Conheça quem são os profissionais das artes visuais que estão por trás de projetos de grandes marcas nacionais
O 8 de janeiro está reservado para celebrar o Dia do Fotógrafo. A data tem origem ainda no ano de 1840, quando a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil. O equipamento, conhecido como daguerreótipo, foi encomendado por D. Pedro II.
Mas você sabia que a primeira fotografia foi tirada em 1793 ? Um cientista italiano fez um experimento no ano de 1724, no qual constatou que se a prata do grupo dos halogêneos fosse convertida em metálica, poderia trazer imagem mais escura ao sol. Após vários outros experimentos, surgiu então a primeira fotografia permanente registrada e guardada que foi em 1826, tirada por Joseph Niépce. Esse tipo de projeto precisava ficar exposto, pelo menos, 8 horas em luz solar para ser revelado. Pouco tempo depois o francês Daguerre criou a “daguerreotipia”, que transformou esse tempo de horas para minutos apenas. Daguerre patenteou o projeto, que depois disso, foi cada vez mais utilizado. Já a primeira imagem com cor foi apresentada em 1861 por William Talbot, utilizando recursos com papéis fotossensíveis e outras folhas de papel para produzir imagens positivas. William não conseguiu ser reconhecido, uma vez que desejou anunciar como seu inventor.
Por mais paradoxal que seja, foi justamente dentro desse cenário que o Brasil, do outro lado do Atlântico, disparou na frente das grandes metrópoles europeias, descobrindo a fotografia no interior do Estado de São Paulo, em 15 de agosto de 1832. A quase inexistência de recursos para impressão gráfica naquela época, levou Hércules Romuald Florence, desenhista francês, radicado no Brasil, a realizar pesquisas para encontrar fórmulas alternativas de impressão por meio da luz solar. Hércules Florence melhorou o projeto de William Talbo, desenvolvendo o negativo.
Assim, durante a década de 30, Florence deu sentido prático à sua descoberta de que ele próprio denominava de Photographie: imprimia fotograficamente diplomas maçônicos, etiquetas de medicamentos, bem como fotografava desde 1832 alguns aspectos de sua Vila, isto é, cinco anos antes do Inglês John Herschel, a quem a história sempre atribuiu o mérito de ter criado o vocábulo.
De lá para cá, as evoluções tecnológicas transformaram o jeito de fotografar. No século XX, a digitalização da fotografia e o uso das imagens na indústria da publicidade mudaram a forma de consumo, a ideia de estética e beleza, o uso e a apropriação de imagens. Além disso, os profissionais passaram a imprimir cada vez mais suas técnicas e estilos em seus trabalhos, explorando a criatividade.
Para você saber quais os fotógrafos que estão se destacando no mercado na atualidade, o Nosso Meio listou cinco nomes de profissionais que se destacam no cenário regional.
Nero Pimentel é formado em Publicidade e Propaganda, possui MBA em Gestão Comercial e se dedica, gratuitamente, a ajudar outros fotógrafos e entusiastas através do Instagram, Telegram e YouTube, com produção de conteúdo sobre fotografia. Aliás, o seu canal já conta com quase 4 mil inscritos e 200 vídeos já publicados. Seu vasto portfólio deve chegar a mil trabalhos em 2023, entre ensaios e produções diversas. Unimed, RioMar, Will Bank, Ambev, 3Corações, Casa Pio, Ponto da Moda, Mallory, Greenlife Academias, Empório Delitália, San Paolo Gelateria, Sucré Patisserie, Colosso, ZOI Restaurante, Medit Bistrô, Zaiko, Asttore Forneria, Água de Coco , Maresia, DLT, MR2, TLF Jeans, Studio Nai e Diamantes Lingerie são algumas das marcas que estão no hall do artista.
“Procuro transferir questões técnicas e estratégicas ao lado artístico da fotografia. Além da rotina de atendimento aos clientes e marcas, ministro aulas e palestras em algumas instituições de ensino, bem como me dedico à produção de conteúdo em redes sociais. Recebo depoimentos bem significativos de outros profissionais que vêm evoluindo e mudando a realidade familiar, de vida e da própria carreira. Convido todos a conhecerem, inclusive. Essa troca toda, de poder ajudar, compartilhando conhecimento, aprendendo e ensinando é uma das coisas que mais me dá satisfação pessoal e profissional”, reforça.
