Influência

Dia do orgulho nerd: entenda a força do público Geek no mercado de consumo

Por Redação

25/05/2023 17h04

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Jogos, filmes, quadrinhos, franquias, tecnologia e ficção científica: são esses os principais elementos que regem a cultura geek ao redor do mundo, e, embora há décadas ser considerado nerd não fosse algo muito apreciado pela sociedade, há de se concordar que, nos dias atuais, esse universo e a sua comunidade extremamente unificada possuem uma força inigualável que segue crescendo de forma desenfreada no mundo pop.

Tamanho é o poder desse grupo que, em 2006, foi criado oficialmente o Dia Mundial do Orgulho Nerd. A data, comemorada no dia 25 de maio, nasceu a partir de dois fatores: o primeiro é o lançamento de “Star Wars: Uma Nova Esperança”, que ocorreu em maio de 1977; já o segundo está relacionado à morte do autor Douglas Adam, responsável por escrever o clássico “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, que morreu em 11 de maio de 2001.

O termo “geek” (pronunciado “guiqui”) surgiu para identificar pessoas apaixonadas por tecnologia, computadores e internet. Porém, nos dias de hoje, a palavra também serve para identificar os fãs de quadrinhos, filmes de super-heróis, games e outras atividades ligadas à cultura pop.

O divisor de águas para a cultura geek foi a popularização da internet doméstica. O mundo digital conectou todas essas pessoas. Com essa valiosa ferramenta, fãs de todos os assuntos possíveis encontraram grande facilidade de mobilização, seja para eventos ou encontros.

Isso fez a cultura Geek se consolidar no mercado mainstream. Como resultado disso, o mercado para produtos voltados para esse público explodiu no mundo inteiro. 

O publicitário Erasmo Neto mostra um exemplo de como a cultura geek está consolidada no mercado. Trabalhando em uma agência de publicidade, e sendo um geek de carteirinha, ele garante que usa suas referências do mundo nerd nas estratégias com os clientes da agência. 

“O mercado se molda por causa do mundo e se teve algo que mudou muito nos últimos 20 anos foi o mundo. O universo geek/nerd saiu da bolha específica e se tornou uma febre mundial, então usar referências desse universo no trabalho é quase que como uma obrigação para mim”, afirma.  

Com o amplo crescimento dos bens culturais do mercado geek, as empresas precisam entender mais sobre essas pessoas e expandir seus negócios para esse nicho. De acordo com a pesquisa Geek Power 2021, da empresa Omelete Company, esse público é muito diverso.  A maioria deles, mantém um consumo ativo de produtos como séries e jogos. 

Segundo o levantamento, 84% do público geek acessa conteúdos da cultura pop todos os dias. E 95% dos entrevistados lêem 2 livros ou HQs por mês. Além disso, ​​65% jogam games frequentemente. Em relação aos gostos desse público geek, 47% acompanha anime, e Naruto e One Piece são os principais personagens. Já o estilo de música favorito deles é o rock. 

Conquistando um espaço notório não apenas na indústria do entretenimento, os geeks também vem crescendo de forma significativa no mercado de consumo. As marcas devem estar sempre atentas às demandas desse público para um crescimento rentável. Os fãs da cultura nerd são muito leais e engajados. 

O jornalista João Pedro Mendonça é um desses. Fã de filmes de super heróis e videogames, ele admite que muitas vezes adquire produtos só por terem alguma relação com seus filmes preferidos. 

“Recentemente eu fui ao Burguer King, por conta da parceria feita com a Sony pro filme do ‘Homem Aranha através do aranhaverso’. Às vezes não precisa nem ser algo relacionado ao meio diretamente, basta aparecer no filme ou no jogo que eu já pesquiso pra ver quanto custa. Muitas vezes é um tênis ou uma música que toca na trilha sonora da produção, além de também adquirir camisas desse meio”, afirma. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Rakuten Digital Commerce, em 2019, o público geek tende a gastar 40% a mais do que a média nacional. O estudo também mostrou que, de modo geral, o ticket médio de compras pelos geeks é de R$ 548, enquanto a média nacional é R$ 329. Ou seja, é um público que tende a comprar mais, o que traz uma boa segurança em termos de investimento em um negócio do mercado geek.

Dessa forma, assim como nos anos anteriores, o ano de 2023 também promete ser bem positivo para o mercado nerd. De acordo com a  NewZoo, uma das maiores empresas de dados do universo gamer,  cerca de US$ 200 bilhões serão direcionados ao mercado nerd, principalmente na indústria de jogos, ainda em 2023, provando que esse setor só cresce.

O jornalista Gustavo Queiroz também é outro geek assumido. Ele garante que não economiza na hora de personalizar seu kit gamer. 

“Todo o setup do meu computador é personalizado, desde a memória RAM até o headset, que traz almofadas em tecido para mais conforto e longevidade na usabilidade”, comenta. 

O crescimento do mercado geek no Brasil é inevitável. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor cresceu 7% no país em 2018, somando R$160 milhões. Dados mais atuais revelam que, hoje, ele cresce entre 5% e 10% ao ano.

Mundialmente, a expansão da indústria nerd não fica atrás. Segundo um levantamento da Brandar Consulting, feito sob solicitação da Licensing International, ela faturou cerca de US$ 300 bilhões em 2021.