Premiação

Diário do Nordeste é o 1º veículo brasileiro a conquistar o prêmio internacional Lincoln de Jornalismo

Por Redação

27/10/2025 09h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

O reconhecimento foi concedido à série de reportagens “Castanhão: 30 anos do início da construção”, assinada pela jornalista Thatiany Nascimento

O Diário do Nordeste celebra uma conquista histórica: pela primeira vez, um veículo brasileiro recebe o 1º lugar no Prêmio Lincoln de Jornalismo, uma das mais importantes premiações internacionais da América Latina voltadas para desafios econômicos, sociais e ambientais das comunidades.

O reconhecimento foi concedido à série de reportagens “Castanhão: 30 anos do início da construção”, assinada pela jornalista Thatiany Nascimento, da equipe DN Ceará, publicada em fevereiro deste ano. A série trouxe um olhar profundo sobre a maior obra hídrica do Ceará, abordando impactos sociais, ambientais e econômicos que atravessam três décadas.

“Receber esse reconhecimento internacional é motivo de grande orgulho para todo o Diário do Nordeste. É o resultado de um jornalismo comprometido com o interesse público, com as transformações do nosso território e com a escuta da comunidade cearense. Essa conquista reafirma a força e a relevância do jornalismo produzido no Ceará para o Brasil e para a América Latina”, destaca Ívila Bessa, gerente de Jornalismo do Diário do Nordeste.

Para Gustavo Bortoli, diretor de Jornalismo e Esporte do Sistema Verdes Mares (SVM), o prêmio também reforça o papel do grupo na valorização de um jornalismo de profundidade e impacto. “Esse reconhecimento internacional evidencia a competência e a sensibilidade das nossas equipes em abordar temas que dialogam com os grandes desafios do nosso tempo. É um marco que reafirma o compromisso do SVM com um jornalismo ético, relevante e transformador”, ressalta.

A série de reportagens foi editada pela jornalista Dahiana Araújo e tem a coordenação de Karine Zaranza. As imagens, em fotografias e vídeos, são do produtor audiovisual Ismael Soares. O material é composto por sete conteúdos jornalísticos multimídia no site do Diário do Nordeste, uma newsletter, além de 2 vídeos para Youtube.

O Prêmio Lincoln de Jornalismo, promovido pelo Lincoln Institute of Land Policy, com sede nos Estados Unidos, homenageia jornalistas e veículos que atuam na América Latina, contribuindo para o debate sobre políticas urbanas, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. A premiação também é dedicada à memória do jornalista brasileiro Tim Lopes, assassinado no Rio de Janeiro, símbolo do jornalismo investigativo comprometido com a verdade. A entrega oficial do prêmio ocorrerá no dia 7 de novembro, durante a Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo, em Buenos Aires.

A jornalista Thatiany Nascimento, autora da série de reportagens do Diário do Nordeste, destaca dois pontos importantes de ter o trabalho reconhecido nessa premiação: “um deles é a valorização do trabalho jornalístico de profundidade, com desenvolvimento de reportagens de fôlego e com uma apuração que reforça a relevância do próprio jornalismo em meio à difusão acentuada de conteúdos superficiais e instantâneos. Outro é o foco na apresentação de uma história local, vivenciada no contexto do Nordeste brasileiro, cujos registros históricos, por meio do jornalismo, acabam ganhando visibilidade internacional”.

Além de receber a premiação, Thatiany Nascimento também foi convidada a compor a mesa “Periodismo y territorio Ganadores del Premio Lincoln al periodismo sobre políticas urbanas, Desarrollo sostenible y cambio climático”, que será na Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo, em novembro, quando ocorrerá a entrega da premiação. A repórter do Diário do Nordeste, que conquistou o 1º lugar, debaterá com outros jornalistas que conquistaram 2º e 3º lugar na edição deste ano.