicitária.

Mesmo com o avanço das plataformas digitais, a televisão continua sendo um dos meios de comunicação mais populares no Brasil. De acordo com o Conselho Executivo das Normas-Padrão – Cenp, dos cerca de R$ 21 bi investidos em publicidade no Brasil no ano de 2022, mais de R$ 10 bi (48%) destinaram-se às TVs Aberta (41,7%) e Paga (6,3%), com grandes marcas investindo na ampla audiência da telinha.

E uma detalhada pesquisa da Tunad, plataforma de Inteligência de Mídia, analisou as 10 marcas que mais anunciaram (em quantidade aproximada de inserções somadas na TV Aberta em 15 mercados e TV Paga nacional), durante o 2º trimestre de 2023.

No ranking percebe-se que Globoplay (37.700), Dove (24.600) e SKY (24.000) foram as marcas que mais tiveram frequência no segmento de TV Aberta, ultrapassando o volume de 24 mil inserções durante o período. Apesar de ter alcançado o 3º lugar no ranking do trimestre, a SKY não realizou veiculação de inserções desde junho de 2023, retirando-se da mídia off.

Na TV Paga, Disney Plus, operadora Claro e MaxMilhas foram as marcas com maior exposição, com 44.200, 38.100 e 35.300 inserções respectivamente.

Em relação ao valor médio gasto entre as 10 marcas que mais anunciaram na telinha durante o 2º trimestre de 2023, o montante alcançou R$ 67,3 mi na TV Aberta e R$ 18,7 mi no segmento Pago. Também apareceram na pesquisa as marcas Claro, Rexona, Viva Sorte, Mercado Livre, Banco do Brasil, Bradesco e Vivo, na TV Aberta, e Star +, HBO Max, Kayak, Open English, Globoplay, Emma e Betano na TV Paga.

“Diante desse cenário, o Dia da Televisão no Brasil ganha mais significado, uma oportunidade para reconhecer o papel desse meio de comunicação na vida de milhões de brasileiros, permanecendo como um pilar central da cultura, do entretenimento e também no fomento do digital no país”, explica Ricardo Monteiro, COO da Tunad.

Questionamos os diretores comerciais de algumas das maiores emissoras do Ceará e do Piauí, sobre a relevância da televisão no cenário atual para as marcas e para os brasileiros:

Alexandre Carvalho – Diretor Comercial da Jangadeiro (SBT no Ceará)

“A TV aberta expande a divulgação, chancela e credibiliza uma marca. Estando na TV, o anunciante ainda se diferencia dos demais concorrentes. Vejo como um grande ativo, a exclusividade que a TV fornece. Nem todo mundo está na TV, só quem quer ou pode se destacar mais”, pontua.

Erick Picanço – Diretor Comercial e de Marketing do Sistema Verdes Mares (afiliada Globo no Ceará)

“Ao longo dos anos, acompanhamos uma evolução no comportamento das marcas diante das mudanças tecnológicas. O avanço da tecnologia causou uma transformação na maneira como as marcas interagem com o público. A televisão, por sua natureza visual e acessível, continua sendo uma poderosa ferramenta para transmitir mensagens de forma assertiva. No entanto, agora vemos as marcas adotando uma abordagem integrada, combinando a TV com plataformas digitais, redes sociais e outras mídias online. Essa integração estratégica permite uma comunicação mais direcionada e personalizada, atingindo diferentes segmentos de público”, destaca.

Bruno Magalhães – Diretor Geral da TV Band Piauí

“Mesmo a tecnologia tendo ocupado seu espaço no mundo publicitário, vejo a TV Aberta como o grande gargalo publicitário mundial, nunca perdendo seu espaço, mas sim, se adaptando ao mundo moderno. Há uma grande massa que lhe assiste e consome diariamente. As grandes e importantes marcas, são os maiores exemplos disso, sendo nossos maiores anunciantes da TV aberta – lembrando que eles são as maiores potências do e-commerce, mas mesmo assim a TV Aberta faz parte dessa importante fatia de anunciantes no nosso meio de comunicação”, destaca.

Ludson Andrade – Gerente de Marketing Rede Clube (afiliada da Globo no Piauí)

“A TV aberta conta histórias, seja no entretenimento, jornalismo ou esporte. Essas histórias unem famílias e amigos em torno da TV e isso resulta em um alcance para as marcas que somente a TV aberta consegue proporcionar. Hoje 90% do consumo de vídeo em casa é através da TV aberta que traz conceitos como amplitude, contexto e conexão. Isso é o que as marcas buscam em suas campanhas diante da grande oportunidade de conversar diretamente com seus potenciais consumidores”, avalia

Carlo Bastos – Diretor Geral da Band Ceará

“Na minha visão, esse papel de influência da TV se mantém na criatividade para lançar conteúdos que agradam a todos os públicos mas, principalmente, com transmissões de programas jornalísticos e eventos ao vivo, sejam esportivos ou culturais, que é onde estão as maiores audiências. Importante ressaltar que as grandes coberturas jornalísticas, sejam tragédias ou assuntos importantes como as eleições, por exemplo, também atraem demais o público”, pontua.

Flávia Portela – Diretora Comercial Rede Clube (afiliada da Globo no Piauí)

“Mesmo diante das diversas opções de consumo de conteúdo, a televisão continua sendo a preferida dos brasileiros. A TV sempre procura trazer uma programação que se reinventa e se adapta às mudanças buscando estar presente na vida dos brasileiros de uma forma muito próxima. Além de ser uma fonte importante de informação e entretenimento, a televisão reflete situações da vida real criando um vínculo que gera identificação com o público e essa credibilidade já foi constatada em números. Uma pesquisa da Kantar Ibope, realizada em 2022, apontou que o consumo de TV aberta no Brasil é o maior da América Latina. Para as marcas, isso é muito importante porque as pessoas têm uma tendência de confiar mais naquelas que estão na televisão. Uma marca que anuncia na TV entra na casa de milhões de pessoas e participa ativamente da jornada do consumidor desde o início do funil até a decisão de compra”

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