Mercado

Dia do estagiário: pesquisa revela o retrato dos futuros profissionais do país

Por Redação

18/08/2023 14h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Supervisora do CIEE relata logística e critérios por trás da seleção dos estagiários nas empresas

Para analisar a evolução histórica do número de estagiários nos estados do País a fim de obter informações das características gerais, de educação e do trabalho, e estimar o número de estagiários no Brasil para 2022 e 2023 dado o cenário macroeconômico atual, o CIEE (Centro de Integração de Empresa-Escola) fez uma pesquisa com 933.914 estagiários sobre o retrato desses estudantes no Brasil

De acordo com o estudo encomendado à Tendências Consultoria e realizado no 3º trimestre de 2022, a projeção é que neste ano o volume de estagiários cresça 10,3%, terceiro ano consecutivo de crescimento após o decréscimo de 23% registrado em 2020 – ano de início da pandemia da Covid-19. Ainda segundo a pesquisa, ao menos 40,4% dos estagiários do País pertencem às classes D e E e 37,7% à classe C.

O Brasil contabiliza mais de 933 mil estagiários em todo território nacional. O contingente é liderado pela região Sudeste, que contabiliza 393 mil estudantes, seguido por Nordeste (205 mil), Sul (159 mil), Centro-Oeste (94 mil) e Norte (81 mil).

Segundo a Surpervisora do CIEE no Ceará, Yvina Egídio, existe uma logística que organiza essa quantidade de estudantes em empresas que atendem os interesses e as necessidades dos estudantes.

“Os estagiários podem acessar as vagas através do nosso portal e realizar o seu encaminhamento, ou buscar as nossas unidades de atendimento Posto Unifor e Unidade Fortaleza. Em relação a logistica na empresa, isso dependerá da atividade e do formato de trabalho, poderá ser presencial, híbrido ou home office”, conta Yvina.

A amostra foi utilizada para obter a série de números de estagiários e formar uma base de dados da PNAD Contínua (IBGE), pesquisa realizada por meio de amostra probabilística de domicílios. A PNAD Contínua não investiga as pessoas com contrato de Estágio. Em função disso, foi definido um conjunto de critérios para identificação de estagiários na base da pesquisa. Yvina elenca quais critérios tornam um estagiário em um profissional com potencial de crescimento na empresa:

  • “Comprometimento: independente de ter experiência ou não, se busca jovens que sejam comprometidos com os resultados da empresa;
  • Atento e Curioso: quanto mais conhecimento adquirido mais poderá contribuir com a empresa e com sua carreira;
  • Flexibilidade: as empresas inovam todo tempo, necessário estar aberto p as mudanças;
  • Comportamento Adequado: se espera que o estagiário se adeque a cultura organizacional da empresa;
  • Foco: concentrar em suas atividades e entregar dentro dos prazos sugeridos.”, lista a supervisora.

Confira as principais atividades e setores ocupados pelos estagiários no Brasil:

Confira também:

Falha de comunicação está entre os principais problemas entre as empresas

Estudo aponta que somente 4% das empresas têm uma cultura de dados avançada na área de Comunicação

Publicidade brasileira X Evolução das gerações