Movimentos do mercado

Dia Nacional do Livro: Publicitário cearense escreve livro de crônicas durante a pandemia

Por Redação

29/10/2021 15h47

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 

Há 12 anos no mercado da comunicação, o publicitário Italo Castro, que tem passagens por grandes agências e gerenciou contas dos mais diversos portes, sempre teve a escrita como um hobby, porém nunca trabalhou no ramo da criação. Atualmente trabalha no setor de franchinsing da Ambev.

 

“Meu foco sempre foi a parte comercial e de operações. Escrever, portanto, não era nada além de um passatempo, de uma válvula de escape. A ideia de escrever um livro veio na pandemia,e como eu sempre escrevi, apenas revisei textos já escritos, juntei os que faziam parte do mesmo tema e organizei da forma que achei melhor.”

 

A partir dessa compilação de textos foi que nasceu “Os dez caras que eu não amei”, publicado pela Chiado Books. O livro é dividido em 10 capítulos nos quais o autor fala dos seus relacionamentos que aconteceram nos últimos dez anos. Entre crônicas e poesias ele expõe suas angústias, aflições, reflexões, e o principal: a certeza de que em nenhum deles o amor verdadeiro esteve presente. O livro é um verdadeiro guia de autoconhecimento e traz personagens que são comuns na vida de qualquer pessoa. 

 

“O propósito do livro é fazer com que o leitor se identifique, identifique um amigo, um ex-namorado e tire alguma lição no final da leitura. O retorno das pessoas tem sido algo bem positivo para mim, já que eu não sou escritor.

Teve um leitor que me enviou a seguinte mensagem em uma rede social: ‘Li e me senti acolhido de saber que tudo é muito real. Às vezes doloroso, às vezes prazeroso. É muito louco. Eu leio, releio e parece que fui eu quem viveu exatamente aquilo. Muito gostoso de ler. Li de uma vez e me surpreendi com o final!’, finaliza.

 

A formação de Italo como publicitário foi importante na preparação de seu livro, pois ele não só utilizou o que aprendeu durante todos esses anos ao negociar com as editoras, mas também em todo o processo editorial, na escolha e aprovação da capa, nas ilustrações, e principalmente, na divulgação.

 

Sobre o Autor

Italo Castro é publicitário e pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Nasceu em Fortaleza/CE e sempre possuiu uma mente inquieta. Aos 8, teve um quadro num programa de rádio local; aos 10, “publicou” seu primeiro livro; aos 12, criou um grupo musical; aos 14, montou seu próprio reality show e, aos 18, se apaixonou. Entusiasta de psicologia e do comportamento humano, acredita em Deus, em signos, em vida extraterrestre e até mesmo nas pessoas. Doze anos e dez caras depois do primeiro “amor”, decidiu contar tudo através das crônicas e poesias de “Os dez caras que não amei”, mas segue acreditando que todo mundo é bom até que se prove o contrário.

 

Sinopse

O que é o amor pra você? Nesta obra dividida em 10 capítulos, Italo Castro faz uma viagem no tempo e passeia pelos seus relacionamentos dos últimos dez anos. Através de crônicas e poesias, divide suas angústias, aflições, reflexões e, principalmente, o entendimento que teve sobre cada um deles, até concluir que nenhum foi amor de verdade. O livro é uma verdadeira aula de autoconhecimento, e apesar de abordar relações pessoais do autor, traz cada um dos “dez caras” como personagens comuns na vida de qualquer pessoa – você vai, facilmente, identificar um amigo, um ex-namorado ou até a si mesmo(a). “Os dez caras que eu não amei” é gostoso de ler, possui uma linguagem fácil, além de fazer pensar e revelar uma grata surpresa no final.