Hoje (08/10) é celebrado o dia do nordestino e diversas marcas criaram campanhas onde trazem o nordestino em evidência, exaltando a culturalidade e diversidade do povo da região, confira as campanhas:
Brisanet:
A Brisanet, exalta o Dia do Nordestino em campanha publicitária veiculada nas redes sociais com o tema “Nordestinos de coração”. O filme da campanha destaca a conexão única dos nordestinos com a sua terra e com aqueles que adotaram a região como lar. O Dia do Nordestino, celebrado em 8 de outubro, é também a data do aniversário da Brisanet, que completa 26 anos de atuação.
Betânia:
A Betânia, empresa com raízes no semiárido nordestino, lança a campanha “Coragem que vem das nossas raízes”. A ação exalta a força, a fé e a coragem do povo nordestino, características que marcam a trajetória de superação da região e são parte essencial da identidade da marca.
A campanha tem como embaixadora Cleane Sampaio, apresentadora do programa “Todo Mundo Ama”, exibido pela TV Jangadeiro. Cleane personifica a “nordestinidade” em sua vida e carreira, encantando o público com seu carisma e autenticidade. Sua conexão genuína com a cultura nordestina reflete o espírito da campanha, reforçando o orgulho regional e a resiliência do povo.
O conteúdo da campanha será veiculado totalmente no meio digital, com vídeo institucional e uma série de reels colaborativos nas redes sociais. “Coragem que vem das nossas raízes” leva uma mensagem vibrante e poética, destacando a herança nordestina da Betânia e o valor da perseverança. A peça central é o poema “Coragem que vem das nossas raízes”, escrito pela equipe de marketing da marca, que homenageia a força que emana do sertão e o orgulho de ser nordestino:
Assaí:
O Assaí vai promover a Semana do Nordestino, entre os dias (07/10) e (10/10). Com o mote “Somos feitos de Nordeste”, a campanha destaca a diversidade cultural e a importância da região para o atacadista, reforçando sua estratégia de regionalização.
Toda a comunicação tem a participação do renomado poeta e cordelista nordestino, Bráulio Bessa, que ainda narra um vídeo com o manifesto, criado pelo Assaí, em celebração à data. A campanha também contempla spots de rádio, ofertas de produtos locais, além de KV e sacolas retornáveis personalizadas com estampas de pontos turísticos de cada estado:
- Ceará (CE) – Garrafinhas de Areia
- Maranhão (MA) – Centro Histórico
- Alagoas (AL) – Farol de Ponta Verde
- Paraíba (PB) – Farol do Cabo Branco
- Rio Grande do Norte (RN) – Forte dos Reis Magos
- Pernambuco (PE) – Sombrinha de Frevo
- Bahia (BA) – Elevador Lacerda
- Sergipe (SE) – Caju
- Piauí (PI) – Ponte Estaiada João Isidoro
Boticário:
O Boticário lança campanha especial para celebrar o Dia do Nordestino. Desde 2018, a marca celebra a data de um jeito especial e, este ano, com o tema “Um Xêro, só no Nordeste!” a campanha apresenta uma homenagem, exaltando a maneira única como o povo nordestino se expressa.
A campanha, que terá uma presença forte nas redes sociais, dá voz a influenciadores representando os nove estados Nordestinos, que irão compartilhar histórias de afeto, saudade e orgulho – tudo aquilo que faz do “um xêro” um gesto tão simbólico. Os depoimentos reforçam a riqueza cultural da região e mostram que, para o Boticário, o Nordeste representa um lar repleto de boas histórias a partir de essências especiais.
São Geraldo:
Dançar forró, dar nó em rede de dormir e saber as expressões originais do Nordeste do Brasil. Esses foram alguns dos desafios propostos pelos “correspondentes São Geraldo”, Talita Costa e Luiz Victor Torres, aos conterrâneos abordados na Avenida Paulista. O novo vídeo foi pensado em homenagem ao Dia do Nordestino, e está disponível nas redes sociais da marca.
A produção e elaboração do conteúdo foi assinado pela agência Temprano. O conceito da campanha é “Nordestino-Raiz. Sou nordestino e posso provar”.
“O objetivo é parabenizar os nordestinos e associar a marca a elementos culturais e afetivos da região, testando o grau de ‘nordestinidade’ das pessoas por meio de questões que envolvem conhecimento e habilidades”, detalha a equipe da Temprano.
Segundo a agência, levar a São Geraldo, através de uma ação de live marketing, para o coração do Brasil, a Avenida Paulista, é “dar um peso nacional à proposta criativa, visto que São Paulo é um estado que acolhe todos, principalmente, nordestinos”.
A campanha está disponível ainda na TV aberta, em Fortaleza e no Cariri, pela TV Verdes Mares.