Campanhas

Dia Mundial da Propaganda: descubra as propagandas que marcaram a memória de publicitários cearenses

Publicado em

04/12/2022 09h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Ana Celina Bueno, Thiago Façanha, André Mota, Duda Brígido e Eliziane Colares contam quais propagandas marcaram suas memórias

 

Celebrado no dia 4 de dezembro, o Dia Mundial da Propaganda homenageia uma das ferramentas primordiais para a sobrevivência de uma empresa. Sendo a verdadeira alma de um negócio, a propaganda expande para os consumidores, os pensamentos, as iniciativas e a personalidade de uma marca. Essa data foi escolhida, pois recorda o primeiro congresso que reuniu profissionais ligados a área da publicidade e propaganda, o evento aconteceu no dia 4 de dezembro de 1936, na cidade de Buenos Aires.

 

Atualmente, são organizados diversos tipos de eventos que englobam a participação desses profissionais, uma vez que, a cada ano, é nítido a importância da propaganda. Além da importância para os negócios, a propaganda marca a memória de brasileiros que cresceram consumindo esse produto. Ciente disso, o Nosso Meio entrevistou grandes publicitários cearenses, que hoje movimentam o mercado com sua criatividade, e questionou: qual propaganda marcou sua vida e lhe inspirou?

 

 

Ana Celina Bueno

 

Feito essa pergunta, Ana Celina Bueno, diretora da Acesso Comunicação, declarou “só me vem a campanha do Olivetto – o primeiro sutiã a gente nunca esquece”. Washington Olivetto é um dos publicitários mais importantes do Brasil, o profissional criou campanha ‘O primeiro sutiã a gente nunca esquece’ em 1987.

 

 

“Foi muito profundo em pensar no sentimento do consumidor quando nem se falava de empatia. Produção muito simples, um clássico da nossa propaganda. Puro branding e também nem se falava nisso”, declara Ana.

 

Thiago Façanha

 

Thiago Façanha, sócio-diretor de atendimento da Mulato Comunicação, responde com convicção “com certeza foi a campanha de Verão da Skol: ah, o verão”. Criada pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi, a campanha quebra o paradigma da cerveja ligada a imagem da mulher, e, passa a relacionar a cerveja com boas memórias do verão.

 

 

Ela mostra o quanto a criatividade pode ajudar a construir e crescer uma marca. Era um período que a Antarctica era a cerveja mais vendida do Brasil e após essa campanha, a Skol que era a segunda opção no Brasil, conseguiu a liderança, com uma campanha com um argumento real, certeiro, onde os consumidores se identificaram e ficaram estimulados a viver bem a estação e fazer alguma coisa de bom para contar para os seus netos. Ou seja, vamos viver bem a vida agora com Skol”, conta Thiago.

 

André Mota

 

André Mota, sócio-diretor da Bolero, ao ser questionado sobre a propaganda que marcou sua vida, o publicitário ressaltou como as campanhas publicitárias devem ser um espaço relevante para levantar pautas sociais e colocar as minorias como protagonistas.

“As campanhas que têm como tema central as minorias são extremamente necessárias em um mundo que ainda é bastante desigual. A publicidade precisa abrir espaços em suas propagandas – e também dentro das agências – para que essas pessoas minorizadas tornem-se cada vez mais protagonistas. Na Bolero, acreditamos muito que a criatividade deve andar junto com a responsabilidade social, pautando as conversas e incentivando o engajamento do público nesses assuntos. Recentemente tivemos alguns bons exemplos de campanhas de marcas nacionais e internacionais que fizeram trabalhos bem relevantes juntando esses quesitos”, revela André.

 

Com esse olhar, André destaca propagandas que cumprem esse papel com êxito e criatividade.

