O dia dos pais vem se aproximando e essa é uma ótima oportunidade para as marcas se comunicarem com o público, mas o que elas querem nos dizer em suas campanhas?
Boticário
A marca trouxe a tona um tema não muito abordado no dia dos pais, a licença parental, com a campanha #5DiasÉPouco, a empresa tenta conscientizar sobre a importância da presença paterna na criação de vínculos com os pequenos nos primeiros dias de vida.
O conceito da campanha deste ano traz uma narrativa que evidencia estereótipos sociais sobre a parentalidade que colocam o pai como coadjuvante no cuidado dos filhos. Então, para refutar esses padrões e promover o debate sobre o papel do pai ir além, o Boticário está liderando o debate sobre licença parental e promovendo um movimento de reflexão em cima de um dos primeiros estereótipos em relação ao tema: o significado de pai que, de acordo com muitos buscadores e dicionários, é apenas o “homem que gerou”; “progenitor”.
Por isso, a marca amplia a definição para: “pessoa que cuida e oferece amor, apoio emocional e orientação no desenvolvimento pessoal dos seus filhos”. O novo significado será implementado em três dicionários online: Dicio, Sinônimos e Significados, a partir do dia 29 de julho. O movimento também almeja estimular que demais sites de busca e dicionários reavalie como trazem o significado atualmente e como podem também aderir ao movimento e serem canais ativos para as mudanças da sociedade.
Desde 2023, a marca convida as pessoas a refletirem sobre o valor da presença genuína do pai nos primeiros momentos do(a) novo(a) filho(a), de que #5DiasÉPouco (tempo da licença parental comum), e o benefício com 120 dias permite e contribui para a construção de vínculos de qualidade, afeto, confiança e amor. Diferentemente do último ano, em que o chamado era para as empresas, em 2024 a marca traz o tema para conversa e conscientização da sociedade.
Americanas
A empresa lança sua nova campanha “Dia dos Pais: passou, cestou, paixonou”, um neologismo entre as palavras “pai” e “apaixonou” que homenageia pais e avôs que passam suas experiências de geração para geração. A campanha 360º foi desenvolvida em parceria com a WMcCann e destaca as conexões compartilhadas, reforçando momentos afetivos.
Dia dos Pais passoucestoupaixonou
O conteúdo retrata diferentes interesses transmitidos de pais para filhos, de geração para geração, como chocolates, cozinhar em família, jogar videogames, além de outros momentos de afeto.
Natura
Um estudo realizado na América Latina sobre a percepção do desenvolvimento masculino na adolescência, intitulado “Meninos: Sonhando os homens do futuro”, idealizado pelo Instituto PDH e Papo de Homem, viabilizado pela Natura e com apoio do Pacto Global da ONU no Brasil, revelou que 5 a cada 10 meninos de 15 a 17 anos têm dúvidas se são amados pelos pais. Inspirada nesta pesquisa, a Natura lança sua campanha de Dia dos Pais, a fim de jogar luz a esse grave dado e exaltar o poder do cuidado masculino através de histórias reais entre pais e filhos.
Para isso, a marca convidou o jogador Endrick e seu pai Douglas para serem os protagonistas da campanha, criada pela GALERIA.ag. A iniciativa busca inspirar e levar uma boa referência para outras famílias, apresentando um exemplo real de relação saudável e cuidado entre pai e filho, sob o conceito “E se nós cuidássemos mais uns dos outros?”. A comunicação promove a nova fragrância Natura Homem Nós, criada para exaltar a importância de os homens se cuidarem cada vez mais, acreditando que o autocuidado pode ser um espaço seguro para eles expressarem suas identidades. A campanha integra uma série de iniciativas da marca dentro do futebol, realizadas ao longo dos últimos meses, a fim de conversar e se aproximar do público masculino.
Renner
A Renner em sua campanha traz modelos interagindo com seus filhos e exaltando a relação paterna com seus pequenos e a importância da presença dos pais para o vínculo com seus filhos.
Unimed
A conhecida empresa de planos de saúde traz em sua campanha a importância das histórias de pais e filhos que atravessam gerações. Os momentos que não têm preço, memórias criadas no presente e na presença. Exaltando que as lembranças são presentes para toda a vida.
Mercado Livre
Em sua campanha para o dia dos Pais, a empresa de e-commerce traz a ideia de presentear os pais com produtos que criem memórias com os filhos, exaltando os benefícios que a plataforma oferece, como os mais de 15 milhões de produtos, frete grátis e descontos pelo Meli+