Empresas e organizações que antes tinham seus lucros centralizados no atendimento presencial e nas mídias off-line, na pandemia, tiveram que rever as suas atuações para se adaptarem ao não tão “novo normal”. Ou seja, ao universo digital, lugar esse em que o isolamento social não se faz necessário. Nesse cenário, as empresas que se recuperaram melhor foram as que apostaram na criatividade, dinamismo e competência do profissional de Marketing, que hoje comemora o seu dia.
Comemorado anualmente, o dia 8 de maio é destinado ao profissional de Marketing e celebra os profissionais responsáveis por criar e vender ideias, projetos e estratégias que ajudam a movimentar e melhorar a competitividade das empresas e profissionais no mercado. Os profissionais de marketing elaboram planos, dominam tendências digitais e conhecem todo comportamento do consumidor. Para celebrar a data, o Nosso Meio separou 7 opções de podcast de marketing. Confira:
Código aberto
Nesse podcast grandes nomes do mercado da comunicação nacional são entrevistados e compartilham seu conhecimento e experiência frente às mudanças que a tecnologia se encarrega de colocar. Um dos episódios mais elogiados é o oitavo com Marcelo Salgado, gerente de Redes Sociais do Bradesco. No episódio ele compartilha a sua visão sobre o valor da comunicação em rede e como as marcas devem buscar se relacionar nelas.
Jogos de Damas
O jogo de damas propõe reflexões sobre marketing e comunicação a partir de uma perspectiva feminina. No podcast são abordadas curiosidades sobre o mercado, trajetórias profissionais e como esses grandes nomes do mercado conciliam e relacionam os acontecimentos da vida pessoal com o seu trabalho. Assuntos como gravidez, hobbies e questões sociais recebem voz e são colocados em relação ao marketing e a inovação. Atualmente, o podcast não está mais sendo produzido, mas é possível encontrar os episódios disponíveis no Spotify.
De cabeça: Marketing Digital
Para quem procura um conteúdo mais voltado a inovação e ao empreendedorismo, neste podcast possui tendências e práticas consolidadas colocadas em discussão. Entre o conteúdo, são feitas reflexões sobre o podcast e a entrada de grandes players do mercado (como o Grupo Globo) em 2019. A utilização do podcast como estratégia de marketing digital também é discutida aqui. É um conteúdo indicado para quem quer estar por dentro no mercado.
Braincast
Nele são discutidas as transformações do mercado da comunicação e como ele está sendo moldado através de mudanças sociais impulsionadas pela cultura digital. É discutido inovação, criatividade e tecnologia tendo a comunicação como um ponto de partida ou de referência. Com seis pessoas na mesa, vários pontos de vista e referenciais são trazidos ao debate sobre os temas em pauta.
Show me the ROI
Podcast produzido pela Resultados Digitais. São discutidos temas para agências e setores de marketing digital, como reduzir o turnover, processos de gestão, técnicas de vendas e planejamento para setores de atendimento. Vale a pena acompanhar esse conteúdo para, de forma muito prática, aplicar ou revisar conceitos e práticas que você aplica em seu trabalho.
Cast for Closers
O Cast for Closers é mais direcionado para profissionais que trabalham com inside sales. Cada episódio apresenta um nome do mercado como convidado, assuntos pertinentes a área como técnicas de vendas, lições sobre liderança, produtividade e como enviar o Lead certo para o time comercial são apresentados. O conteúdo é voltado para quem deseja entender o processo de vendas e como se relaciona com o marketing.
Marketing School
Eric Siu e Sujan Neil Patel apresentam o podcast onde contam as suas experiências profissionais e técnicas de SEO e conversão. Este podcast é em inglês, indicado para quem quer estar por dentro de técnicas incríveis de atração de tráfego orgânico e conversão e ao mesmo tempo treinar inglês.