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Doramas no Brasil: A nova sensação dos streamings e seu impacto cultural

Por Redação

25/05/2024 10h00

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O Brasil é o terceiro lugar no mundo e o primeiro nas Américas onde houve maior aumento de audiência dos doramas coreanos

Os doramas, ou dramas televisivos asiáticos, especialmente os sul-coreanos, têm crescido significativamente em popularidade ao redor do mundo. Originários do Japão e da Coreia do Sul, esses programas de TV abrangem uma variedade de gêneros, incluindo romance, comédia, drama histórico, e suspense.

O mercado de doramas tem visto um crescimento significativo em popularidade global nos últimos anos. De acordo com um relatório conjunto da Korean Foundation for International Cultural Exchange e o Ministério da Cultura, Esportes e Turismo da Coreia do Sul, 61.1% dos entrevistados consumiram mais conteúdo coreano, incluindo dramas, em 2021 comparado ao ano anterior.

Serviços como Netflix, Viki, e Amazon Prime têm sido cruciais na disseminação global dos doramas, oferecendo legendas em diversos idiomas e trazendo novos públicos. O mercado de doramas no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos, acompanhando essa tendência global de aumento na popularidade dessas séries asiáticas. 

No Brasil, os doramas conquistaram uma base de fãs fiel, que consome ativamente novos lançamentos e participa ativamente de discussões online sobre suas séries favoritas.

“Os doramas atraem espectadores brasileiros por várias razões: suas tramas envolventes, a qualidade da produção e a culturalização dos personagens e histórias, que muitas vezes exploram temas universais de amor, amizade, e superação”, afirma o coreano Jimmy Park, formado em História e Literatura Coreana, em entrevista. 

De acordo com um estudo feito pela Netflix, entre 2019 e 2022 o consumo desse tipo de conteúdo sextuplicou. E durante o primeiro semestre de 2023, cerca de 16 doramas chegaram no Top 10 produções mais assistidas no Brasil.

Segundo o Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, em uma pesquisa realizada em 18 países pela Fundação Coreana para Intercâmbio Cultural Internacional, entre setembro e novembro de 2020, o Brasil é o terceiro lugar no mundo e o primeiro nas Américas onde houve maior aumento de audiência dos doramas coreanos.

As produções que antes já eram populares entres os fãs de K-pop, gênero musical que conta com artistas que dominaram o cenário mundial, como BTS e BlackPink, agora também são assistidas por quem não necessariamente consome esse conteúdo. A empresária Sui Chaves, de 32 anos, é uma das milhões de fãs brasileiras dos doramas que nunca tinha consumido nada sobre a cultura, até ser capturada pela “onda dorameira”.

“Comecei por curiosidade, mas rapidamente me apaixonei pelas histórias e personagens. Os doramas me apresentaram a cultura asiática, e agora consumo muitos produtos dessa região, como cosméticos e roupas. Meu sonho é viajar para a Coreia do Sul um dia e conhecer de perto tudo o que vejo nas séries”, afirma a jovem. 

Nos anos 1990, a hallyu ou “onda coreana” passou a difundir a cultura coreana ao redor do mundo. Para gerar mais riqueza no país, o governo coreano passou a investir nos doramas, gerando mais empregos, principalmente para o meio artístico, além de atrair turistas para o país.

Outro fator importante é o amplo acesso à internet e o surgimento de serviços de streaming, possibilitando maior globalização das produções cinematográficas, séries e outros conteúdos televisivos. Neste ano, a Netflix investiu mais de 600 milhões de dólares em obras coreanas e agora as produções são exibidas frequentemente em suas redes sociais.

A diferença cultural também chama atenção e revela detalhes que geram curiosidade no público. 

“Os k-dramas expressam muito bem as emoções humanas. As pessoas simpatizam com as emoções dos personagens. Independentemente da diferença cultural e da barreira do idioma, as pessoas podem sentir o que os personagens sentem. K-dramas capturam pequenos momentos que representam verdadeiras histórias de vida. Às vezes, não é fácil para as pessoas falarem com o coração, mas k-dramas fazem isso por você”, comenta Jimmy Park.

Em um levantamento inédito, a Nuvemshop — plataforma líder na América Latina para criação de lojas virtuais — revelou que, no Brasil, houve um crescimento de 37% nos produtos da cultura coreana em relação ao ano passado. 

Para a pesquisa, foram analisadas as vendas de pequenas e médias empresas online brasileiras durante janeiro de 2022 a julho de 2023. Apenas em 2023, essas lojas venderam cerca de 20 mil produtos do nicho, sinalizando que o segmento vem crescendo.

É inegável que os doramas têm se estabelecido como uma força importante na indústria do entretenimento global, influenciando culturas, mercados e tendências em diversas regiões do mundo.