Nesta segunda-feira, 21/3, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data, criada pela Down Syndrome International, está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da inclusão de pessoas com Down na sociedade.
Nos últimos anos vem crescendo a presença de pessoas com deficiência nas peças de publicidade. Isso se deve a uma mudança de atitude por parte das empresas anunciantes e publicitários, que estão tentando representar melhor o público consumidor, e também é resultado do trabalho de convencimento que é feito nos bastidores da indústria da mídia.
Hoje separamos uma lista com campanhas e outras ações de marcas ao redor do mundo que passaram a representar pessoas com síndrome de down. Confira:
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Johnson’s Baby:
A Johnson’s homenageou todas as mães apresentando um bebê fofo. O vídeo, que ia revelando pequenas partes de seu corpo, para no final focalizar em seu contagiante sorriso e olhinhos característicos da síndrome de Down viralizou no Brasil e no exterior, onde ainda são raros os comerciais com modelos com deficiência. O slogan da campanha era: “Para nós e para todas as mães, todo bebê é um bebê Johnson’s”. O simbolismo deste personagem é enorme pois o “Bebê Johnson’s” habita o imaginário da população como sinônimo de criança linda, saudável e feliz, como todas as crianças deveriam ser.
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Zara Espanha:
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A marca Zara, loja de roupas e acessórios, lançou peças de marketing com um garoto que possui síndrome de Down. A campanha, realizada na Espanha, ganhou bastante receptividade do público e chamou a atenção para a inclusão na publicidade. A criança escolhida é Roscón. “Quando seu filho é o primeiro modelo com Síndrome de Down da Zara você morre de satisfação por tudo o que significa. Gratidão por tanto amor”, disse a mãe de Roscón, a chef de cozinha Samantha Vallejo-Nágera. Ele aparece junto com o irmão usando roupas da campanha primavera-verão da marca.
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Bepantol Baby:
A Bepantol Baby, marca de pomadas contra assaduras, fez uma parceria com o Instituto Guga Kuerten para promover a inclusão social de bebês e crianças com deficiência por meio do esporte. Com a iniciativa, a marca assumiu o compromisso de repassar ao projeto, no mínimo, 1 milhão e meio de reais.
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Victoria’s Secret:
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Sofía Jirau tornou-se a primeira modelo com Síndrome de Down da Victoria’s Secret, a marca de lingerie famosa por “angels” como Gisele Bündchen e Adriana Lima e que vem diversificando o casting de seus desfiles e campanhas.
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Fundação Síndrome de Down:
Criada em 1998, o comercial institucional da Fundação Síndrome de Down, “Carlinhos” tratou o tema “Down. A pior síndrome é a do preconceito”. O filme, que tinha como trilha sonora a música “Fake Plastic Trees”, do Radiohead, alavancou a banda britânica no Brasil – a prova do sucesso era o selo no CD que indicava a canção do comercial.
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Campanha da APAE Brasil 2011:
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) lançou em 2011 uma campanha para mostrar que a diferença dos portadores podem ser atitudes excepcionais.
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