Análise

Dia do Empreendedor: histórias de quem acreditou no franchising e cresceu no mercado

Por Redação

05/10/2025 10h12

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Empreendedores com duas ou mais operações de franquias de uma mesma marca ou de redes diferentes já estão presentes em 87% das marcas do setor, segundo ABF

No dia 5 de outubro é celebrado o Dia do Empreendedor, e o setor de franquias é considerado uma porta de entrada para o empreendedorismo, sobretudo pelas vantagens oferecidas, já que o franchising tem como um dos pilares a transferência de know-how. Nesta esteira, há quem se identifique tanto com o sistema e procure empreender por meio de várias unidades franqueadas de uma ou mais marcas.

Bem difundido no mercado internacional, o modelo de multifranqueado vem se consolidando e conquistando relevância crescente também no Brasil. De acordo com dados divulgados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, os empreendedores com duas ou mais operações de franquias de uma mesma marca ou de redes diferentes já estão presentes em 87% das marcas do setor. A presença de franqueados multimarca (aqueles que tem mais de uma franquia de marcas diferentes) subiu de 51% para 62% em 2025, em comparação com o ano passado.

Além de ser bem aceito, este formato tem gerado novas oportunidades para quem deseja crescer no segmento de franquias, seja por meio de expansão ou para diversificar os tipos de negócios. No mercado, há diversas histórias de sucesso de empreendedores que atuam como multifranqueados e que podem inspirar quem deseja ingressar ou traçar novos desafios no franchising brasileiro. Conheça sete franqueados que apostaram no formato e conquistam bons resultados:

Carmine Ribeiro (Calçados Bibi)

Formada em Farmácia, Carmine Ribeiro iniciou sua carreira em uma grande rede farmacêutica, mas logo percebeu que sua vocação ia além da área da saúde. A experiência de gerenciar uma farmácia despertou nela o interesse pelo comércio e pela liderança, dando início a um chamado pelo empreendedorismo. Movida por essa paixão e pela afinidade com o segmento de calçados, decidiu abrir um quiosque infantil com uma marca própria, entendendo que começar pequeno seria a melhor forma de aprender, minimizar riscos e amadurecer sua gestão no varejo.

O salto veio em 2020, quando assumiu o repasse de três lojas da Calçados Bibi, maior rede de calçados infantis da América Latina. Com determinação e visão estratégica, transformou as unidades em referência de excelência, conquistando em 2023 o reconhecimento oficial como Franqueada do Ano da Bibi. Para Carmine, o sucesso está na relação de parceria entre franqueadora e franqueada, em que a Bibi se destaca pela inovação e qualidade, enquanto ela se compromete a contribuir para o crescimento conjunto e sustentável da rede.

Hoje, a empreendedora atua como multifranqueada das marcas Bibi, Artex e Vans, consolidando presença no setor de moda e ampliando horizontes. Ainda em 2025, planeja inaugurar mais três unidades da Bibi em shoppings do Nordeste, reforçando seu protagonismo no setor de calçados infantis e deixando um legado marcado pela visão empreendedora e pelo compromisso com a expansão da marca.

Izaura Almeida (Casa do Celular) 

Izaura Almeida Cardoso de Oliveira é master franqueada da Casa do Celular, com 44 lojas espalhadas pelos estados de Maranhão, Piauí, Sergipe, Alagoas, Ceará e Rondônia. Para ela, abrir uma franquia foi uma decisão baseada em investir em um segmento que ela já tinha conhecimento. Com cerca de 20 anos de experiência em telefonia, Izaura sempre enxergou esse setor como promissor e lucrativo, principalmente com a dependência crescente das pessoas por smartphones para diversas atividades.

“A Casa do Celular me possibilitou profissionalizar ainda mais essa atuação, oferecendo uma estrutura sólida e recursos que fortalecem o negócio. Além das vantagens financeiras, como melhores condições de negociação e sistema personalizado”, explica. Para a empresária fazer parte de uma rede com quase 350 lojas em todo o país é gratificante.

Antônio Augusto (Divino Fogão)

Antônio Augusto, mais conhecido como Lico, era consultor do Sebrae em São Paulo, quando recebeu uma oportunidade na mesma área em Rondônia, região Norte do Brasil, e se mudou para lá. O empresário está na região há 23 anos. Atualmente, atua como multifranqueado sendo responsável por dois restaurantes do Divino Fogão e de operações de outras três redes de fast food, além de ter duas marcas próprias, chamadas Caboquinho e Casa Gourmet.

Ao todo, Antônio conta com quase 30 pontos de vendas. As lojas estão localizadas em Rio Branco, no Acre, e em Manaus, no Amazonas. A oportunidade de investir no Divino Fogão surgiu, pois o empresário tinha dois pontos nos melhores shoppings na capital manauara, no Amazonas Shopping e Shopping Manauara, com um negócio de batata recheada. Por ser um produto quente, acabava não performando bem na região. Com isso, percebeu que na região era oportuno uma alimentação self-service de sabor e qualidade incomparável, logo o Divino Fogão foi o escolhido. Nascido em São Paulo, o empresário já admirava a marca. Segundo o empresário, em franquia, a sinergia com o franqueador também conta muito. O primeiro contato com o Reinaldo Varela, presidente da rede, e sua equipe mostrou ainda mais que estava fechando uma parceria não só com a marca certa, mas principalmente com uma pessoa coesa.

