O evento apresentou soluções para pequenas, médias e grandes empresas.
Aconteceu em Nova Iorque a esperada edição 2023 da New Retail Federation – NRF, o evento mais esperado pelos empreendedores varejistas que desejam estar à frente das tendências do mercado. A feira reuniu informações de várias partes do globo com propostas de soluções, comunicação, gestão de pessoas e tecnologia para empresas de pequenos a grandes portes.
Carla Pinheiro, psicóloga e sócia diretora da Fasi Consultoria, e Alexandre Pinheiro, Diretor Comercial do Supermercado Pinheiro, acompanharam a NRF e puderam trazer informações novas e inovadoras sobre comportamento do consumidor.
Alexandre comenta que a troca de experiências entre players do varejo de todo mundo traz muitos benefícios para o mercado local.
“As trocas de conhecimento nos fazem conhecer o que está acontecendo no mundo e isso nos permite repensar no negócio, em todo o ecossistema, trazendo para a realidade local, mas com a visão global. Por vezes, conseguimos aplicar no nosso negócio, o que nos inspirou em outro segmento e isso faz com que todo o varejo cresça”, comenta.
Já Carla destaca que uma das maiores tendências para o ano é conhecer o seu cliente, e que essa troca será cada vez mais importante na hora da compra.
“Não há como ficar isento do cenário econômico global. É preciso melhorar a logística e usar a tecnologia para reduzir perdas e otimizar a reposição de produtos, assim como minimizar as fraudes nas lojas”, explica Carla.
Muitas tecnologias foram apresentadas durante a feira, todas com o intuito de proporcionar ao cliente a experiência com agilidade e buscar sua fidelidade. Alexandre comenta o papel fundamental da inteligência artificial para melhorar esse atendimento individualizado.
“Fomos apresentados a muitas coisas, desde o uso de biometria para self-checkouts, lojas virtuais com realidade aumentada… sempre trazendo a inteligência artificial para gerar experiência envolvente para o cliente, lojas tão inteligentes e rápidas, quando a entrega por drones e robôs, seja dentro da operação logística, seja para entrega ao cliente”, citou Alexandre.
Carla cita também que outro ponto bastante falado foi sobre a saúde financeira dos negócios. Como as empresas precisam focar em se manter funcionando de forma sustentável financeiramente.
“As redes sociais e o mercado digital continuarão a viver uma expansão. O mundo está on line, precisamos nos atentar para esses processos, cada vez mais novos. Além disso, as empresas e colaboradores precisam estar alinhados. É enorme e necessário o desafio de encontrar, desenvolver, engajar e reter talentos. O senso de pertencimento é a maior tendência”, afirma Carla.
De volta ao Ceará, Carla e Alexandre acreditam que chegam com uma visão mais tecnológica para o negócios, sem perder de vista a missão de ser assertivos de forma simples, garantindo os colaboradores engajados com o mesmo propósito.
“Trabalhamos diariamente atentos as novidades do mercado, seja no nosso segmento, seja em outros onde podemos nos inspirar. A NRF chancela esse caminho e nos permite ampliar ainda mais essa visão de entregar de forma omnicanal ao cliente o que ele procura e despertar o desejo de consumir algo mais, trazendo a experiência e personalização a garantia da fidelização e para isso, precisamos contar com a tecnologia como aliada da jornada”, finaliza Alexandre.