14ª edição

Do passado ao presente deixando a sua marca

Por Redação

18/12/2024 11h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

O que empresas como M. Dias Branco e Grupo Telles têm em comum — e como trilharam sua trajetória de sucesso como conhecemos hoje

Segundo o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, em 2023, o número de empresas que fecharam aumentou 25% em comparação ao ano anterior. Em números, foram mais de 2 milhões de negócios encerrados. Diante de dados tão expressivos, surge uma questão: como uma marca consegue se manter sólida e inovadora no mercado ao longo do tempo? Talvez a resposta venha de marcas com histórias de décadas.

O grupo M. Dias Branco, que tem mais de 70 anos de trajetória para contar, começou em Fortaleza (CE), com uma pequena padaria chamada Imperial. O imigrante português Manuel Dias Branco trabalhou com o filho, Ivens, que sugeriu expandir o negócio e criar uma fábrica. Essa fábrica foi batizada com um nome que homenageia a Terra da Luz: Fortaleza.

Com o passar dos anos, o leque de produtos cresceu, o grupo abriu seu capital e a marca se consolidou como uma das principais empresas de massas e biscoitos do Brasil e do mundo. Um exemplo recente desse crescimento foi a aquisição da uruguaia Las Acacias, marcando sua entrada no segmento de massas super premium.

De acordo com Fábio Cefaly, Diretor de Novos Negócios e Relações com Investidores, essa compra é parte de uma estratégia de crescimento baseada em três pilares: mercado atual, adjacências e internacionalização. Para 2025, a M. Dias Branco pretende avançar com lançamentos de produtos de maior valor agregado, novos formatos de embalagem e diversificação dos canais de atuação. Na América Latina, o fortalecimento da marca recém-adquirida inclui o compromisso de ampliar o portfólio e aumentar o volume de produtos importados.

“A M. Dias Branco pretende seguir contribuindo de forma mais ampla para a economia do país, com um portfólio completo e de qualidade, feito para todos”, destaca Ceflay.

Se 71 anos são suficientes para construir uma história marcante, imagine 178. No século XIX, o que hoje conhecemos como Grupo Telles deu seus primeiros passos em uma pequena fazenda em Maranguape (CE). O português Dario Telles começou a produzir aguardente de cana-de-açúcar, dando início a um negócio de sucesso que já atravessa sua quinta geração.

Everardo Telles, membro do conselho administrativo e ex-presidente do grupo, atribuiu o destaque das marcas do conglomerado ao cerne familiar, com o comando delegado pelos Telles desde a fundação. Atualmente, o grupo é composto por oito empresas que atuam em diversos segmentos: Agropaulo Agroindustrial, Ceará Mirim, Ypetro, Naturágua, Yplastic, Santelisa Embalagens, Natucoco e o iPark Complexo Turístico.

O que essas empresas têm em comum, além da grandeza de seus nomes, é que surgiram com um sonho, um objetivo, um desejo. Para que essa ambição continue dando frutos e se mantenha relevante, a receita inclui inovação constante, adaptabilidade, qualidade e um forte vínculo com o público, que facilita o reconhecimento e reforça o desejo pelo produto.

No momento em que a influência digital domina o comportamento do consumidor, relembrar esses legados tradicionais é uma forma poderosa de fortalecer, construir confiança e criar conexões mais profundas com o público. As marcas mencionadas trazem um valor emocional que vai além das tendências passageiras, oferecendo uma narrativa rica que inspira e educa.