Tendência

Disney Brasil apresenta estudo inédito sobre hábitos de consumo de streaming no Brasil

Por Redação

26/06/2025 08h54

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Pesquisa “Generation Stream” revela preferências, horários, perfis comportamentais e oportunidades para o mercado publicitário

A The Walt Disney Company Brasil divulgou os resultados da Generation Stream, pesquisa inédita no país que analisa o comportamento dos brasileiros diante das plataformas de streaming. A iniciativa faz parte do movimento da Disney de oferecer ao mercado informações estratégicas, agnósticas e consistentes, contribuindo com o desenvolvimento da indústria de mídia, entretenimento e publicidade no país.

O estudo, já tradicional nos Estados Unidos, foi aplicado pela primeira vez em âmbito internacional, com mil entrevistados brasileiros, revelando dados valiosos sobre hábitos de consumo, perfis comportamentais e oportunidades para marcas que desejam se conectar de forma mais eficaz com esse público.

“Existe uma curiosidade legítima do mercado em entender o que a Disney faz, como construímos conexões com nossa plataforma e os movimentos dessa indústria. Sendo o streaming o core do nosso negócio, precisamos trazer informação relevante e confiável”, afirma Giselle Ghinsberg, Diretora de Ad Sales & Partnerships da The Walt Disney Company Brasil.

Abertos ao mundo, conectados às raízes

Entre os principais achados, o estudo mostra que 98% dos brasileiros consomem conteúdos produzidos fora do país, enquanto 72% preferem produções de origens variadas. Apesar dessa abertura global, 63% se declaram conectados às raízes locais, e 67% consideram importante assistir a conteúdos brasileiros.

Resultados globais mostram que filmes lideram o ranking de preferência

Os conteúdos mais consumidos são os filmes: 78% dos respondentes afirmam assisti-los com frequência, seguidos por séries, animes, desenhos e esportes internacionais. Documentários, reality shows, eventos e shows também aparecem, embora com menor frequência. Um dado curioso: 70% do público torce por equipes que não são do seu país, mesmo quando se trata de conteúdo esportivo.

Perfis de audiência e oportunidades para marcas

Um dos destaques da “Generation Stream” é a criação de quatro personas comportamentais que definem como os usuários se relacionam com o conteúdo e com a publicidade dentro das plataformas. As quatro personas identificadas são:

  • Comfort Connectors: Buscam bem-estar, alegria e momentos de desconexão. Ideais para marcas que desejam estar presentes em rituais de relaxamento e conforto;
  • Empathetic Escapists: Sonhadores e introspectivos, consomem conteúdo como refúgio emocional. Propensos à publicidade alinhada ao conteúdo que assistem;
  • Social Shapers: Comunicativos e inspiradores, transformam o que assistem em conversa e influência. Público ideal para marcas que buscam relevância cultural;
  • Reflective Explorers: Nostálgicos, curiosos e engajados, procuram reflexões e crescimento pessoal no conteúdo. Alvo ideal para marcas com propósito e profundidade.