Fotografia: Nero Pimentel
O fotógrafo iniciou em 2008, quando teve contato com a Publicidade através de produção de eventos. Teve passagem por agências de publicidade, grupos empresariais, setores internos de marketing e vendas, que somaram na bagagem profissional.
“Meu trabalho não resume a foto pela foto e sim ao objetivo. Por isso, na produção e criação, procuro focar em como o material produzido vai gerar negócios pro meu cliente. Afinal por mais bonito e bem construído que seja, a conta do cliente sempre precisa fechar”, enfatiza.
Os trabalhos de Nero Pimentel se destacam no segmento de fotografia publicitária, gastronomia e moda, cunhando seu estilo como contemporâneo e adaptativo, sempre atualizado com o que há de mais moderno, porém aberto ao que a realidade do mercado pede.
“Acredito que meu estilo se guia pelo meu olhar crítico. Um olhar de fotografia junto com design. Quando clico uma foto, já prevejo como ela vai ser usada e aplicada nas diferentes mídias que o cliente pretende. Já vejo como posso entregar pra encaixar melhor num futuro layout, numa plataforma específica, por conta do período que passei nas agências de publicidade. Tenho muito claro na cabeça que meu trabalho é matéria-prima do trabalho de alguém. Sou parte de um processo. Um fio condutor”, finaliza.
Campanha para ateliê em Paris. Fotografia: Nero Pimentel
Campanha para o Will Bank, com Whindersson Nunes. Fotografia: Nero Pimentel
Entre os trabalhos preferidos, Nero Pimentel destaca uma campanha de moda em Paris, na qual fotografou para um ateliê de vestidos de noiva pelas ruas da capital francesa, fugindo dos cartões e explorando a cidade com um olhar local do parisiense e campanha para um banco, estrelada por Whindersson Nunes.
Conheça mais em: neropimentel.com
A publicitária Camila Almeida atua como fotógrafa profissional desde 2012, realizando trabalhos para marcas, agências e veículos de comunicação. Começou na fotografia como Fotojornalista, no Jornal O Povo, onde trabalhou por 6 anos.
É especialista em retrato, que é o nicho da fotografia em retratar pessoas. Seja na publicidade ou no fotojornalismo, essa é a especialidade que une os seus trabalhos. Possui trabalhos publicados em veículos nacionais como Folha de SP, Revista Claudia, Istoé, Pública e VC SA Também atua no mercado audiovisual como Diretora de Fotografia em sua produtora audiovisual Estúdio voa .
“São 10 anos de carreira, mas entre os mais recentes e de maior visibilidade destaco três momentos: minha primeira capa de revista nacional, da revista Cláudia, acompanhando o cantor Silva em algumas das suas vindas a Fortaleza e ter sido câmera do projeto da Anitta , Ilhados com batidas”, ressalta.
Capa Revista Cláudia. Fotografia: Camila Almeida
Cantor khalil Goooch com seu violão dentro do mar. Fotografia: Camila Almeida
Projeto pessoal em Salvador (BA). Fotografia: Camila Almeida
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Rafa Eleutério fez intercâmbio em Belas Artes na Faculdade do Porto e está cursando, atualmente, a especialização da PUCRS em Inovação Digital, além de inúmeras formações em cursos livres de fotografia e audiovisual. É sócia da VOIR IMAGE , empresa de artes visuais que completa 10 anos em 2023.
Rafa começou fotografando o cenário da música autoral independente em Fortaleza. Depois, chegou a fazer estágios de curta duração no estúdio do JR Duran, em São Paulo, e no StudioH, no Rio de Janeiro. Também teve a experiência de atuar na área de fotojornalismo na redação do Diário do Nordeste entre 2011 e 2012, ganhando experiência em diferentes atuações dentro das pautas de um jornal. Apesar da vasta experiência, seu olhar sempre foi direcionado para a cultura e moda. Assim, em 2012, iniciou o projeto Take The Trend, ao lado de Paulinha Sampaio e Luisa Gontijo, aproveitando o boom dos blogs de moda e de look do dia.
“Explorávamos bastante nossas vertentes criativas dentro das áreas da moda. Hoje, com meu trabalho mais autoral, faço parte de um coletivo de mulheres fotógrafas, o Sol para Mulheres, bem como já participei de exposições coletivas tanto no Ceará, como em outros estados do Brasil e em Portugal. Além de trabalhar com imagem, atuo no setor administrativo e de marketing de duas empresas nas quais sou sócia: o Laboratório Prof. Eleutério e a VOIR IMAGE, empresa de artes visuais que toco ao lado do meu marido, Igor Dantas” , explica.
