Visando o mercado internacional, a nova atualização do aplicativo Conecta Alimentos foi apresentada pelo Sindicato na Casa da Indústria
O Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (Sindialimentos) apresentou, no último dia (19/11), a nova versão da sua plataforma de e-commerce: o Conecta Alimentos.
Na presença de centenas de convidados que participaram do evento na sede da Fiec, as empresas
associadas ao Sindicato acompanharam como poderão expor seus produtos e responder a pedidos de orçamentos solicitados pelos consumidores no novo canal digital de vendas.
O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, ressaltou na abertura do evento a necessidade de organização das empresas em sindicatos e a abertura que a Casa das Indústrias do Ceará possui para formalizar parcerias, inclusive com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
“Atualmente, nós temos capacidade de sistematizar vários tipos de registros de dados, através do nosso Observatório da Indústria. É o caso dos preços praticados em qualquer lugar do mundo. Dessa forma, à medida que as indústrias se congregam por meio dos sindicatos e fazem uso da casa deles, a nossa Casa da Indústria, nós temos como fazer o nosso mercado evoluir”, revelou Ricardo.
Suzana Peixoto, Coordenadora do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas (Procompi) da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) também elogiou a iniciativa do Conecta Alimentos, refletindo que viabilização do e-commerce do Sindicato é um convite a participar da nova industrialização que o país vivencia.
O lançamento do Conecta Alimentos contou ainda com um talk show entre os empresários Carlos Prado e Fábio Régis. Os dois são, respectivamente, o primeiro vice-presidente da Fiec e o fundador do Sítio Barreiras.
Na ocasião, Carlos Prado falou sobre sua trajetória de mais de 30 anos na Federação e, mais recentemente, da liderança na implementação do Hub de Hidrogênio Verde no Ceará. Já Fábio Régis é responsável pela maior produtora de bananas do Brasil, que mantém um projeto de educação para os filhos dos colaboradores, baseado modelo de Escola Lean e na cultura asiática de investir na formação holística.
Isaac Bley, presidente do Sindialimentos Ceará, fez questão de ressaltar a conquista de ter um canal digital de vendas.
“Esse é o resultado de um trabalho que já vem de outra gestão do Sindicato e tende a acelerar a comercialização de produtos com um público maior. Dispomos ao mercado essa ferramenta disruptiva e já temos um plano de evolução definido que será implementado começo do próximo ano”, afirma.
O Conecta Alimentos se caracteriza como uma iniciativa que já conta com 69 empresas e 385 produtos cadastrados. Para o ano de 2025, a ideia é triplicar esses números, seguindo sempre na perspectiva de ampliação de mercado, além dos ganhos de roteirização e da publicidade do negócio.