Artigos

Dia do Orgulho LGBTQIAPN+: a importância da diversidade nas empresas

Por Redação

27/06/2023 09h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

No dia 28 de junho, celebramos o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, uma data que nos convida a refletir sobre a importância da diversidade em todas as esferas da sociedade, especialmente nas empresas. Esse tema tem ganhado cada vez mais destaque no ambiente corporativo e embasado a realização de diversas pesquisas, que mostram o potencial transformador da inclusão no mercado de trabalho.

A diversidade nas empresas não deve ser vista como uma questão de cota, mas sim como um ativo estratégico. Estudos demonstram consistentemente que organizações com equipes diversas têm melhores resultados, maior capacidade de inovação e maior resiliência diante de desafios. Empresas que abraçam a diversidade são capazes de atrair e reter talentos excepcionais, pois proporcionam um ambiente inclusivo onde todos podem expressar sua autenticidade e contribuir com suas perspectivas únicas.

Segundo um relatório do McKinsey & Company, empresas com diversidade de gênero em seus times executivos têm 21% mais chances de obter retornos financeiros acima da média. Outra pesquisa, realizada pela Deloitte, revelou que 83% dos executivos consideram a diversidade um fator importante para o sucesso da organização. 

A Comunicação Interna permeia toda a jornada do colaborador; do primeiro ao último dia de trabalho a comunicação está presente. Um dos papéis da Comunicação Interna é dar concretude à cultura corporativa, justamente onde a diversidade precisa estar. As empresas que cuidam da diversidade tem nela um valor que precisa ser vivido, visto e comunicado.

Por isso, é fundamental que a Comunicação Interna sustente essa prática e conduza iniciativas contra a discriminação por orientação sexual no trabalho. Para ter uma ideia, 47% dos respondentes do Relatório Orgulho LGBTQIA+ da Opinion Box acreditam que ficariam mais confortáveis trabalhando em uma empresa com políticas antidiscriminação no local de trabalho. 

Esse dado é importante porque reflete a relevância de programas que fomentam essa discussão. Fortalecendo o combate à discriminação nas empresas, a Comunicação Interna integra os profissionais e abre espaço para que eles contribuam efetivamente para o desenvolvimento do negócio. Desde o ‘momento zero’ de um programa de diversidade, a Comunicação Interna pode contribuir de forma efetiva. Além de desenvolver esse projeto, ela é o que dá todo suporte para manter o tema vivo na empresa, tornando-o realmente parte do cotidiano das pessoas colaboradoras.

No LinkedIn, encontramos inúmeros relatos de pessoas que compartilham suas experiências sobre a importância da diversidade nas empresas. Essas histórias reforçam como um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor potencializa a criatividade, a colaboração e a produtividade. Colaboradores LGBTQIAP+ que se sentem valorizados e respeitados conseguem entregar melhores resultados.

É preciso estar confortável para ser quem se é dentro de uma empresa, do contrário não há engajamento completo, tampouco produtividade em carga máxima. A população LGBT+ carrega receios que alcançam a vida profissional, impedindo a livre manifestação de ideias quando há sinais de que o ambiente de trabalho não é inclusivo. Demonstrar abertura por meio de atitudes, e não só frases feitas, é fundamental para que empresa e colaborador extraiam o melhor da relação de trabalho

Sem uma Comunicação Interna forte e consistente, apoiada nas estratégias de RH, nenhum tipo de orgulho consegue ser plenamente vivenciado nas organizações. Além de ajudar a construir uma sociedade mais acolhedora e justa, a implementação de projetos que visem à diversidade e à inclusão também despertam o potencial dos colaboradores e, com isso, impulsionam a prosperidade das empresas. 

Eder Gonçalves

Coordenador do Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão e head de marketing e conteúdo da Dialog.