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Dia do Consumidor: confira estratégias para o melhor aproveitamento da data nos negócios digitais

Por Redação

14/03/2022 11h00

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O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é conhecido como a Black Friday do primeiro semestre. Segundo a pesquisa Social Miner e All iN, de 02 a 15 de março de 2021, as vendas online faturaram R$ 6,3 bilhões, cerca de 85% a mais que no mesmo período de 2020. Somente no Dia do Consumidor, o faturamento foi de mais de R$ 592 milhões. Com projeções de crescimento, os principais marketplaces se preparam para oferecer promoções, descontos, diferenciais em entregas e muita publicidade.

 

“Aproveitar não só o Dia do Consumidor, mas a semana e até mesmo o mês todo para realizar ações que potencializem as vendas faz parte da estratégia de comerciantes que possuem lojas no e-commerce e marketplaces”, comenta Alexandre Nogueira, CEO e fundador da Universidade Marketplaces, plataforma digital especializada em cursos e mentorias para aceleração dos negócios em marketplaces.

 

O especialista, que também é consultor oficial do Mercado Livre e influenciador da Americanas, listou algumas dicas para ajudar os vendedores de marketplace a aproveitarem o Dia do Consumidor para aumentarem suas vendas. Confira:

 

1. Concorrência e área de atuação

“Dos vendedores principiantes aos mais experientes, é sempre necessário estar atento às movimentações da concorrência. Isso pode ajudar na comparação do seu próprio desempenho, além de trazer ideias interessantes para a forma de vender ou apresentar produtos”, explica Alexandre.

Outro ponto importante é a definição do segmento de atuação do vendedor. Com um nicho definido, fica mais fácil identificar quais as melhores plataformas para se usar, principais tendências e estratégias de publicidade e vendas.

 

2. Apresentação do Produto

“Se pela foto o produto não parecer legal, suas chances de vender vão diminuir”, comenta o especialista.

Fotos nítidas e em boa qualidade permitem que o consumidor identifique detalhes do produto e isso pode fazer a diferença na tomada de decisão da compra. Alexandre também destaca a necessidade de clareza na descrição do produto ofertado.

“Quanto mais detalhes, informações e descrições o produto apresentar, o consumidor terá menos dúvidas. Isso pode facilitar a decisão dele e aumentar as suas chances de vender”.

 

3. Prazos, estoque e reputação

“Geralmente os consumidores preferem optar pela entrega mais rápida e barata. Mas é extremamente importante cumprir o prazo prometido”.

Para o especialista, estar atento aos produtos em estoque, organização para a postagem e acompanhamento do envio é essencial. No fim, a avaliação feita pelo comprador pode influenciar na reputação do vendedor dentro das plataformas e ser um fator determinante para outro cliente.

 

4. Esteja vendendo em todo lugar

“Utilizar as maiores plataformas é a maior vantagem competitiva que o vendedor terá. Elas já possuem seus próprios sistemas, usuários cadastrados e também parcerias com descontos e fretes diferenciados, que podem ajudá-lo a aumentar as vendas no Dia do Consumidor e em outras datas”, comenta Alexandre. 

 

No Brasil, existem mais de dezenas de opções de marketplaces para se vender. Os maiores em atividade e resultados no país são: Mercado Livre, Shopee,Amazon, Magazine Luiza e Americanas.

 

Créditos: Universidade Marketplaces