Mercado

Dia Nacional dos Supermercados: associações do setor unem forças para incentivar as lojas a realizarem promoções

Publicado em

12/11/2022 10h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e Associação Cearense de Supermercados (ACESU) aderem a campanha que incentivam lojistas a implementarem promoções para aquecer o setor

 

Neste sábado (12), comemora-se o Dia dos Supermercados, instituído em 1968 para marcar a data em que a atividade supermercadista foi regulamentada no Brasil. Neste ano, em especial, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) tem incentivado todas as regiões do país a celebrar o setor, promovendo ofertas e ações comemorativas nas lojas espalhadas pelo país. No Ceará, a Associação Cearense de Supermercados (ACESU) aderiu à iniciativa, com o tema “Vamos comemorar juntos”, e tem incentivado os associados a aderirem à comemoração, com ofertas e comemorações.

De acordo com Nidovando Pinheiro, presidente da Associação Cearense de Supermercados (ACESU), a data será um dia em que o consumidor será presenteado com ações e promoções.

 

“Convidamos todos os lojistas a participar deste evento. É uma grande oportunidade para celebrar com o consumidor e nós acreditamos que terá um impacto positivo nas vendas, assim como ocorre com outras tradicionais datas comemorativas”.

 

A expectativa da ABRAS é que a adesão chegue a 50% dos supermercados e cresça nas edições futuras. No Brasil, atualmente, as datas de maior impacto para os supermercados são a Páscoa, o Dia das Mães e o Natal. No ano passado, o setor  de supermercados alcançou um faturamento de R$ 611,2 bilhões, por meio da operação de todos os seus formatos e canais de distribuição. Com isso, o resultado consolidado do setor representa 7,03% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

 

O Ceará está entre os dez estados com maior faturamento, de acordo com a ABRAS. Com mais de 45 anos de atividade, o setor supermercadista cearense é responsável por quase 13% de tudo que o Ceará produz na economia. Além de gerar mais de 40 mil empregos diretos, 200 mil indiretos, soma mais de 1 bilhão de reais em impostos arrecadados. A ACESU conta com mais de 500 lojas, mais de 300 associados e a cada 12 horas, atende aproximadamente 1 milhão de cearenses.

 

Nidovando Pinheiro

Nome consagrado no setor, Nidovando possui uma história inspiradora. Nascido em Jaguaretama, o empresário teve uma infância humilde e hoje fatura mais de 200 milhões de reais com sua rede de supermercados Nidobox. Em entrevista exclusiva para o Nosso Meio, Nidovando compartilha sobre o desafios em gerir e conta quais são os planos para o futuro.

 

Nosso Meio: Hoje, a Nidobox fatura mais de 200 milhões de reais por ano e já é a nona no ranking de supermercados do estado. Como é gerir um negócio dessa proporção?

Nidovando Pinheiro: Eu diria que gerir um negócio requer muita dedicação, inspiração, paciência, escuta e aprendizado. É necessário procurar conhecimento. Algo que me fortaleceu foram as associações que eu sempre participei. Sou muito grato ao associativismo, foi algo que me fez crescer e prosperar. Outro ponto importante e fundamental para um grande negócio é valorizar as pessoas.

 

NM: Quais são seu futuros planos como empresário? 

NP: Nossa empresa fez 30 anos e há dois anos começamos a diversificar nossa atuação. Como o segmento de supermercados têm crescido muito, comecei a abrir minha mente para outros setores. Não que deixarei de investir em novas unidades, estou inclusive com projetos para novas lojas em 2023. Porém, estou pensando e atuando em outros negócios, como agronegócio, floricultura e academias. Então, busco também entrar em outros segmentos.

 

NM: Qual recado você considera válido deixar para seus colegas do ramo? O que um gestor de supermercado precisa ter?

NP: Valorize as pessoas, valorize os processos, conheça seu negócio. Participe de eventos, congressos, reuniões e workshops. Sozinhos nós não conseguimos informações rápidas e o mercado é muito ágil, requer muita inovação e o consumidor exige isso de nós. Esteja sempre no associativismo e fazendo o associativismo, porque é importante para o nosso segmento, e imagino que, para todos os outros.

 

NM: Qual sua expectativa sobre o setor de supermercados? Considera que continua crescendo? E as compras no virtual, vai continuar se desenvolvendo?

NP: Vai continuar crescendo, temos visto muitas lojas abrindo em 2021 e 2022, e em 2023, vão continuar inaugurando novos negócios. As compras virtuais aceleraram cerca de 10 anos no período da pandemia, e atualmente, a aceleração vêm se mantendo, não com a mesma velocidade. Acredito que vamos continuar desenvolvendo esse mercado virtual, mas o cliente nunca vai deixar de consumir no presencial e escolher o seu próprio produto.

 

Praticando seu discurso sobre sempre se manter atualizado sobre o mercado, Nidovando esteve no palco do NM2B, encontro de alta gestão com foco em marketing, inovação e pessoas realizado pelo Nosso Meio. Depois da sua palestra, o empresário concedeu uma entrevista exclusiva para o Nosso Meio TV, confira: