Inovação

Dia do radialista: a paixão por fazer rádio move radialistas inspiradas pelas singularidades do veículo

Por Redação

07/11/2022 14h57

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Escutado por 83% da população, o rádio segue atraindo a atenção dos brasileiros e cada ouvinte dedica mais de três horas do dia para o veículo

 

Você já parou para pensar como o rádio ainda existe em meio a tanta mídia? Com 100 anos de existência no Brasil, o veículo continua sendo prioridade de consumo para 83% da população. Em um século, o veículo passou por transformações, mas sua essência segue sendo a mesma, uma voz emissora e um receptor atento. Essas vozes são de radialistas apaixonados que se dedicam em manter o rádio vivo e pulsante nos ouvidos dos brasileiros. Para homenagear esses profissionais foi escolhido o dia 7 de novembro – data de nascimento do cantor, músico e radialista, Ary Barroso.

 

Segundo a pesquisa Inside Radio 2022 da Kantar Ibope Media, 56% dos ouvintes de rádio confiam no meio para se manterem informados. Sobre isso, a professora de radiojornalismo da Universidade de Fortaleza, Katia Patrocínio, conta que o rádio permanece com alta audiência por suas singularidades.

 

“Sempre que surgia outro meio de comunicação surgia a história que era o fim do rádio. Mas, nunca aconteceu isso, nem com a chegada da televisão, nem com a chegada da internet. Pelo contrário, o rádio sempre teve seu espaço garantido. Isso porque o rádio trabalha com a questão da rapidez, do imediatismo, da instantaneidade e facilidade de escuta. Isso faz com que o rádio tenha o lugar garantido na sociedade de hoje, que é uma sociedade muito acelerada”, pontua a professora.

 

O estudo da Kantar Ibope Media ainda revelou que 43% das pessoas escutam rádio para ter companhia. E são as companhias da radialista Daniella de Lavôr, voz no comando do Bom dia Nordeste ao lado de João Barros, que revelam como esse meio de comunicação carrega a capacidade infinita de alcançar diversos públicos.

 

“Tenho ouvintes em alto mar! Pescadores que levam a gente na embarcação… tenho ouvintes nas pedreiras em Quixadá. Tem a Aninha, da Caucaia, que escuta enquanto organiza o café da manhã e o almoço. Tem o Carlão que é motorista de ônibus na cidade. Tem a Telian, na Barra do Ceará, que só sai pra comprar o pão quando escuta nosso “bom dia”… tem a Shandynha, em Massachusetts, nos Estados Unidos, que se atualiza do Ceará pelo rádio – ouvindo pela internet! Tem até quem vai caminhar e leva a gente no bolso. Não existe limite pro rádio e isso é apaixonante!”, conta Daniella de Lâvor.

 

Magnolia Paiva, locutora da Rádio FM Assembleia, ainda complementa como a essa relação com o público é o segredo para a perpetuidade desse veículo. 

 

“O rádio se torna um companheiro das pessoas. A gente que trabalha em rádio, tem ouvinte que é acostumado a ouvir os locutores, parece até que pertencemos a família deles. Então rádio é isso…tem um encanto, tem uma paixão. O rádio estimula a imaginação das pessoas. É por isso que ele persiste mesmo após 100 anos da primeira transmissão”, pontua.

 

 

Essa relação de intimidade entre o radialista e o ouvinte é explicada pelo meio, o rádio. Daniella Lavôr conclui que o grande segredo da boa relação do emissor com o receptor está no veículo que permite uma maior aproximação.

 

“O rádio é o veículo que mais aproxima quem está do outro lado. Ele não precisa de imagem pra estar perto. O rádio encurta distâncias, faz companhia… rádio é colo. É abraço de longe. E quem escuta rádio é leal aquela frequência. Mesmo não gostando da programação, ele está ali ligado. Pode até deixar o volume baixinho, reclama do que o locutor está dizendo , mas não muda a estação. Na televisão é comum ficar zapeando os canais. Ouvinte de rádio, não”, conta. 

 

Novas tecnologias irão surgir nos próximos anos, porém o propósito dos radialistas continua o mesmo. 

 

“Nosso foco é a prestação de serviço. Tentamos ser a voz dos nossos ouvintes e agora, telespectadores também. Com o WhatsApp, eles mandam as denúncias durante o programa e como ficamos 4h no ar, já tentamos contato com as assessorias e, muitas vezes, já temos uma resposta pra comunidade. Temos reuniões de pauta todos os dias, mas muito do programa é construído com as demandas deles”, finaliza Daniella.

 

Nosso Meio Cast

Pensando em construir essa relação de proximidade com o público, o podcast do Nosso Meio surge para manter os ouvintes informados sobre o universo do marketing, da comunicação e dos negócios. Com 8 temporadas que perpassa por diversas temáticas, o produto é veiculado em diversas plataformas de áudio como Spotify, Google, Apple, Deezer e Amazon. A distribuição do produto é realizada pela Audio.ad, empresa líder em publicidade digital da américa latina e nos estados unidos. Escute aqui o Nosso Meio Cast!