Em honra ao dia 8 de março, empresas de todo o mundo criam campanhas voltadas à data.
Oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas em 1977, o Dia Internacional da Mulher surgiu pela primeira vez a partir das atividades dos movimentos trabalhistas na virada do século XX na América do Norte e em toda a Europa.
Atualmente, é comemorado em muitos países ao redor do mundo e é comemorado anualmente no dia 8 de março. A data é dedicada a reconhecer as conquistas das mulheres em diversas áreas ao redor do globo.
Com isso, empresas de todo o mundo buscam criar ações para celebrar a data. Confira agora como estão sendo feitas as campanhas de marketing para o dia internacional da mulher de algumas empresas:
Unimed Ceará:
A Unimed Ceará lembra o protagonismo de mulheres na área da saúde ao longo dos anos. Em vídeo divulgado nas redes sociais e no YouTube da instituição, nomes como Gertrude Elion, que estudou os princípios da quimioterapia, e Letitia Mumford Geer, criadora da seringa que usamos atualmente, são exaltados por sua contribuição para o avanço da medicina e de descobertas relevantes para o mundo.
“As mulheres mudam o mundo diariamente e é graças à sua atuação que temos tantas facilidades em nossas vidas e podemos usufruir de bem-estar em nosso cotidiano. A homenagem da Unimed Ceará reflete o cuidado que toda mulher tem com a comunidade em que está inserida”, celebra Larissa Macedo, coordenadora de marketing da Unimed Ceará.
Häagen-Dazs:
A marca de sorvete da General Mills tem o orgulho de homenagear a fundadora pioneira da Häagen-Dazs, Rose Mattus, com uma iniciativa em diversos países. A ação quer dar luz à contribuição relativamente desconhecida de Rose para a marca com a hashtag #WomenWhoDontHoldBack, fazendo referência e aclamando mulheres que não se intimidam e lideram grandes movimentos e negócios. A campanha marca o lançamento do concurso “The Rose Project”, que irá destinar US$ 100 mil para mulheres pioneiras e empreendedoras, honrando o legado de sua fundadora.
Audi do Brasil:
A marca lançou a campanha em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, chamada Março Delas. Além da ação publicitária estrelada pela embaixadora e influenciadora Silvia Braz, que busca promover os modelos A4, Q3 e Q3 Sportback, os híbridos Q5 TFSIe e Q5 Sportback TFSIe e o elétrico RS e-tron GT, a campanha também conta com a ação “Faróis do Progresso”. Com a participação das colaboradoras Karine Fernandes, Carina Tcheon e a embaixadora Silvia Braz, a ação tem o objetivo de dar voz às mulheres.
Carrefour Property:
A empresa selecionou algumas profissionais de seu time e também lojistas, empreendedoras parceiras que locam espaço nas mais de 370 galerias distribuídas pelos hipermercados Carrefour em todo o Brasil, para a gravação de um vídeo que será divulgado em suas redes sociais. O vídeo foi gravado na matriz do Grupo Carrefour em São Paulo e trouxe um pouco da experiência de cada uma delas como mulheres, profissionais e empreendedoras. A força e a sensibilidade estiveram presentes durante toda a gravação e algumas falas foram unânimes como a lembrança da mãe como referência para praticamente todas as mulheres entrevistadas.
Confira o video:
Ver essa foto no Instagram
GA.MA Italy:
Para celebrar a força, o empoderamento e a beleza feminina, a GA.MA Italy lança a campanha “Você é a protagonista”, que traz narrativas emocionantes de colaboradoras da empresa. A ideia é destacar o protagonismo de mulheres reais que fazem o negócio acontecer, em seu dia a dia. “Todas, sem exceção, deram contribuição essencial para a história e evolução da GA.MA Italy, uma companhia que envolve mulheres em todos os ciclos de sua atuação”, afirma Deise Carvalho, gerente de marketing da marca no Brasil.
Ancar Ivanhoe:
O projeto “Todas Somos Uma”, lançado este ano pela Defensoria Pública do Ceará (DPCE) para enaltecer as trajetórias de 13 mulheres militantes dos direitos humanos, vai virar exposição. As peças apresentarão as homenageadas ao público, que também poderá acessar outros produtos textuais e visuais da iniciativa de forma gratuita. Isso vai ser possível porque a DPCE firmou parceria com a Ancar Ivanhoe, uma das cinco maiores administradoras de shopping centers do Brasil e que no Ceará tem quatro empreendimentos. A exposição ficará aberta ao público em todos eles, simultânea e gratuitamente, de 8 de março a 31 de março e será atrelada à prestação de serviços da Defensoria, à promoção de ações de educação em direitos e à realização de rodas de conversa e outras atividades.
Banco do Brasil:
Pela primeira vez, em 214 anos de história, o Banco do Brasil está com uma mulher no cargo máximo de sua gestão, na cadeira de presidente, quase 100 anos depois de a empresa receber a primeira mulher funcionária do BB. Este feito, emblemático e representativo, se soma à campanha lançada nesta quarta-feira, 8, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, para trazer à reflexão a importância de ter mais mulheres em cargos de liderança de grandes empresas, ou em qualquer que seja o seu “topo”.
“Hoje é um dia para refletirmos todos – homens e mulheres – sobre os avanços e, principalmente, sobre as barreiras que ainda precisamos superar. Estamos orgulhosos de lançar uma campanha que retrata o topo como um lugar que representa a realização de cada uma e que fala com todas, porque quando uma mulher chega no topo, traz junto outras mulheres”, destaca Paula Sayão, diretora de marketing e comunicação do Banco do Brasil.
Pão de Açúcar:
Para o Dia Internacional da Mulher, o Pão de Açúcar traz a campanha “Felicidade por ser liberdade para ser o que quiser”. Com isso, a rede fala sobre dividir tarefas e atividades que são historicamente associadas à mulher para ter equilíbrio e liberdade para que ela possa ser o que quiser: empreendedora, churrasqueira, cervejeira, pizzaiola, sommelier ou a líder de uma equipe.
“Este ano, continuamos com a consistência das campanhas do Pão em dar luz ao protagonismo em áreas estigmatizadas masculinas e enaltecendo a liberdade de ser quem quiser: seja a padeira, a churrasqueira, cervejeira, a empreendedora. Há três anos temos puxado o movimento Tempo das Mulheres com a marca, de forma que se conecta com a identidade do Pão de Açúcar, enaltecendo o protagonismo feminino em áreas que a rede é referência, como cervejas especiais e carnes”, comenta Carolina Altimeri, Gerente de Marketing do GPA, grupo controlador do Pão de Açúcar.
Ver essa foto no Instagram
Sinapro-Bahia:
Para celebrar a data, o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), com uma campanha criada pela agência associada Avoar Comunicação, de Ilhéus. Com o mote “Em terra de brainstorm, você é campanha aprovada sem alteração!”, a peça faz uma brincadeira com jargões publicitários e exalta a importância do papel feminino na sociedade.
“Pensei em trazer uma ideia leve e descontraída, mas destacando a força da mulher, seja no mercado publicitário ou onde ela quiser”, explica a Lorenna Caldas, criadora da campanha, diretora da Avoar e delegada regional do Sinapro-Bahia em Ilhéus.