Com mais de 22 anos no marketing, Helaine conta o início da sua história na Fortes Tecnologia
Helaine Tahim é especialista na cadeia de geração de receita, atuando nas áreas de Marketing, Pré-vendas e Sucesso do Cliente (CS e CX). A executiva é apaixonada por liderar o desenvolvimento de equipes de alto desempenho com foco na construção de marcas fortes e representativas.
Comprometida em transformar estratégias em resultados sólidos, sustentáveis e duradouros, Helaine viu na cultura da Fortes Tecnologia a oportunidade de retornar a um cargo executivo.
Presente na marca durante evoluções e transformações no setor de Marketing, Helaine Tahim entrou a princípio para liderar o olhar para o avanço nacional com foco no segmento B2B. Atualmente, a executiva é Head de Marketing na Fortes Tecnologia, sendo responsável pela gestão completa do marketing.
“Minha experiência é voltada para gerar impacto real e positivo, criando soluções inovadoras e orientadas para o cliente. Estou sempre em busca de novos desafios para impulsionar o crescimento e o sucesso de negócios”, introduz a executiva.
Confira a entrevista completa:
Nosso Meio: Como iniciou sua trajetória na Fortes Tecnologia?
Helaine Tahim: Minha trajetória na Fortes Tecnologia começou por meio de uma indicação. Na época, eu atuava como consultora de Marketing e Sucesso do Cliente, em um período sabático fora de cargos executivos. Durante esse tempo, algumas empresas me procuraram, e o convite da Fortes para uma conversa me chamou atenção pelo forte alinhamento cultural.
O “match” foi imediato, e ingressei na empresa para liderar o time de marketing de atração nacional, com foco no segmento B2B e soluções para RH, Departamento Pessoal e Financeiro. Com o avanço dos projetos e a consolidação dos resultados, fui assumindo novas responsabilidades, como a área de pré-vendas. Hoje, sou responsável pela gestão completa do Marketing da Fortes Tecnologia, liderando todas as frentes de marketing e pré-venda da companhia.
NM: Como a marca evoluiu sua comunicação ao longo do tempo?
HT: A comunicação da Fortes Tecnologia evoluiu ao longo dos anos, acompanhando as transformações do mercado e da própria empresa. O que antes era uma marca tradicionalmente associada a soluções contábeis e trabalhistas, com foco técnico voltado ao cumprimento de obrigações legais, hoje assume uma nova postura no mercado.
Em 2023 passamos a ter o eixo de apresentar a empresa de forma integral e como ajudamos as empresas a crescerem automatizando seus processos de gestão de pessoas. O foco se voltou para temas como jornada do colaborador, cultura de dados, integração entre áreas estratégicas: RH, DP, Financeiro, agilidade, produtividade e inovação. Essa mudança também se refletiu no tom de voz da marca — mais humanizado, direto e visualmente limpo — com forte presença em vídeos, webinars, eventos digitais e presenciais.
A partir de 2024, a Fortes Tecnologia reforça seu posicionamento como um verdadeiro ecossistema para empresas, indo além do papel de fornecedora de sistemas. A marca se apresenta hoje como uma parceira estratégica para organizações que buscam transformar suas operações com apoio da tecnologia.
NM: Qual o principal desafio ao pensar o marketing da Fortes Tecnologia?
HT: O principal desafio ao estruturar o marketing da Fortes Tecnologia está em equilibrar a comunicação técnica dos produtos com uma abordagem estratégica e humanizada. É essencial traduzir funcionalidades complexas em mensagens claras, que conectem a marca às dores reais dos clientes e evidencie seu papel como uma plataforma integrada de soluções para empresas.
Estamos vivendo uma fase importante de reposicionamento: de uma empresa de software para um ecossistema tecnológico completo. Essa transição demanda uma mudança na percepção de mercado, que só se consolida por meio de uma narrativa consistente, presença estratégica nos canais certos e uma entrega de marca que reflita essa evolução.
Mais do que gerar leads, o marketing atua como motor de crescimento, com estratégias orientadas por dados, integração de funil com as áreas de pré-venda, vendas e sucesso do cliente, e foco total em resultados.