Rivaldo Guedes (Microlins)

Rivaldo Guedes é franqueado da Microlins desde 2001 e reconhecido entre os maiores multifranqueados do Brasil. Com 47 escolas entre os estados do Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o empresário é responsável por uma cartela de 15 mil alunos e por mais de 500 funcionários. Sua trajetória com a empresa se deu por uma necessidade e solução para o caminho profissional.

“Naquela época, conheci a marca pelos comerciais em programas televisivos e após seis meses abri a primeira escola em Colatina, no interior do Espírito Santo, onde moro atualmente. Meu caminho como multifranqueado começou pelo sucesso da operação, que passou a ser referência para outros investidores que tinham interesse em ingressar na rede. A partir disso, recebi o convite para me tornar parceiro de outras unidades e iniciar a expansão para o Sul e Oeste da Bahia. Após as conquistas como gestor, veio o próximo passo: iniciar meu próprio projeto de expansão. De lá para cá, a cada ano fomos ampliando nossa atuação, estando presente em diferentes perfis de cidades, desde grandes centros até as interioranas”, conta o empresário.

Para trilhar o caminho e se tornar uma referência como multifranqueado, Rivaldo encontrou nos consultores das escolas a ajuda que precisava para abrir novas operações, fazendo com que se tornassem parceiros de negócio e sócios na empreitada. Nos próximos dois anos, o empresário estima ter um grupo de 60 escolas Microlins em funcionamento.

Roberta Dutra (Peça Rara Brechó) 

Roberta Dutra, franqueada do Peça Rara Brechó com lojas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Tudo começou com a inauguração da primeira unidade em um dos bairros mais icônicos da cidade maravilhosa, Ipanema. Com a loja inaugurada, a empresária foi a Brasília para um treinamento e voltou com mais dois pontos para futuras unidades. “É muito interessante ver que cada local é único e exclusivo, como os itens que vendemos. Uma unidade é imensa, com muita gente entrando e saindo, artistas, celebridades, pessoas comuns. Outra é minúscula, mas com muitos eventos e tudo que é colocado nas araras, sai na mesma hora. Uma tem mais fornecedores, a outra é necessária muita conversa para convencer os clientes a desapegarem”.

O Peça Rara oferece o suporte necessário para desenvolver o negócio com segurança e tranquilidade, o que tem sido fundamental para o sucesso de seus franqueados. A marca oferece a oportunidade de atuar de maneira prática e direta, ao contribuir para um modelo de consumo consciente e responsável, que se alinha aos seus valores profissionais e pessoais. Segundo a franqueada, outros benefícios são a oportunidade de investir em um segmento de mercado que permite um impacto direto no cuidado com o meio ambiente, a experiência muito positiva com a operação da primeira loja e o retorno do investimento, que torna o modelo de negócios ainda mais atraente.

Thiago Souto (Prepara IA) 

O empresário Thiago Souto é um exemplo de sucesso em administrar mais de uma operação da Prepara IA. Com seis escolas situadas no Nordeste, nos estados de Pernambuco e Paraíba, o franqueado conheceu a marca após ingressar como colaborador em uma escola. Depois de passar por diversos cargos e por influência de outro empresário da rede, decidiu abrir sua primeira unidade da Prepara IA em 2013.

“Ao implantar a segunda escola, identifiquei oportunidades e vantagens em ter um grupo de franquias do mesmo segmento. Por meio de repasse, me tornei responsável por quatro operações e iniciei do zero duas unidades. Preferi focar na região onde moro, que é Pernambuco, e em estados próximos. Dessa forma, criei uma logística para conseguir administrar os negócios de perto. Além disso, otimizei custos, como investimento em ações de marketing digital, e ampliei o alcance dos cursos da marca para diferentes bairros, permitindo migrar alunos entre as escolas. Atualmente, temos quase 3 mil estudantes matriculados e quero proporcionar aos adolescentes e adultos possibilidades para vislumbrarem um futuro de sucesso no ambiente corporativo, dando como exemplo minha própria trajetória profissional e mostrando que é possível começar de baixo e alcançar o topo com dedicação e empenho”, finaliza.

Dilma Diniz (Rockfeller) 

Dimas Diniz, de 30 anos, é multifranqueado da Rockfeller Language, com unidades em Fortaleza, Palmas e Brasília. Após começar sua primeira escola em Fortaleza, em 2016, Dimas assumiu em 2018 uma operação em Palmas com poucos alunos e conseguiu reverter a situação por meio de estratégias pedagógicas e comerciais sólidas. Em 2019, expandiu para Brasília, enfrentando desafios durante a pandemia, mas viu a escola prosperar com o apoio de uma nova sócia e o foco no público infantil. Para ele, a chave do sucesso é a gestão de pessoas e a criação de equipes alinhadas à cultura da empresa, investindo no desenvolvimento dos colaboradores.

O empresário acredita que a coragem para assumir riscos calculados foi essencial para sua trajetória, bem como sua capacidade de atuar em todas as frentes do negócio — do comercial ao pedagógico. Ele vê as ferramentas de análise de indicadores e controle administrativo como fundamentais para replicar o sucesso em novas unidades. Fortalecendo continuamente sua relação com a franqueadora, Dimas deseja expandir seu grupo, oferecendo oportunidades de crescimento a colaboradores e impactando a vida dos alunos.