Influência

Dia do Jornalista: profissionais compartilham a experiência de empreender no mercado da comunicação do Nordeste

Por Redação

07/04/2022 11h15

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 

Em busca de alternativas para superar os desafios e potencializar as oportunidades, jornalistas estão se reinventando e encontrando no empreendedorismo novos rumos para atuar no mercado. Cada vez mais, esses profissionais estão migrando dos grandes veículos de comunicação e encarando o desafio de empreender, seja pela necessidade de dar novos rumos à carreira ou para driblar a crise econômica que atingiu o Brasil nos últimos anos. 

 

Três em cada dez brasileiros adultos entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Em 10 anos, essa taxa de empreendedorismo saltou de 23%, para 34,5%. A cada ano, o número de profissionais da comunicação que resolvem iniciar o próprio negócio aumenta, mas esse não é apenas um movimento recente. 

 

Jornalistas já empreendem há muitos anos, e hoje o Nosso Meio reuniu profissionais que estão no mercado do empreendedorismo da comunicação do nordeste para compartilhar experiências e dividir histórias.

 

Conheça alguns dos jornalistas empreendedores do Nordeste:

 


“A comunicação foi o lugar onde eu pude conciliar os talentos e os dons que, ao longo do tempo, fui aprimorando. Empreender era a base inquieta que me faltava. Na maternidade, pude perceber a necessidade de exercê-la de uma forma mais próxima, mais presente e mais dinâmica sem precisar, necessariamente, dividir e me distanciar do meu trabalho. Há muita coisa precisando do nosso empenho nos dias de hoje e eu resolvi somar” 

Laura Bandeira, sócia-fundadora da Âncora Comunicação

 

 

 


“Sempre sonhei em ser jornalista, mas nunca imaginei que iria empreender na área. Vim de Sobral para cursar jornalismo e imaginei que iria trabalhar em TV. Estava trabalhando em um portal de notícias quando um amigo me pediu para ajudar na assessoria de imprensa da empresa de seus pais. E esse foi o start para a minha empresa que já está há quase 7 anos no mercado atuando com empresas privadas e vários políticos no Ceará, Brasilia e, agora, com expansão para São Paulo” 

Carol Vasconcelos, CEO da Carol Comunicação. 

 

 

 

 


“O grande desafio no mercado da comunicação é acompanhar a velocidade das transformações das ferramentas de comunicação e das mudanças das forma e nos formatos de consumir informação, existe uma necessidade permanente de atualização do empreendedor, um olhar criativo e visionário em constante evolução”

 Camilla Andrade, Sócia-fundadora da Impulsione Comunicação

 

 

 

 


“Eu comecei a empreender efetivamente, assim que tomei a decisão de deixar o emprego fixo de carteira assinada, CLT, em 2018. Desde 2016, já atuava no segmento da assessoria de comunicação corporativa, então, 2 anos depois, eu tomei a coragem que precisava para romper a primeira barreira: lidar com a remuneração variável de quem empreende. 
Diversifiquei minha prestação de serviço, busquei me especializar na consultoria de comunicação e no marketing digital, além de ter passado a me dedicar ainda mais à condução de eventos como mestre de cerimônia. Eu amo empreender e sinto que já o fazia antes mesmo de virar microempreendedora, pois empreender é realizar com propósito”

Dalva Rêgo, CEO da Unblock: Presença Digital

 


“Eu busquei planejar ao máximo minha carreira. Eu entendi que precisava me capacitar e buscar experiências que enriquecem o meu portfólio profissional. Estudei gestão empresarial, e entendi que empreender na área da comunicação precisa de uma expertise muito grande: Não basta ser um bom jornalista, é necessário ser bom gestor, administrador e líder. Estou há 10 anos como empresária, e minha maior motivação foi buscar entender as dores do empreendedor, até para conseguir entender o que meu cliente necessitava”

Mônika Vieira, Idealizadora da Inspira! Comunicação

 

 


“Começar a empreender não é uma tarefa simples porque o empreendedorismo exige um processo de médio prazo de maturação do negócio, com apenas investimento de tempo e dinheiro até que a empresa comece a dar realmente retorno financeiro. No meu caso, quando comecei, eu já possuía experiência em redação e assessoria de imprensa. Juntamente a isso, me associei à época a uma amiga jornalista, Poliana Ramalho, com atuação também em redação e assessoria, e que tinha a mesma intenção de empreender. Essa combinação foi muito positiva para me dar segurança. O mercado é para todos. Tem espaço para todo mundo” 

Lucílio Lessa, CEO da Cenários Comunicação. 

 

 


“O meu ‘empreender’ teve tudo a ver com parceria e sociedade, muito motivado por esse entrelace entre mim e o Lucílio. Juntos, conseguimos dar esse passo ousado, um sendo apoio do outro em decisões e no trabalho. Então, ‘empreender’ foi algo bastante facilitado por esse encontro e se desenrolou de uma forma muito interessante, pois iniciamos juntos e permanecemos parceiros.O interessante é que mesmo cada um hoje possuindo a sua empresa, somos parceiros em alguns clientes e inclusive indicamos clientes um para o outro, bem como tiramos dúvidas um do outro e de outros amigos que começam a empreender. ” 

Poliana Ramalho, CEO da GiraSol Assessoria. 

 

 

 

“Nosso maior medo é saber se ‘vai dar certo’. Ainda em 2010, quando iniciamos nosso negócio, empreender era um grande desafio dentro da área da comunicação, sobretudo para as mulheres. Precisávamos construir uma responsabilidade ainda maior para com nossos clientes, jornalistas e colaboradores. Hoje, celebramos 12 anos da nossa Capuchino, em uma trajetória árdua, mas de muitas conquistas, que só nos deixam felizes pela decisão que tomamos lá atrás.”

Karla Rodrigues e Renata Benevides, sócias da Capuchino Comunicação.

 

 

‘Jornalista em Pauta’ é a nova temporada do Nosso Meio Cast

 

Com 5 episódios, a nova temporada do Nosso Meio Cast vai ser lançada na próxima quinta-feira, dia 7, o dia do jornalista. Inspirados por essa data, a terceira temporada coloca o Jornalista em Pauta no Nosso Meio Cast e foi pensada para colocar as histórias e a atuação do jornalista em primeiro lugar. Dando voz a esses profissionais que diariamente movimentam o universo da comunicação cearense.

 

Com a mediação da jornalista do Nosso Meio, Gabriela Veras, cada episódio, publicado às quintas-feiras, recebe convidados diferentes na mesa debatendo sobre os temas que cercam o jornalista da atualidade. Os participantes irão debater sobre temas que envolvem as reinvenções dos jornalistas e as grandes coberturas jornalísticas. Além disso, vamos contar as histórias por trás dos grandes prêmios do jornalismo, falar sobre a digitalização da profissão e conversar com quem dirige o jornalismo cearense.

 

O Nosso Meio Cast está disponível em diversas plataformas de áudio, como Spotify, Google, Apple, Deezer, Soundbox e Amazon. A distribuição do produto é realizada pela Cisneros Interactive, empresa líder em publicidade digital da América Latina e nos Estados Unidos.