Campanhas distanciam a maternidade da perfeição e a aproxima da realidade
Com a chegada do dia das mães as marcas já se posicionam no mercado com campanhas para a data comemorativa. Com o objetivo de se comunicar com todos os tipos de mulheres, as campanhas colocam cada vez mais em evidência uma maternidade mais realista e distante do glamour.
Além disso, a ativação em multiplataformas é o grande diferencial das marcas que pretendem gerar também entretenimento e construir um impactante diálogo com o público. Confira as marcas que embarcaram nessa estratégia:
Ipanema
A Ipanema é uma das marcas que investem em ativações digitais distintas. Pensando nas mães da atualidade, a marca da Grendene formulou como inspiração para a nova campanha do dia das mães a frase: “Tá na hora da gente reconhecer que: mãe perfeita é a mãe que você consegue ser”. Com o mote “Perfeita é a mãe”, a campanha quer dar visibilidade à pluralidade de maternar. Para isso, a marca produziu um filme publicitário, organizou ativações digitais nas redes sociais e no podcast.
Com as influenciadoras Michele Passa, Pam Nascimento e o casal Cristina Vidigal e Natalia Duarte de Oliveira, o filme criado pela agência Mutato caminha por uma estética inspirada nas redes sociais para exaltar a liberdade e as diferentes formas de ser mãe. O visual, inclusive, imerge o espectador diretamente na estratégia digital da Ipanema. A partir da criação de um sticker, pela ferramenta “Use a sua”, do Instagram, a marca busca destacar que as mães fazem o melhor possível a partir de suas possibilidades e vivem essa experiência de diferentes perspectivas.
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Por fim, com o intuito de aprofundar ainda mais o diálogo, a Ipanema traz uma gama ainda maior de visões ao redor do tema por meio do podcast “Nada Além do Simples”. Comandado pela escritora, youtuber e instagrammer Isadora Ribeiro.
Magalu
A marca iniciou a campanha do dia das mães na última terça-feira, dia 19, com a presença da cantora Anitta e sua mãe Miriam Macedo. Com o foco na mãe da cantora, a campanha coloca Miriam como a grande protagonista e pretende se comunicar com as mães de todo o Brasil. Principalmente, com aquelas que são verdadeiras chefes do lar.
Bernardo Leão, diretor de marketing do Magalu, revela por qual motivo o termo patroa foi inserido na campanha. “Como a Anitta é chamada de ‘patroa’ pelos fãs, quisemos mostrar que a mãe dela, a Miriam, é a patroa da patroa”, revela o diretor.
Para a data, foi feito um filme em parceria com a agência Ogilvy Brasil, que mostra uma conversa entre mãe e filha por chamada de vídeo, em que Anitta reforça que sua mãe merece apenas presentes “de patroa”, ou seja, excelentes presentes. O filme será veiculado em todas as plataformas digitais, Instagram, Facebook, Youtube e Tik Tok.
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Hering
Para a campanha “Feliz Assim” do dias mães, a Hering convidou a cantora Ivete Sangalo e um time de influenciadores para participar de um diálogo sobre maternidade real em suas mídias sociais. O objetivo é que cada uma compartilhe das suas experiências pessoais com a maternidade, para que todas as mães se sintam representadas e acolhidas.
A ação conta com vídeos, fotos e mídias digitais com cenas marcantes que prometem emocionar, mostrando risos, brincadeiras e descontração entre mães e filhos. A campanha foi desenvolvida pela agência Estúdio no.302 e investe em uma comunicação 360º com divulgação em mídia on e offline, incluindo ativação nas redes sociais com influenciadoras que possuem representatividade no universo materno.
Além disso, a cantora Ivete Sangalo interpreta uma versão inédita e exclusiva da canção “Você”, de Tim Maia, e traz a mensagem de como ser mãe é uma felicidade única, transformadora e incomparável.
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L’Occitane au Brésil
A marca franco-brasileira do Grupo L’OCCITANE convidou a mãe conhecida por todos os brasileiros, Déa Lúcia, para estrelar na campanha “De Mãe para Mães”. Inspiração para a personagem icônica Dona Hermínia, Déa carrega em si um pouco de cada mãe do Brasil.
A campanha foi idealizada pela Integer\OutPromo. Danilo Vizagre, vice-presidente criativo da agência, conta como surgiu a ideia de convidar Déa. “Pensamos em uma estratégia para contar histórias reais com uma mãe que se conecta totalmente com os valores e o target da marca. A escolha de Déa Lúcia foi a convergência desses pontos para trazer uma história que os brasileiros se identificam”, revela o vice-presidente.
Como cantar é uma das grandes paixões de Déa Lúcia, a campanha contou com a publicação de uma canção inédita para essa data. Compartilhado nas redes sociais, o vídeo produzido pela O2 Filmes, mostra Déa interpretando no palco a canção.
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