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Dois meses de BBB 22: confira um balanço da repercussão nas redes sociais sobre marcas anunciantes

Publicado em

22/03/2022 13h41

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Assim como no primeiro mês, as provas foram as ativações que mais geraram conversas entre os internautas, especialmente a Prova do Líder

 

Com dinâmicas inusitadas, provas de resistência que bateram recordes e paredões muito aguardados pela audiência, o Big Brother Brasil 22 completou no último dia 17 dois meses no ar. O reality show permanece mobilizando os espectadores e movimentando as redes sociais, com comentários inclusive sobre as ativações realizadas pelas marcas. Para entender como foi a repercussão destas iniciativas, a STILINGUE, plataforma brasileira de insights baseada em inteligência artificial, coletou e analisou as conversas no ambiente digital em torno dos anunciantes no segundo mês do programa.

Entre 17 de fevereiro e 16 de março, o reality show teve 18 anunciantes, três a mais do que no primeiro mês. Com isso, o BBB 22 teve o dobro de festas patrocinadas e um aumento de 69% em menções a elas (264 mil). Além disso, pode-se perceber um acréscimo de 26% de menções a provas (646 mil).

Confira os principais insights sobre a visibilidade das marcas patrocinadoras e repercussões no ambiente digital:

Americanas é a marca mais citada no segundo mês do programa

O segundo mês do BBB 22 contou com 206 mil menções diretas ao nome das marcas patrocinadoras nas redes sociais. A Americanas (91 mil menções diretas) voltou a se destacar entre as marcas e se sobressaiu principalmente por conta de uma prova de resistência. Já a Avon (28 mil menções) teve maior visibilidade nas ativações de festa, ao marcar presença na noite que contou com Gloria Groove e Pedro Sampaio. E a PicPay (15 mil menções) esteve em evidência em provas do Líder e do Anjo.

 

Provas permanecem gerando maior exposição de marca 

Assim como no balanço do primeiro mês do programa, entre as possibilidades de ativação, as provas seguem como as mais promissoras, principalmente em razão do destaque que têm no ao vivo e da interferência direta delas na disputa. No período, foram 12 provas patrocinadas.

 

Tipos de provas que mais repercutem desde o início do programa

As Provas do Líder são as que geraram mais conversas nas redes sociais. As sete disputas patrocinadas, desde o início do programa em janeiro, somam mais de 580 mil menções, com destaque para as mecânicas de resistência, memória e habilidade. Só a Prova do Líder da Americanas, em 10 de março, gerou 234 mil menções. Estes números se referem às menções totais sobre as ativações nas quais as marcas estiveram inseridas no reality, sem necessariamente a citação do nome da marca. As Provas do Anjo aparecem na sequência, acumulando mais de 250 mil menções sobre as seis patrocinadas; entre elas, a que teve um jogo de tabuleiro da C&A, vencida por Arthur Aguiar, foi a mais comentada.

As disputas do Bate-Volta geram menor interação entre os internautas, provavelmente em razão de serem breves e por, muitas vezes, os internautas já estarem focados em suas torcidas para o paredão. O Bate-Volta que mais se destacou foi o patrocinado pela Above, no qual Gustavo venceu de virada contra Jade Picon, levando a influenciadora à berlinda mais esperada da edição.

 

Festas mais comentadas

Entre as quatro festas patrocinadas que aconteceram no segundo mês do reality, a que mais se destacou foi a da Pantene, que teve apresentação de Luísa Sonza e Liniker (que emocionou a sua amiga Linna ao entrar no palco); foram 92 mil menções à festa como um todo, sem necessariamente citar a marca. A segunda festa mais comentada foi a patrocinada pela Avon, com shows de Gloria Groove e Pedro Sampaio (75 mil no total).

 

Dinâmicas do jogo e ativações pontuais

O Almoço do Anjo, o Cinema do Líder e o Almoço do Líder têm mais ou menos repercussão de acordo com os participantes que venceram as disputas de cada semana e suas escolhas de acompanhantes, além das movimentações gerais do jogo.

Nas ativações pontuais, o Mega McBloco, que aconteceu na terça-feira (01/03) de Carnaval, lançou a linha de produtos tamanho mega do McDonald’s e foi o grande destaque do período (5 mil menções). A segunda mais comentada (2,2 mil) foi a ação do QuintoAndar, até então o último patrocinador a estrear na temporada, que foi elogiada pelos internautas.

Para divulgar insights referentes ao BBB 22, a STILINGUE criou uma newsletter aberta e enviada três vezes na semana – às segundas, quartas e sextas – com um resumo dos principais tópicos comentados no ambiente digital.

Para inscrição acesse o link. Além disso, a plataforma disponibiliza um painel aberto e gratuito especificamente com dados quantitativos em tempo real sobre o reality.