A data 15 de Setembro celebra o Dia do Cliente. Essa marca no calendário serve como ponto de reflexão para todos os empreendedores de nosso país. Cada vez mais ciente de seu papel como protagonista das relações comerciais, o consumidor aumenta seu nível de exigência em relação a qualidade nos serviços e atendimentos.
Em um levantamento sobre as tendências da experiência do cliente elaborado pela Zendesk, empresa de desenvolvimento de software, foi perguntado aos entrevistados ‘Quais atributos fazem você ser leal a uma marca?’, 57% dos consumidores afirmaram que o atendimento ao cliente é um dos principais requisitos. Porém, é necessário ir além de um bom atendimento, vivemos a era do cliente e as empresas não deixam de medir esforços para se adaptar a essa realidade. Para isso, mais do que simplesmente ter um bom produto, é preciso criar estratégias e ações para estreitar esse vínculo humano com nosso público.
A empresa Feminicis Makeup Store, surgiu a partir do sonho de empreender de uma mãe e duas irmãs. A marca, que hoje conta com 3 lojas físicas e mais de 15 mil seguidores no Instagram, valoriza o “cara a cara” com o cliente.
“Por isso sempre tivemos loja física, acreditamos que a experiência associando o produto vendido a um serviço (seja um atendimento diferenciado, um curso de automake, uma maquiagem para eventos..) seja o futuro do varejo”, afirma Bianca Brasil, diretora da Feminicis.
Trazendo para a equipe o lema “Faça do seu cliente, o seu melhor vendedor”, a marca busca fazer que o seu cliente tenha uma experiência única, e que fique encantado por todos os processos da compra para a partir daí, indicar a loja para os seus amigos e familiares por querer compartilhar essa experiência com outras pessoas.
“Temos essa campanha de tornar clientes fiéis como verdadeiras influenciadoras para valorizar quem está próximo da gente sempre, oferecendo voucher’s de compra e dando oportunidade dela convidar pessoas queridas para conhecer a loja através de um cupom de desconto”, comenta afirma Bianca Brasil.
Segundo a empreendedora, o varejo de serviços é a grande tendência de mercado. Ela acredita que entregar para o cliente serviços inovadores associados ao produto é o futuro da relação entre marcas e consumidores.
“Um dos mais recentes é o serviço de consultoria capilar, onde é feita toda uma análise do cabelo da cliente, é estudado o histórico dela com o cabelo, a sua rotina e os produtos que ela está usando atualmente a partir daí é montado um cronograma capilar é indicado os produtos específicos para ela”, finaliza.