NM: Qual o papel das redes sociais no marketing da Fortes Tecnologia?
HT: As redes sociais ocupam um papel estratégico no marketing da Fortes Tecnologia, funcionando como um dos principais canais de conexão com o mercado. Elas vão muito além da função institucional ou promocional; são ferramentas fundamentais para posicionar a marca, gerar valor por meio de conteúdo relevante e construir relacionamento com diferentes públicos.
Recentemente, passamos por um processo profundo de revisão e integração da nossa comunicação, trazendo mais unidade à identidade visual, alinhamento com os arquétipos de marca e reforçando atributos como tecnologia, modernidade e proximidade. Esse trabalho foi conduzido ao longo de seis meses, com o objetivo de fortalecer nosso novo posicionamento: apresentar a Fortes Tecnologia como um ecossistema tecnológico completo para empresas.
Essa nova abordagem nos permitiu traduzir temas muitas vezes complexos como: legislação, automação de processos e cultura de dados, em mensagens claras, acessíveis e conectadas à realidade dos nossos clientes.
NM: Quais ações dentro da Fortes Tecnologia foram mais marcantes para você?
HT: Estou a 3 anos na Fortes Tecnologia e na minha trajetória tive a oportunidade de liderar movimentos que foram verdadeiros marcos nessa jornada como gestora; tanto pelo impacto nos resultados da empresa quanto pelo desenvolvimento do time.
Um primeiro movimento relevante foi a reestruturação e expansão da equipe de marketing e pré-venda, unificando áreas que antes atuavam de forma separada. Trabalhamos a integração de estratégias de inbound, conteúdo, mídia paga, performance e inteligência comercial, sempre com foco na jornada do cliente e na geração de receita. Isso nos permitiu acelerar resultados, aumentar a previsibilidade comercial e melhorar a entrega de valor para a empresa.
Também destaco o fortalecimento da cultura de experimentação e dados, algo que sempre incentivo fortemente. Decisões sempre orientadas por indicadores e testes rápidos, projetos com MVP (Minimum Viable Product) significa Produto Mínimo Viável, trazendo mais agilidade e segurança às ações.
Outra estratégia marcante é esse movimento de reposicionamento da marca, um projeto que começamos recentemente, e estamos com diversas frentes de ações em andamento com o objetivo de alinhar identidade, discurso e propósito. Redefinimos o posicionamento da Fortes Tecnologia como ecossistema tecnológico completo para empresas, e estamos ajustando os nossos canais de comunicação para refletirem com clareza essa nova fase. Ver a equipe engajada nesse processo, e começar a ver o mercado respondendo positivamente é extremamente gratificante.
Mais do que estratégias, projetos e ações específicas, o que realmente me marca nesse período na Fortes Tecnologia, é ver o desenvolvimento das pessoas e o crescimento do time. Acredito que liderar vai além de entregar números, é sobre formar líderes, criar ambientes colaborativos e gerar impacto sustentável no negócio.
NM: Qual você acha que será a principal mudança no marketing do futuro?
HT: Na minha visão, a principal mudança no marketing do futuro será a transição de um modelo focado em campanhas pontuais para um modelo centrado em jornadas contínuas, personalizadas e orientadas por dados, impulsionado por inteligência artificial, mas também por propósito real.
Vejo a IA já transformando a forma como criamos, segmentamos e otimizamos conteúdo. Mas acredito fortemente que o diferencial continuará sendo humano. As marcas que conseguirem de fato entender as dores, desejos e comportamentos dos seus públicos serão as que mais vão se destacar. O grande desafio será combinar tecnologia com empatia e autenticidade.
Outro ponto importante é que o marketing será cada vez mais avaliado pelo impacto nos resultados de negócio. O marketing, orquestrador da experiência do cliente, acompanhando e entregando valor em todas as etapas da jornada, da atração à retenção. O foco é contribuir com crescimento sustentável, geração de valor e performance real.
Para mim, o marketing do futuro será mais integrado, mais inteligente e, ao mesmo tempo, mais humano. Marcas que souberem construir narrativas relevantes, guiadas por dados e conectadas a um propósito verdadeiro, certamente estarão um passo à frente.