Fotografia: VOIR IMAGEM (Rafa Eleuterio)
Já são mais de 17 anos no segmento, ultrapassando a marca dos mil projetos. Babado Coletivo, Chiori, Lenita Negrão, Bikiny Society, Meio Tom, Leli Correia, Fredericas, Ahazando, Meia Sola, Lasso, Vicenza, Paula Torres, Água de Coco, Petite Jolie, Chilli Beans, Les Alis, Lucianna Rangel, Joiola, Candy , Say So, Miss Mano, Tânia Joias, Bayusha, Produção, Toli, Florinda, Cholet e Iprede são algumas das marcas que estão no portfólio da fotógrafa. Entre os trabalhos, Rafa destaca as viagens que realizou para registrar marcas cearenses ao redor do mundo.
Paulinha Sampaio por Rafa Eleutério. Fotografia: VOIR IMAGEM
“Fotografar marcas cearenses aqui e em outros lugares, que até então eram quase inacessíveis para as marcas de menor porte, me alegrava muitíssimo. Nessa empreitada, já fomos a Marrocos, Japão, Holanda, Paris, Chile, Espanha, entre outros. Mas também tenho muito carinho por trabalhos que envolvem cobertura de backstage, street style e retratos nas semanas de moda tanto no Brasil como em outros países (DFashion, SPFW, Minas Trend, NYFW, Paris Fashion Week)”, pontua.
Entre os trabalhos mais marcantes, Rafa destaca uma matéria para a Glamour Brasil em que assinou as imagens de Paulinha Sampaio, o prêmio Rio Mar Mulher e a campanha de 10 anos da marca cearense de lingeries Lasso. “Além disso, me emociono ao recordar as campanhas do projeto ‘Vai Maria’, do Iprede, que tem um importante papel social na nossa cidade”, ressalta.
Campanha para a Beetop por Rafa Eleutério. Fotografia: VOIR IMAGEM
O interesse pela fotografia surgiu da paixão pelo cinema. “Comecei experimentando as possibilidades das câmeras sozinhas em 2003 e já em 2004 fiz o primeiro curso na área. Logo na sequência, em 2006, já comecei a atuar profissionalmente como fotógrafa. Junto ao Igor Dantas, me especializei em fotografia de moda conceitual. Nos aventuramos em projetos pioneiros, como viagens internacionais para fotógrafos de marcas brasileiras em outros países e para produção de cursos e on-line de fotografia para comunicadores digitais”, conta um especialista.
Artur Henrique é formado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Já acumula quase 15 anos na área de eventos, trabalhando nos principais festivais e festas de Fortaleza e, atualmente, assina os projetos das produtoras 2Fun e 4You, além de ser o fotógrafo do shopping RioMar. Em sua trajetória, tem passagem pela revista Vós e já atuou como o fotógrafo oficial de casas de show como Órbita, Living, Austin Pub, Praiow, Orla Praia, Gandaia, Level, Complexo Armazém e Yall Club.
Também fotografou a banda Selvagens à Procura de Lei por muitos anos e é um dos fundadores da empresa Light Panic (sociedade que durou 9 anos). Entre suas maiores coberturas estão Fortal, Ceará Music, O maior Forró do Mundo, São João de Fortaleza e eventos para Prefeitura de Fortaleza. Skol, Coca-Cola, RedBull, Beefeater, Heineken, Monster,
Maior festa de piseiro e forró do Brasil. Fotografia: Artur Henrique
“Comecei fotografando atrações e público e, com o passar do tempo, comecei a gerar conteúdo para patrocinadores. Tenho foco em eventos, mas, especialmente por conta da pandemia, atuei bastante em fotos publicitárias, na área de gastronomia, e fiz vários trabalhos com arquitetos, produzindo fotos de ambiente”, conta o fotógrafo.
Natanzinho por Arthur Henrique
João Gomes por Arthur Henrique
Thiago Brito já é um dos maiores fotógrafos de moda do Brasil. Desde 2013 atua profissionalmente na área. Com formação em Publicidade pela Universidade Cruzeiro do Sul, já foi usuário sugerido do Instagram duas vezes e hoje tem clientes por todo o Brasil.
Campanha para Só Biquini Moda Praia. Fotografia: Thiago Brito
Campanha para Ziovara. Fotografia: Thiago Brito
Campanha para Homem do Sapato na França. Fotografia: Thiago Brito
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