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Dia do Nordestino: Confira algumas campanhas de marcas que exaltam o nordeste

Por Victor Campos

08/10/2024 16h48

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Hoje (08/10) é celebrado o dia do nordestino e diversas marcas criaram campanhas onde trazem o nordestino em evidência, exaltando a culturalidade e diversidade do povo da região, confira as campanhas:

Brisanet:

A Brisanet, exalta o Dia do Nordestino em campanha publicitária veiculada nas redes sociais com o tema “Nordestinos de coração”. O filme da campanha destaca a conexão única dos nordestinos com a sua terra e com aqueles que adotaram a região como lar. O Dia do Nordestino, celebrado em 8 de outubro, é também a data do aniversário da Brisanet, que completa 26 anos de atuação. 

Betânia:

A Betânia, empresa com raízes no semiárido nordestino, lança a campanha “Coragem que vem das nossas raízes”. A ação exalta a força, a fé e a coragem do povo nordestino, características que marcam a trajetória de superação da região e são parte essencial da identidade da marca.

A campanha tem como embaixadora Cleane Sampaio, apresentadora do programa “Todo Mundo Ama”, exibido pela TV Jangadeiro. Cleane personifica a “nordestinidade” em sua vida e carreira, encantando o público com seu carisma e autenticidade. Sua conexão genuína com a cultura nordestina reflete o espírito da campanha, reforçando o orgulho regional e a resiliência do povo.

O conteúdo da campanha será veiculado totalmente no meio digital, com vídeo institucional e uma série de reels colaborativos nas redes sociais. “Coragem que vem das nossas raízes” leva uma mensagem vibrante e poética, destacando a herança nordestina da Betânia e o valor da perseverança. A peça central é o poema “Coragem que vem das nossas raízes”, escrito pela equipe de marketing da marca, que homenageia a força que emana do sertão e o orgulho de ser nordestino:

Assaí:

O Assaí vai promover a Semana do Nordestino, entre os dias (07/10) e (10/10). Com o mote “Somos feitos de Nordeste”, a campanha destaca a diversidade cultural e a importância da região para o atacadista, reforçando sua estratégia de regionalização.

Toda a comunicação tem a participação do renomado poeta e cordelista nordestino, Bráulio Bessa, que ainda narra um vídeo com o manifesto, criado pelo Assaí, em celebração à data. A campanha também contempla spots de rádio, ofertas de produtos locais, além de KV e sacolas retornáveis personalizadas com estampas de pontos turísticos de cada estado:

  • Ceará (CE) – Garrafinhas de Areia
  • Maranhão (MA) – Centro Histórico
  • Alagoas (AL) – Farol de Ponta Verde
  • Paraíba (PB) – Farol do Cabo Branco
  • Rio Grande do Norte (RN) – Forte dos Reis Magos
  • Pernambuco (PE) – Sombrinha de Frevo
  • Bahia (BA) – Elevador Lacerda
  • Sergipe (SE) – Caju
  • Piauí (PI) – Ponte Estaiada João Isidoro

Boticário:

O Boticário lança campanha especial para celebrar o Dia do Nordestino. Desde 2018, a marca celebra a data de um jeito especial e, este ano, com o tema “Um Xêro, só no Nordeste!” a campanha apresenta uma homenagem, exaltando a maneira única como o povo nordestino se expressa.

A campanha, que terá uma presença forte nas redes sociais, dá voz a influenciadores representando os nove estados Nordestinos, que irão compartilhar histórias de afeto, saudade e orgulho – tudo aquilo que faz do “um xêro” um gesto tão simbólico. Os depoimentos reforçam a riqueza cultural da região e mostram que, para o Boticário, o Nordeste representa um lar repleto de boas histórias a partir de essências especiais.

São Geraldo:

Dançar forró, dar nó em rede de dormir e saber as expressões originais do Nordeste do Brasil. Esses foram alguns dos desafios propostos pelos “correspondentes São Geraldo”, Talita Costa e Luiz Victor Torres, aos conterrâneos abordados na Avenida Paulista. O novo vídeo foi pensado em homenagem ao Dia do Nordestino, e está disponível nas redes sociais da marca.

A produção e elaboração do conteúdo foi assinado pela agência Temprano. O conceito da campanha é “Nordestino-Raiz. Sou nordestino e posso provar”.

“O objetivo é parabenizar os nordestinos e associar a marca a elementos culturais e afetivos da região, testando o grau de ‘nordestinidade’ das pessoas por meio de questões que envolvem conhecimento e habilidades”, detalha a equipe da Temprano.

Segundo a agência, levar a São Geraldo, através de uma ação de live marketing, para o coração do Brasil, a Avenida Paulista, é “dar um peso nacional à proposta criativa, visto que São Paulo é um estado que acolhe todos, principalmente, nordestinos”.

A campanha está disponível ainda na TV aberta, em Fortaleza e no Cariri, pela TV Verdes Mares.