Inovação

Do segmento ESG, Verde Acqua é a nova startup do BS Innovation Hub

Por Redação

10/02/2023 13h27

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Voltada para o monitoramento hidráulico para edificações, a Verde Acqua  foi fundada em 2019 e no início deste ano começou sua trajetória no BS Innovation Hub 

 

Fundada em 2019 por Haroldo Barreira, a Verde Acqua é uma startup do segmento ESG responsável por uma tecnologia de monitoramento e gestão hidráulica para edificações. A ideia do negócio surgiu em 2015, quando Haroldo fornecia consultoria sobre o fornecimento de água para condomínios. Nesse período, a tecnologia de monitoramento não era utilizada e o trabalho demandava uma energia a mais da equipe.

 

“A VERDE ACQUA surgiu em 2019, mas já trabalhávamos com consumo de água em condomínios desde 2015. Inicialmente, nosso trabalho era na área de consultoria. Entrávamos no cliente sem custo algum e fazíamos ações, tanto corretivas como educativa e éramos remunerados com 50% do resultado dessas ações durante 2 anos. Nessa época, não contávamos com o uso de nenhuma tecnologia e tudo era feito de forma manual e bem arcaica, o que nos demandava muito tempo e investimento, tanto com mão de obra quanto com equipamentos para possibilitar essa redução do cliente. Sentimos falta dessa tecnologia para nos ajudar no nosso trabalho e encontramos a solução do monitoramento”, conta Maria Laura Barreira, sócia da Verde Acqua.

 

O sistema de monitoramento foi implementado na rotina de consultoria do Haroldo e tornou-se um equipamento essencial para a consultoria. A partir dessa tecnologia, Haroldo conseguia controlar à distância como estava funcionando o fornecimento de água, e, caso ocorresse algum vazamento, conseguiria impedir e evitar  impacto financeiro na conta de água. Após quatro anos, Haroldo viu na tecnologia de monitoramento a oportunidade de um negócio. A esposa, e atual sócia, Laura Barreira, entrou para somar no planejamento estratégico.

 

 

Em 2019 começamos a trabalhar somente com o monitoramento e é o nosso negócio até hoje. Oferecemos facilidade, segurança e economia através do uso da tecnologia para um monitoramento em tempo real de toda a estrutura hidráulica de qualquer edificação, auxiliando diretamente na gestão desse recurso que é tão importante no dia a dia de todos”, conta a sócia.

 

 

Atualmente, a Verde Acqua monitora mais de 160 edificações em Fortaleza, fiscalizando mais de 4,5 milhões de litros de água diariamente. Para entender na prática como funciona o trabalho da empresa, Laura Barreira, explica quais são os benefícios do monitoramento.

 

“Nós instalamos sensores no reservatório. Esses sensores captam dados como quantidade de água que entra, quantidade de água que sai, a velocidade de entrada e de saída, considerando pressão, gravidade, tamanho de cada reservatório. Os sensores enviam esses dados para uma Estação que instalamos próximo ao reservatório. Essa estação transmite os dados para o nosso servidor e o nosso sistema organiza esses dados transformando em informação útil para o nosso cliente”, explica.

 

Dessa forma, o monitoramento possibilita diferentes benefícios, como explica a sócia:

  • Identificar a média de consumo e enviar alarme via Whatsapp e e-mail

“Identificar, em tempo real, sua média de consumo, comparar com o que está sendo consumido atualmente e saber se está consumindo mais do que o padrão definido pelo próprio sistema. Nesses casos, o sistema envia alarmes, tanto via WhatsApp como via e-mail, para que o cliente possa verificar o que está acontecendo e, se for algum caso de vazamento, já consertar e o consumo voltar para sua realidade normal”, explica.

  • Checagem de vazamento

“Comparar o que está sendo consumido com o que está sendo marcado pelo hidrômetro. Dessa forma, consegue-se conferir se o hidrômetro está marcando corretamente ou se existe algum vazamento entre o hidrômetro e o reservatório”, conta.

  • Dados sobre o funcionamento da bomba

“Ter dados sobre o funcionamento da bomba, como vazão, quantidade de partidas e tempo que a bomba ficou funcionando. O que possibilita identificar a bomba de melhor vazão para priorizar a sua utilização, deixando a bomba de pior vazão para ser utilizada somente uma vez por mês. Além disso, o é possível identificar assim que a bomba começa a perder vazão, para já chamar a manutenção e corrigir o problema. É mais barato corrigir o problema quando ele começa a aparecer do que aguardar a bomba parar para realizar o conserto, além do que, trabalhar com a bomba forçada danifica ainda mais o equipamento e, sem o sistema, é inviável ter essas informações”, diz.

  • Linha de alarme em caso de falta de água ou alagamento

“Ter dados sobre o nível de água dentro do reservatório, com linhas de alarme em casos de eminência de falta de água ou extravasão. Esse controle, além de ser muito útil para evitar uma falta de água, é para evitar uma extravasão, preservando, em muitos casos, danificar estruturas caríssimas como elevadores. Como temos linhas de alarme, podemos ter mais segurança nessa regulagem de boia, permitindo que a bomba diminua consideravelmente o número de partidas, que é o momento que ela gasta mais energia e desgasta ainda mais o equipamento, trazendo ainda mais economia”, fala.

 

Chegando no BS Innovation Hub no início deste ano, a startup compartilha sobre a expectativa para esse novo momento. Empolgada, Laura conta que o Hub é um porta para várias oportunidades, inclusive é uma ferramenta de conexão com pessoas que podem engradecer o negócio.

 

“A expectativa é de desenvolvimento profissional, tanto na parte organizacional quanto comercial. Sentimos muito a necessidade de sermos vistos. Nossa solução é nova e ainda desconhecida por muitos, mas resolve a dor de muita gente e merece ser conhecida por todos. Aqui teremos suporte para o amadurecimento da Verde Acqua como empresa, possibilitando oferecer a melhor solução para o cliente e nos preparando para atender com excelência não só Fortaleza, mas o Brasil inteiro. Conexões também são esperadas, não só com clientes e parceiros, mas com pessoas que possam ajudar no desenvolvimento do negócio, com sugestões e ideias para melhorar sempre“, relata a sócia.

 

Para 2023, a Verde Acqua têm a expectativa de expandir o negócio nacionalmente. O mercado está abrindo inicialmente no Rio de Janeiros, mas os planos são de conquistar outros estados.

 

“Estamos abrindo mercado no Rio de Janeiro e para o ano de 2023 a expectativa é entrar em mais outro Estado. A longo prazo, a ideia é expandir para todo o Brasil. Com relação a produto, estamos desenvolvendo outros serviços que agregam ainda mais na solução com gestão em condomínios, com previsão para estar oferecendo já no segundo semestre de 2023”, finaliza.

 

Confira também:

A startup TecTeca chega no BS Innovation Hub

Associação Cearense de Inovação (ACI) chega ao mercado para fortalecer ecossistema local e atrair investimentos

Hostweb promove encontro sobre disaster recovery