O objetivo da companhia é usar menos plástico em suas marcas. Para fabricar as garrafas, a Diageo co-lançará uma empresa chamada Pulpex, que também produzirá embalagens para empresas como Unilever e PepsiCo.
O uísque Johnnie Walker, há 200 anos no mercado, estará disponível em breve em garrafas de papel. A Diageo, proprietária da marca, afirmou que a embalagem ecológica será testada a partir de março de 2021. Ela será feita de polpa de madeira totalmente reciclável.
A indústria de bebidas tem um grande desafio a frente: diminuir o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, inovar na forma como ela entrega seus produtos para os consumidores finais, mantendo a qualidade e os aromas da bebida. Atualmente, de todas as embalagens produzidos pela Diageo, apenas 5% é plástico – vindo das roscas, tampas e rótulos das bebidas -, mas a empresa pretende diminuir esse número.
Criada em parceria com a Pilot Lite, a embalagem feita de polpa de madeira será totalmente reciclável. Para a empreitada, Diageo e Pilot Lite criaram uma companhia, a Pulpex Ltd, responsável pelo conceito, desenvolvimento e fabricação da nova garrafa. A Pulpex Ltd não fabricará embalagens apenas para o uísque Johnnie Walker, mas também para companhias como Unilever e PepsiCo.
O uísque Johnnie Walker é, atualmente, o quinto uísque mais vendido do mundo, segundo o relatório 2020 Brand Champions, com 165 milhões de litros comercializados em 2020.