Destaque

Do estágio a liderança: as trajetórias profissionais de Tiago Caldas e Iara Avelino

Por Lucas Abreu

20/08/2024 16h12

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Primeira parte da série especial em comemoração ao Dia do Estagiário conta a trajetória de dois profissionais que começaram como estagiários e chegaram a cargos de liderança no mesmo segmento

Seja em uma agência de banco ou na redação de um jornal, existe uma figura jovem, de olhar curioso e com sede de pôr em prática tudo aquilo que aprendeu em sala de aula. Estes indivíduos estão em um período preparatório que lapidam seus talentos brutos e os preparam para o mercado de trabalho. Eles são Joãos, Pedros, Marias, Robertas, Diegos ou, simplesmente, estagiários.

Sancionada em 25 de setembro de 2008, a Lei nº 11.788 define o estágio como “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante”. Em março deste ano, o Brasil contabilizou cerca de 156 mil estagiários, conforme dados do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), e as estimativas é que o volume de vagas cresça 11% até o fim do ano.

Nesta mesma época, Fernando Oliveira, estagiário da Cajuína São Geraldo, recebeu as boas novas de que seria efetivado. Atuando como auxiliar de marketing, encontrou seu propósito atual na área do merchandising. Seu começo de carreira assemelha-se ao do seu chefe, o gerente de marketing Tiago Caldas, que, assim como ele, também fora estagiário da Cajuína São Geraldo.

A história de Tiago com a marca de refrigerantes de caju possui quase uma década. Em 2016, ele era estudante da Faculdade Paraíso do Ceará e trabalhava em duas agências, a DEZ8 Comunicação e a Fix Soluções Integradas de Marketing. No mesmo ano, o gerente comercial da São Geraldo, Rogério Tavares, precisa de alguém para integrar o setor de marketing da empresa.

Tavares pediu sugestões de nomes para a coordenação do curso de marketing da Faculdade Paraíso do Ceará. Entre os cinco nomes disponibilizados pela instituição, o de Tiago era um deles. Por ser alguém maduro e com certa experiência, Tavares o escolheu para o cargo de estagiário do setor de marketing da São Geraldo.

“Quando cheguei lá, não tinha nada de marketing propriamente dito. O setor estava parado. Quem fazia as postagens no Facebook da empresa era o pessoal do RH, a maioria era referente a datas comemorativas ou um comunicado da empresa. Então, eu criei o nosso Instagram do zero e fui pesquisar os nossos concorrentes para saber o que eles estavam fazendo e quais estratégias estavam adotando. Comecei a desenvolver um trabalho no Facebook da empresa e ele começou a crescer muito rápido, com um alto engajamento”, relata Tiago.

Além das redes sociais, Tiago lutou por melhorias para o setor de marketing e atualizou os anúncios publicitários que a São Geraldo veiculava nas programações de rádio e televisão do Ceará. Na mesma época, idealizou os Kits São Geraldo, que foram enviados para influenciadores e famosos de todo o país, projetando a marca nacionalmente.

O esforço na empresa garantiram-lhe a efetivação no ano seguinte, em setembro de 2017. Tiago assumiu a posição de assistente comercial e vivenciou uma rápida ascensão dentro da São Geraldo. De assistente comercial, tornou-se analista de marketing, em menos de um ano. Após quase dois anos e meio na função, foi promovido para coordenador de marketing. Neste período, que durou quase três anos, Tiago criou a agência interna da São Geraldo, a House, e junto da sua equipe, transformou a cajuína na 3ª marca que mais representa o Ceará, segundo o DataFolha Top Of Mind 2022-2023. Atualmente, Tiago ocupa a posição de Gerente de Marketing da Cajuína São Geraldo, liderando um grupo de 45 pessoas, incluindo o time de trade marketing e os representantes comerciais da marca.

Nos cargos de liderança, Tiago também geriu os estagiários do setor de marketing. Alguns deles, como Fernando Oliveira e Vanessa Duarte, permanecem ao seu lado, agora como funcionários. Os que não ficaram, lhe são gratos pelos aprendizados. Para Tiago, este é o maior desafio que alguém em posição de liderança possui, afinal, não basta apenas inspirar seu time, mas também é preciso desenvolver cada pessoa que ali está.

“Eu acredito que quando você entra em qualquer empresa como estagiário, você entra com o desejo de aprender. Quando você vai para uma posição de liderança, esse papel se inverte, agora você tem que desenvolver as pessoas, tem que ensiná-las pra que elas consigam crescer dentro da empresa. É preciso que nós, como líderes, possamos enxergar as pessoas e o potencial de cada um para que a gente consiga fornecer as ferramentas para que esse desenvolvimento ocorra”, afirma Tiago.

Tiago Caldas (à direita) em seu primeiro dia de trabalho na Cajuína São Geraldo. Ao seu lado, estão Michel Brasileiro (à esquerda) e Tamostênio Rodrigues (ao centro).

Diferente de Tiago Caldas, que fincou suas raízes na Cajuína São Geraldo, Iara Félix alcançou sua atual posição no mercado de trabalho, passando por diferentes empresas. Entretanto, a atual Gerente de Marketing do Shopping Eusébio nunca deixou de atuar no segmento que mais ama: os Shopping Centers.

