Tendência

Dia Mundial do Café: mudança no perfil do consumidor faz com que o mercado se reinvente

Por Redação

14/04/2022 11h17

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

 

Ritmo de vida acelerado exige uma nova forma de consumir café em que a agilidade e o sabor viram prioridade

 

A companhia preferida do trabalhador é uma xícara de café, consumir essa bebida virou um hábito indispensável na vida dos brasileiros. O dia 14 de abril foi a data escolhida para celebrar o Dia Mundial do Café, mas a bebida é consumida diariamente e não pode faltar na rotina de um comunicador. Em uma pesquisa realizada pela loja Dunkin Donuts e por um dos maiores sites de emprego online dos Estados Unidos, Careerbuilder, foi possível verificar quais são as profissões que mais consomem café no cotidiano. E adivinha? Os profissionais de marketing e jornalismo estão entre os 10 que mais tomam café.

 

E se antes eram as pessoas com idade mais avançada que consumiam a bebida, nos dias atuais o cenário mudou. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o número de jovens entre 15 e 19 anos que tomam café, aumentou de 85% para 91%, sendo a segunda bebida mais consumida por esses jovens, perdendo apenas para a água. Contudo, os jovens com um pouco mais de idade, entre 20 e 26 anos, não ficaram para trás, o consumo elevou de 83% para 90%.

 

Outro dado que chamou a atenção, foi o aumento da procura de locais para saborear o café. O número de pessoas que afirmaram consumir a bebida em cafeterias, padarias e no trabalho, saltou de 14% para 57%, evidenciado uma alta de 307%. Esse fato revela como o consumidor tem se rendido às oportunidades de comprar um café com sabor mais sofisticado e de fazer do consumo da bebida um momento de confraternização. 

 

Danielly Soares, mestre de torras e barista do Amika Coffeehouse, cafeteria reconhecida por 3 vezes como a Melhor Cafeteria de Fortaleza, declara que “em quase dez anos de loja, temos visto esse movimento de cafés especiais crescer”. Danielly ainda acrescenta que a cada ano a Amika busca “criar uma cultura de café em nossa cidade que passa, primeiramente, pelos profissionais (baristas) e pelo insumo principal – um café de qualidade”, revela.

 

Em contrapartida, o tempo é primordial para quem deseja tomar um café fora de casa e antes do trabalho. A cafeteria Go Coffee surgiu para suprir o desejo do trabalhador que precisa pegar o café diretamente do balcão com agilidade. Paula Leite, proprietária da franquia da Go Coffee em Fortaleza, conta que  “com conceito grab and go (pegar e levar), a nossa cafeteria aposta na paixão pelo café com variedade de sabores na correria da rotina”.

 

A The Coffee, cafeteria com uma rede com mais de 30 franquias, também segue o mesmo conceito de oferecer um café de qualidade em menos tempo. Guilherme Braga, proprietário de uma franquia na cidade de Fortaleza destaca que existe um método de atendimento específico. “Os pedidos são feitos pelos clientes via app ou por um tablet na loja, isso permite que o barista se antecipe no preparo e entregue a bebida de forma rápida”, destaca o empresário.

 

E quando o cliente está com tempo sobrando e deseja fazer do consumo do café um momento especial, a Coffee Break Coco Bambu oferece esse serviço. Preparado para a pausa perfeita, o ambiente da cafeteria corrobora para a missão do estabelecimento, que segundo Rafael Romcy, gerente da unidade em Fortaleza, “é de encantar nossos clientes com excelência de um simples copo de café, contando com um atendimento prático e eficaz em um ambiente sofisticado”, conta Rafael.

 

Essas mudanças na forma de consumir café revelam como a bebida é  indispensável no hábito dos indivíduos e como esse costume vêm conquistando os jovens que se deparam com uma necessidade de ter uma energia extra para a correria do dia a dia.