Funcionários que se tornam pais e mães na companhia têm direito a uma licença de 26 semanas com a manutenção de salários e benefícios
Há dois anos, a Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária das marcas Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff, Ypióca, entre outras, desenvolveu uma política de licença familiar, que estendeu a todas as equipes da companhia uma licença paternidade e maternidade de 26 semanas, ou seis meses de duração, com a manutenção de salários e benefícios. A política abrange todos os tipos de casais e é válido também para pais que adotam. O sucesso da iniciativa pode ser medido pelo índice de aceitação da política: 90% dos homens da companha que se tornaram pais neste período aderiram.
“A aderência é muito significativa e mostra o impacto positivo gerado da iniciativa. Esperamos ajudar nosso time a colocar foco na construção de suas famílias, sem abrir mão de prosperar na vida profissional, além de garantir tanto às mulheres quanto aos homens a oportunidade de cuidarem de seus bebês independentemente de onde morem ou trabalhem”, afirma Maria Gabriela Herrera, diretora de Recursos Humanos da Diageo PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil).
A Diageo, que conta com 700 funcionários, está comprometida em criar uma força de trabalho inclusiva e diversa. Nos últimos dois anos, a política de licença familiar já beneficiou 65 funcionários, sendo 33 mulheres e 32 homens. Os beneficiados fazem parte de todos os setores da companhia, desde administrativo, fábrica ou vendas, e estão presentes em todos os níveis hierárquicos.
“A política oferece de forma igualitária direitos e oportunidades para mães e pais dentro da empresa e possibilita aos funcionários homens a ressignificação de seu papel como pais e cada vez mais assumirem suas responsabilidades de forma igualitária”, completa Herrera.
Neste Dias dos Pais, os depoimentos daqueles que já utilizaram o benefício reforça o comprometimento da companhia em continuar avançando com a licença estendida. Confira alguns depoimentos:
Leonardo Damando, gerente regional de vendas da Diageo em Curitiba (PR), conta que a experiência de seis meses foi indescritível e aumentou ainda mais sua conexão com família. “Certamente esta experiência gerou um vínculo maior com meus filhos e também com minha esposa. Não tinha conhecimento de que seria possível conciliar de tal maneira vida pessoal e profissional. Aproveitamos este período para nos dedicarmos inteiramente às crianças. De fato, a ação ressignificou meu papel de pai”.
Kelson de Souza, mecânico de manutenção na fábrica da Diageo em Fortaleza (CE), conta que a iniciativa o ajudou a estar presente em todas as fases dos primeiros seis meses de vida de seu filho. “Foi muito gratificante. Consegui acompanhar meu filho em tempo integral, nas vacinas, consultas, apoiando o seu desenvolvimento, além de todo suporte que pude dar à minha esposa.”
Sobre a Diageo
A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff, Old Parr, Gordon’s, Baileys, Cîroc, Guinness, Ypióca, entre outras. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE).