Responsabilidade

Dia Mundial do Meio Ambiente: 83% das embalagens de papel e papelão do mundo são reciclados

Por Victoria Lima

05/06/2022 09h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Para a maioria das pessoas o valor da reciclagem é claro: menos desperdício e uso mais eficiente dos recursos limitados do planeta. Mas enquanto muitos entendem as vantagens básicas de separar os resíduos e destiná-los à reciclagem, ainda há muito a ser feito para difundir os inúmeros benefícios da reciclagem e promover ações efetivas para aumentarmos taxas de reciclagem.

 

Quando o assunto é reciclagem, um material se destaca: o papel. Com uma taxa de reciclagem atual de 70,3% no Brasil e 74% na Europa – superando a América do Norte (66%) e a Ásia (54%) – o papel é um dos materiais mais sustentáveis ​​do mundo. 

 

Considerando que existe uma taxa de reciclagem máxima teórica de 78%, por causa do papel “retido” em produtos que têm uso prolongado, como livros, documentos arquivados etc. ou usados ​​em produtos não recicláveis, como os papéis sanitários, 70% já é uma taxa de reciclagem muito boa. 

 

O papel é altamente reciclado e é uma matéria-prima importante para a indústria papeleira. Em 2019, os 4,9 milhões de toneladas de papel usados como matéria-prima na fabricação de papel novo corresponderam a 46% da fibra utilizada no Brasil.

 

Um campeão mundial

Uma grande história de sucesso do papel reciclado está nas embalagens. Com a pandemia acelerando a mudança para as compras online, nos últimos dois anos houve um grande aumento na demanda por embalagens de papel e papelão. Segundo pesquisa da Nielsen, as vendas do e-commerce brasileiro chegaram a R$ 53,4 bilhões no primeiro semestre de 2021, um recorde, e cresceram 31% em relação ao mesmo período em 2020.

 

Um relatório de 2019 da Smithers também descobriu que, mesmo antes do Covid-19, o mercado global de embalagens de papelão ondulado estava crescendo mais rápido do que o esperado, ajudado pela explosão do comércio eletrônico e desenvolvimentos nas tecnologias de impressão digital.

 

A excelente notícia sobre as embalagens de papel e papelão é que sua taxa mundial de reciclagem (83%), é ainda maior do que outros tipos de produtos feitos de celulose. Isso faz dele o material mais reciclado do mundo – mais que metal (80%), vidro (75%) e plástico (42%).

 

Mudando atitudes e comportamentos

Além de sua taxa de reciclagem ser muito alta, há outra vantagem importante nas embalagens de papelão: as pessoas gostam delas. A pesquisa Two Sides Trend Tracker de 2021 descobriu que 54% dos entrevistados, em 12 países, preferem embalagens de papel, por considerarem que são melhores para o meio ambiente. Quando solicitados a escolher seu material de embalagem favorito com base em uma variedade de atributos ambientais, visuais e físicos, os entrevistados indicaram o papel e o cartão como favoritos em 10 de 15 possíveis. Os números-chave incluem 76% preferindo as embalagens de papel por serem compostáveis, 54% por serem melhores para o meio ambiente e 51% por serem mais fácil de reciclar.

 

As pessoas também estão se tornando mais conscientes dos valores relacionados à responsabilidade ambiental das empresas das quais são clientes, sendo a embalagem um dos indicadores mais claros de sustentabilidade. Uma pesquisa desenvolvida em parceria com a National Retail Federation (NRF), entrevistou cerca de 19 mil consumidores de 28 países (incluindo o Brasil) e mostrou que 57% dos entrevistados estão dispostos a mudar seus hábitos de compra para ajudar a reduzir o impacto ambiental negativo. Segundo o estudo, em média, 70% desses compradores valorizam o propósito e pagam um valor adicional de 35% do custo inicial para compras sustentáveis, como produtos reciclados ou ecológicos.

 

Governos e empresas fariam bem em seguir o exemplo de seus próprios cidadãos e clientes. “Precisamos ver o desperdício como realmente é – um recurso perdido”, diz Erik Solheim, ex-chefe do programa da ONU para o meio ambiente. “Não há mais lugar em nosso planeta para produtos que são usados ​​apenas brevemente e jogados fora. Precisamos garantir que a obsolescência planejada seja coisa do passado. É hora de os países do mundo aumentarem drasticamente as taxas de reciclagem se quisermos salvar este planeta.”

* Texto produzido pela Two Sides 

 

Confira Também:

Sindgrafica-CE e Two Sides firmam parceria para fortalecer a mídia impressa no Ceará