  • Reposter Skol

 

Esse é um grande exemplo de como uma marca pode se reinventar assumindo seus erros. No passado, a Skol sempre fez muitas propagandas de conteúdo machista, voltadas para o público masculino. Com essa campanha, ela decidiu se reposicionar perante uma sociedade que já não tolera mais esse tipo de comportamento, convidando artistas femininas para recriarem pôsteres antigos da skol sob um novo olhar, promovendo diversidade e empoderamento. Uma baita campanha da extinta F/Nazca Saatchi & Saatchi”, pontua André

 

  • Proud Whopper –  Burger King

 

“Outra marca que está sempre criando campanhas icônicas é o Burger King. Nessa ação produzida para a parada LGBTQIA+ de São Francisco, eles resolveram colocar no cardápio um Whopper “diferente”, que vinha embalado com as cores do orgulho gay. No mínimo, controverso. Mas quando os clientes abriam o sanduíche para experimentar, vinha a virada: por dentro, o Proud Whopper era como qualquer outro. Assim como todas as pessoas, sejam elas gays, lésbicas, heteros ou trans. Simples e muito efetivo. Não à toa levou 12 leões em Cannes“, conta André.

 

  • Skolors – Skol

 

“Mais uma de Skol para mostrar que as marcas precisam ir além de um ação pontual, mas adotar um discurso e postura perenes. Dessa vez, eles lançaram uma edição limitada de latinhas com cinco tons diferentes, que buscam representar a diversidade e a beleza das cores das pessoas. Afinal, apesar do Brasil ser uma grande mistura de raças, muitos corpos são subrepresentados nas propagandas, especialmente corpos negros. Destaco mais uma vez a parceria da agência com outros players que têm propriedade no assunto, como é o caso do coletivo Mooc. Uma bela iniciativa para brindar as diferenças”, diz André.

 

  • Fearless Girl – State Street Global Advisors

https://www.youtube.com/watch?v=QURUlgH544c

 

“Para fechar com chave de ouro, essa é daquelas que a gente pode chamar de “Big Idea”. Esse trabalho da McCann Nova York recebeu diversos Grand Prix em Cannes, incluindo o de Titanium. Ao colocar a estátua de uma garotinha enfrentando o temido touro de Wall Street, a agência conseguiu não só produzir uma grande ação publicitária, mas criar um símbolo duradouro da luta das mulheres para ocuparem mais espaços na sociedade, incluindo o mercado de trabalho. Um job para o Dia Internacional da Mulher, data importantíssima e que sempre dá pra fazer algo criativamente legal. Taí a prova”, finaliza André.

 

Eliziane Colares

 

Eliziane Colares, a CEO da Advance Comunicação, ao ser perguntada sobre a propaganda que marcou sua vida, não conseguiu escolher apenas uma e trouxe três campanhas que tocaram intimamente sua vida e as causas que defende.

 

  • Campanha do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para o Natal em 2018

 

“Essa campanha me tocou, porque nos faz refletir sobre os horrores que as guerras produzem na sociedade e o quanto temos que evoluir como humanidade”, ressalta Eliziane.

 

  • O curta “The Scarecrow” e o primeiro anúncio de Natal já realizado pela PETA – a famosa e combativa organização mundial pelos direitos dos animais.

 

 

“Essas duas campanhas me tocam pela minha causa como vegana. Acredito demais que a compaixão pelos animais nos  faz mais humanos”, destaca Eliziane.

 

  • #FightForFacts – campanha da organização não governamental internacional, Repórteres Sem Fronteiras (RSF)

 

“Amo essa campanha, pois ela mostra a importância da imprensa investigativa e os riscos que os repórteres correm para denunciar crimes graves. Uma reflexão fundamental para os dias de hoje quando vemos a imprensa sendo atacada, jornalistas agredidos, assassinados e calados, como no caso Assange. Esse filme é a versão completa. Ela se desdobrou em filmes menores, que estão disponíveis nos perfis do RSF”, finaliza Eliziane.

 

Confira também:

Destaque no Prêmio Clube de Criação, campanha da AlmapBBDO para Gol Linhas Áreas aborda acessibilidade