Iara Avelino começou sua trajetória profissional no ramo publicitário em 2013. Na época, era estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC) e atuava na parte financeira do setor de marketing do Grupo Marquise. A empresa inauguraria, em novembro daquele mesmo ano, o seu novo empreendimento: o Shopping Parangaba. Iara recebeu o convite de sua líder para participar do processo seletivo que montaria a equipe de marketing responsável pelo novo empreendimento da Marquise. Após passar por entrevista, foi aceita e iniciou, imediatamente, seu trabalho.

“Quando eu comecei, eu passei por três meses bem intensos ali dentro do marketing do Shopping Parangaba. Foi uma experiência que me ensinou muito tanto tecnicamente quanto pessoalmente e eu amadureci muito. Quando a gente vê os shoppings de fora, a gente não imagina que tem toda uma equipe robusta por de trás para tomar todas as decisões que acontecem nos bastidores. Eu achava que o trabalho lá dentro seria algo mais administrativo, mas eu percebi que o marketing de shopping envolve todos os tipos de marketing possíveis, desde o trade marketing até a comunicação visual. Eu entrei pra dar suporte pra parte digital, mas eu acabei assumindo outras funções no processo que me abriram os olhos pro marketing de shopping e entender que ele era uma coisa maior”, relata Iara.

Além da inauguração, Iara lembra com carinho dos períodos festivos, ocorridos entre os meses de dezembro e janeiro. Entre suas memórias favoritas, estão o evento de chegada do Papai Noel, onde acompanhou de perto as reações alegres das crianças felizes com o acontecimento, e a primeira desmontagem de decoração natalina, onde estreitou laços com seus colegas de trabalho e encontrou sua verdadeira paixão profissional.

Após três meses de trabalho intenso, Iara foi efetiva e passou a atuar como auxiliar de marketing. Ao longo de sete anos, foi subindo de cargo, passando de auxiliar para assistente até o cargo de analista. De repente, recebeu o convite para assumir um posto de liderança no norte do país, como coordenadora de marketing do Manauara Shopping, em Manaus, também pertencente ao grupo Marquise. Após dias pensando, resolveu aceitar o desafio. Ela comprou suas passagens, organizou a mudança, fez as malas e voou para a capital amazonense. Só havia uma coisa que ela não esperava se deparar quando assumiu seu novo posto no início de 2020: a pandemia de Covid-19.

“Foi um grande desafio para mim este momento. Eu estava sozinha em um novo local, onde eu não conhecia ninguém e sem contato direto com as pessoas. Eu precisei desenvolver uma maturidade emocional muito grande e ser uma fortaleza. Além disso, teve esse desafio da mudança na estratégia. Quando a gente trabalha em shopping, a gente quer que as pessoas venham. Na época da pandemia, foi o contrário, a gente dizia: ‘por favor, não venham!’. Mas foi uma experiência que me fortaleceu bastante também”, relata Iara.

Iara passou quase dois anos no Manauara Shopping. Apesar de gostar do trabalho que desenvolvia lá, tinha saudades de sua terra, de sua família e de seus amigos. Em meados de 2021, uma nova figura apareceu em sua vida: Marília Ximenes. A gerente executiva do Shopping Eusébio ofereceu à Iara o cargo de gerente de marketing do local e o desafio de reestruturar o setor de marketing. Era a motivação que precisava para voltar ao Ceará.

Há quase três anos no cargo, ela está feliz com a nova ocupação. Está sempre acompanhada do seu estagiário Pedro Ícaro, por quem tem carinho, assim como todos os outros estagiários que passaram pelo seu setor. Ela concorda com Tiago Caldas em relação aos desafios de ser uma líder, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de pessoas.

“É desafiador liderar de todas as maneiras, porque pessoas são únicas e tem suas próprias características, tempos e experiências, mas o maior desafio é se manter firme pra ensinar e desenvolver essas pessoas. A gente vê muito no mercado as empresas buscando pessoas que saibam fazer tudo, mas não é bem assim que funciona. A gente precisa entender os processos, desenvolver habilidade e entender que nem as pessoas e nem nós mesmos sabemos de tudo”, afirma Iara.

Iara Avelino em 2013, quando atuava como estagiária do Shopping Parangaba

Além de compartilharem suas histórias com o Nosso Meio, Tiago Caldas e Iara Félix também deram conselhos aos novos profissionais do mercado:

“Faça seu melhor como se você tivesse o fazendo pra Deus. O seu supervisor pode não estar vendo, o seu gestor também não, mas Deus está e, uma hora, Ele vai te honrar. É o que eu sempre digo pra qualquer pessoa. Quando você achar que ninguém tá te vendo, Deus está e Ele vai te honrar”, afirma Tiago.

“Tenha paciência e seja resiliente, que as coisas vão acontecer no tempo certo e você ainda tem muito a aprender. Defina onde você quer chegar e que caminhos você quer percorrer, porque quando a gente não sabe pra onde ir, qualquer caminho é apenas um caminho e a gente pode acabar passando por situações que não vão nos levar a onde estamos destinados a estar. Tem que subir a montanha, galgar seu espaço, mas sem perder seu caráter e os seus valores, e também tem que buscar ensinar as pessoas e aprender também”, complementa Iara.