Mercado

Do ISE à FSB: reflexões sobre valor, estratégia e reputação nos negócios

Por Gabriela Veras

17/09/2025 19h01

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Executivos do Nordeste participaram de estudo de caso no ISE Business School e conheceram o ecossistema da FSB Holding

No segundo dia da Missão Nosso Meio, o ISE Business School, sede do IESE na América Latina, recebeu os 20 executivos(as) e gestores(as) do Nordeste. Com um estudo de caso sobre o time francês PSG, o professor Raphael Müller extraiu reflexões sobre o papel da estratégia e cultura no cumprimento dos objetivos do negócio.

Raphael Müller no ISE Business School

O professor destacou que a estratégia possui dois pilares: proposta de valor e cadeia de valor. “A essência da estratégia é a criação de valor. Ter uma estratégia eficaz cria um valor adicional”, comenta Müller.

O professor incentiva cada negócio a encontrar suas competências centrais e a partir daí gerar soluções para um problema da sociedade. “Encontrar as competências centrais únicas é o que fazem de um negócio algo realmente especial”.

No período da tarde, a Missão Nosso Meio emergiu na FSB, empresa com 45 anos de história e pioneira como um negócio de assessoria de comunicação. Nos últimos oito anos, a FSB tem adquirido outras marcas, e hoje possui um ecossistema de negócios.

“As marcas quando utilizam uma voz humana possuem uma maior capacidade de convencimento”, iniciou Marcelo Diego, sócio da FSB Holding, organização composta por 11 empresas que constroem diariamente a reputação de marcas como Zara, Natura, Vale, Gerdau, Stone, dentre outras.

Marcelo mostrou cases que utilizaram de um mesmo artifício para o enfrentamento de crises: a comunicação. O executivo da FSB pontua que a construção estratégica da holding possui três etapas: imersão, planejamento e implementação. 

Marcelo Diego, sócio da FSB Holding

“Para elaborar uma estrutura reputacional é necessário entender como a organização se relaciona com cada stakeholder”, falou o sócio.

Leandro Conti, sócio-diretor de marketing e novos negócios, deixou claro que a FSB se aprofunda na compreensão do verdadeiro problema do cliente. “Temos uma abordagem construtiva, não ativamos o ecossistema baseado na disciplina ou na tática, pensamos no resultado que o negócio precisa e quais empresas precisamos ativar para levar àquele resultado”, disse.

Leandro Conti, sócio-diretor de marketing e novos negócios

Leandro reconhece que a FSB se consolidou como referência na comunicação nacional e entende a importância de dividir com o mercado os aprendizados dessa trajetória. Foi com esse propósito que a holding criou a REPCOM, plataforma que reúne líderes e empresários para debater o papel estratégico da reputação nos negócios.

Participantes da Missão Nosso Meio na FSB Holding

A Missão Nosso Meio 2025 conta com o apoio do UOL, ISE Business School, Bain & Company, Guanabara e Gocase.