Esta sexta-feira (4), é Dia Mundial da Propaganda. Celebrada há mais de 70 anos, a data foi criada em homenagem ao primeiro congresso que reuniu profissionais ligados à publicidade e propaganda, em 04 de dezembro de 1936, na cidade de Buenos Aires. Em 1937, esta data passou a ser celebrada como o Dia Pan-Americano da Propaganda. O reconhecimento como o Dia Mundial da Propaganda chegou apenas a partir de 1970.
A propaganda é uma das ferramentas primordiais para a sobrevivência de um negócio, seja comercial, de bens ou de serviços. Afinal, como já diz o famoso ditado: “a propaganda é a alma do negócio”. Os profissionais que trabalham nesta área devem explorar a criatividade e a informação como “armas” para conseguir conquistar os clientes finais (consumidores) a comprarem os produtos, serviços e imagens que estão a vender.
A propaganda é muito importante para a economia, pois incentiva a competição entre as empresas, que buscam criar sempre produtos e serviços mais apelativos para o consumo. Atualmente, a propaganda pode ser aplicada em diversos meios de comunicação, como a televisão, o rádio, os jornais, a internet, etc. No Brasil, os profissionais da área ainda comemoram outras datas, como o Dia do Publicitário (1º de fevereiro) e o Dia do Profissional de Propaganda (17 de outubro), afinal, a profissão deve ser comemorada.
O Nosso Meio convidou alguns profissionais que atuam com publicidade e propaganda para compartilhar sobre os desafios e satisfação em trabalhar na área diariamente.
Segundo o Presidente do Sindicato de Agências de Propaganda do Estado do Ceará, Paulo Henrique Donato, ter uma data que marca o Dia da Propaganda é fundamental “o profissional se sente valorizado e ter um dia da propaganda, mas que ele faz referência ao mercado e aos publicitários, nos sentimos prestigiad por todos. Temos ainda muitas conquistas para comemorar de forma efetiva nesse mercado”.
Com 27 anos de atuação, Paulo Henrique destaca: “É sempre um desafio e sempre uma coisa nova, e a pessoa que gosta do que faz, que tem esse amor pela profissão, isso supera qualquer barreira e óbstaculo. Nós temos força de vontade, criatividade e esforço, que só o nordestino tem, dessa forma conseguimos superar os desafios”, finaliza.
Já o CEO da Ipanema Comunicação, Marcus Vinicius, comenta que trabalhar com propaganda é um desafio diário. “É tentar encontrar soluções para os os clientes, tentar de tudo um pouco, de cada segmento, de cada área que nossos clientes atuam. A gente tem que entender um pouquinho de cada área. Então para o curioso, é uma profissão fantástica. A gente ter que se reinventar a cada dia, buscar soluções novas, buscar inovação para os processos para as áreas comerciais, para a comunicação dos nossos clientes”.
“Trabalhar com comunicação é trabalhar em grupo, trabalhar em time, onde a criação se envolve com atendimento, coma mídia, com planejamento. Trabalhar com propaganda é mais do que tudo, uma grande satisfação em ver o resultado do nosso trabalho, em ver os nossos ‘filhos’, que são as peças nas ruas, veiculadas e trazendo valor agregado para os nossos clientes”, finaliza.
O Diretor de Estratégia da Advance Comunicação, Gustavo Peixoto, afirma que hoje é o dia que celebramos a propaganda – mas não qualquer propaganda. “A que dá resultado e que merece ser comemorada. Porque, olha, dá um trabalho danado fazer propaganda boa, que vende, que constrói marca. Estamos vivendo um momento muito estimulante na publicidade. Nunca se teve acesso a tantos dados para ajudar a tomar as melhores decisões e atuar de forma estratégica em toda a jornada do consumidor”.
“Para crescer na profissão, você precisa ir além do saber lidar com o cliente ou ser criativo, precisa entender de negócio, acompanhar métricas, tirar insights de lugares improváveis e agregar muito valor à experiência do consumidor. Porque no final das contas, tudo o que a gente faz é pensando nele”, completa.