Impresso

Do Nordeste para o Mundo

Por Redação

13/06/2023 15h41

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Empresas que nasceram no Ceará e hoje fazem a diferença a nível nacional e internacional

De acordo com a Análise da Economia Nordestina (FGV/IBRE)/Março 2023, o somatório do PIB de apenas três estados (Bahia, Pernambuco e Ceará) representa 62,8% do PIB da região Nordeste (na média de 2002 a 2020). Destaca-se, respectivamente: o setor de Serviços; a atividade de Administração, Defesa, Educação e Saúde Pública e Seguridade Social, e o setor Industrial. Em contrapartida, em 2022, estima-se que o PIB da região Nordeste tenha crescido 3,4%, mais do que o observado no país, de 2,9%, com destaque, também, para o setor de Serviços.

Grandes empresas nordestinas estão em evidência no cenário nacional e internacional, em seus processos de inovação e expansão. A Aeris Energy é uma destas. Uma fabricante de pás eólicas brasileira que realiza desde a gestão da matéria-prima até a entrega do produto acabado (+ de 2.700 pás/ano), potencializando 3 GW de energia. Atuam com profissionais treinados para trabalhar com padrão de alta qualidade. A fábrica está em localização estratégica, no município de Caucaia, próximo a um dos principais portos do Brasil. 

O diretor de Planejamento e de Relações com Investidores da Aeris, Bruno Lolli, relata: “O Nordeste apresenta alto potencial para a geração de energia eólica, não é à toa que escolhemos a cidade de Caucaia para instalar a nossa fábrica. O principal fator considerado foi o mapa do vento do país: a região concentra mais de 50% do total potencial eólico brasileiro. Vemos o setor com bastante otimismo. As projeções do Global Wind Energy Council (GWEC) mostram que a demanda mundial, excluindo a China, deverá passar dos 40 GW instalados em 2022, para mais de 80 GW no ano de 2027, um crescimento médio de mais de 15% ao ano. Para contribuir com a transição energética e participar ativamente desse crescimento das fontes eólicas, seguiremos investindo em nosso parque fabril e em melhorias dos processos, tendo em vista que dados da GWEC também mostram que a capacidade instalada para fabricação de pás eólicas no mundo ocidental é pouco mais de 50 GW/ano, o que aponta necessidade de: investimento em expansão da capacidade e do reequilíbrio econômico-financeiro de toda indústria de energia eólica”.

A Aeris Energy atende os mercados nacionais e internacionais, produzindo pás eólicas personalizadas de acordo com o projeto de cada cliente. “Nos últimos dois trimestres, nossas entregas de pás foram destinadas exclusivamente ao mercado doméstico para garantir o cumprimento do cronograma de instalação dos parques eólicos atendidos por nossos clientes. Cabe destacar que os modelos de pás fabricados pela Aeris podem ser utilizados em diversas regiões do mundo e cabe aos clientes a definição do destino dessas pás. A retomada de volumes para exportação depende da relação entre a demanda dos clientes, nos diversos mercados nos quais atuam, e da capacidade disponível das fábricas que produzem cada modelo específico de pá”, reforça Bruno Lolli. 

A empresa também mantém uma unidade de serviços especializados com equipes atuando em diversas regiões do Brasil e em outros países da América – EUA, México e Argentina.  Desde 2013, existe a Aeris Service, prestadora de serviços especializados para aerogeradores, com expertise em manutenção, inspeção e reparos das pás eólicas, tanto de fabricação própria quanto de terceiros. Com matriz no Brasil e uma filial nos EUA, essa divisão tem um Centro de Treinamento Especializado, garantindo o desenvolvimento qualificado do time técnico que realiza a pintura, limpeza, manutenção preventiva e corretiva, além de inspeções fotográficas das pás. Participamos ativamente do processo de garantia das pás entregues aos clientes. “Também, estudamos ainda abrir uma fábrica no exterior, reativando nosso plano de internacionalização. Estamos em conversas com dois clientes que atuam no mercado norte-americano para viabilizar o projeto”, afirma o diretor de Planejamento.

Em meio às diversas certificações conquistadas pela Aeris Energy, o diretor Bruno Lolli relata: “Lidamos com ética, transparência e responsabilidade. Estas são nossas premissas de conduta. Temos internamente o Comitê de Pessoas, criado para atender as necessidades da Companhia e colaboradores no dia a dia. Nossa Política de Diversidade e Inclusão reforça o compromisso de combater qualquer tipo de discriminação, criando um ambiente de trabalho respeitoso e acolhedor. Assim, reforça que a junção de pessoas de diferentes origens, etnias, gêneros, formações e crenças, entre outras características individuais, formam o jeito de Ser Tão Aeris”.

Especialidade e inovação a todo vapor 

Entre as capitais do Brasil, Fortaleza, mediante análise de resultado do PIB 2020 (IBGE e IPECE), consta que tem o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste, sendo a 8º maior capital no ranking nacional (R$ 65 bilhões). Algumas das atividades econômicas com maior valor adicionado, no município de Fortaleza, é Demais Serviços, seguido de Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas. Vale, também, ressaltar que em se tratando de Ceará, o segundo município com maior participação no estado é Maracanaú, um dos poucos que possui a atividade Indústria de Transformação, entre as mais importantes para a contribuição do seu PIB. Em terceiro lugar, fica Caucaia. 

A empresa brasileira Vonixx está localizada nos três municípios: Fortaleza, Maracanaú e Caucaia. É especialista em produtos de carnaúba e atua no segmento de estética automotiva, desenvolvendo e fabricando produtos de alto padrão para cuidados de veículos. O parque fabril da Vonixx, localizado no Ceará, é considerado o maior produtor mundial de carnaúba, com mais de 11.200 m² e dispõe de um laboratório próprio, além de equipe comprometida e capacitada. Todas estas características são fundamentais para garantir excelência e qualidade em seus produtos. 

Uma das especialidades da empresa é a produção de ceras, em especial, as que contém em sua composição a carnaúba. A proprietária da Vonixx, Milena Maia, reforça: “Somos uma empresa genuinamente cearense e colaboramos para o Produto Interno Bruno (PIB) e para o Produto Nacional Bruno (PNB), já que exportamos nossos produtos. A Vonixx nasceu com o propósito de desbravar, primeiramente, o Ceará, depois o Brasil e, em seguida, o mundo. Tem o histórico da inovação sempre na busca incansável por melhores resultados, colocando sempre o cliente em primeiro lugar. Este é o nosso diferencial”. 

“Também, investimos em qualificação na área do embelezamento automotivo, o que foi muito importante durante a pandemia, em 2020, porque as pessoas ficavam desempregadas e tinham outra opção de renda. Ou seja, além dos empregos diretos que criamos, devido a nossa taxa de crescimento, de pelo menos dois dígitos todo ano, ainda geramos os empregos indiretos que são incontáveis, a nível Ceará e Brasil”, afirma Milena.  

Hoje, a Vonixx é líder em cuidados estéticos automotivos, na América Latina, e a única a expor na maior feira de produtos especiais automotivos do mundo, a Sema Show. A empresa trabalha com canais específicos e gestões diferentes para contato e atenção com seus clientes, nacionais e internacionais. Mediante o cenário de queda das exportações cearenses observadas em 2022, a boa notícia é que estão no caminho do crescimento.