É preciso dar vida aos projetos que as empresas acreditam para transformar cenários e a vida das pessoas

Por Redação

14/05/2025 10h18

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Estudar, testar, planejar — tudo isso é essencial. Mas de nada adianta se não houver coragem para realizar. Vivemos em um mundo onde ideias brilhantes muitas vezes ficam apenas no papel, enquanto os problemas reais das pessoas clamam por soluções tangíveis. As marcas e os gestores precisam sair do lugar do discurso e ter iniciativa de fazer. É preciso testar, é preciso criar soluções para os problemas reais dos consumidores.

Falar que somos todos digitais em um mundo que já caminha para novas rupturas e avanços tecnológicos como IA, por exemplo, é chover no molhado. Quando falamos em compra pela internet, o e-commerce no Brasil tem mostrado um crescimento impressionante. Em 2024, o setor registrou um faturamento de mais de R$ 200 bilhões, com um crescimento superior a 10% em relação ao ano anterior. Esse aumento foi impulsionado por datas sazonais, campanhas promocionais e pela busca dos consumidores por experiências de compra personalizadas, rápidas e seguras só para citar alguns exemplos.

Mesmo em regiões mais distantes do Brasil,  como os estados do Maranhão e Piauí, o comportamento digital está presente e evoluindo. No entanto, esses mercados, muitas vezes, são esquecidos ou subestimados pelas grandes marcas que ainda olham o Brasil sob uma lógica homogênea. Foi nesse cenário que nasceu a 365 Medeiros — um projeto movido por visão estratégica, entendimento profundo da realidade local e do comportamento de compras das pessoas e da escassez que elas enfrentam e da coragem para fazer diferente. Uma plataforma criada com base na ciência do consumo, nos estudos práticos de neurociência mas, acima de tudo, na sensibilidade de quem escuta de perto as dores e os desejos do cliente.

Esse artigo é sobre isso. Não é para mostrar para os leitores conceitos e frases de efeito que por diversas vezes não saem do papel e é também para motivar outros empreendedores a apostarem em suas crenças, visões, projetos e atitudes que transformam

Do Maranhão para o futuro: como a plataforma 365 Medeiros está revolucionando o varejo B2B com neurociência e economia comportamental

Em outubro de 2024, nasceu oficialmente a 365 Medeiros — uma plataforma digital 100% voltada ao varejo B2B do Maranhão e do Piauí, com funcionamento ininterrupto: 24 horas por dia, 365 dias por ano. O projeto é pioneiro em seu segmento ao unir logística de ponta com os princípios da economia comportamental e da neurociência aplicada ao consumo.

A iniciativa foi desenhada, pesquisada e liderada por mim, que durante um curso que tive a oportunidade de realizar na universidade de Harvard nos Estados Unidos sobre estratégias disruptivas e metodologia “Jobs to be done”, pude constatar o que já suspeitava: existe uma lacuna crítica no acesso a produtos alimentícios de qualidade por parte de pequenos comerciantes e operadores do food service em regiões menos assistidas. O modelo tradicional de distribuição, aliado à lógica de grandes metrópoles, não dialogava com as realidades locais desses empreendedores.

Eu tive a sorte de me conectar em 2020 com a Medeiros Distribuidora, uma empresa que nasceu no Maranhão com operações em todo o estado e com presença forte no Piauí. Após contribuir com o rebrading da marca e entender que ali era o local mais adequado para “experimentar o novo“ tive apoio e motivação para ir além. E quando apresentei o projeto para a CEO da empresa, eu sabia que mesmo diante de um grande desafio, seria possível. Ao investir em uma plataforma digital intuitiva, baseada em ciência comportamental e com atendimento humanizado, a 365 Medeiros se posiciona como uma ponte estratégica entre a indústria alimentícia e os pequenos comerciantes do Nordeste. A plataforma foi desenhada para ser simples, acessível e adaptada ao modo como o público-alvo realmente compra e decide.

A comunicação da marca foi estruturada com base em gatilhos mentais como escassez, prova social e aversão à perda — princípios amplamente reconhecidos por especialistas como Kahneman, Thaler e Lindstrom. A jornada do cliente, os fluxos de compra, a arquitetura do site e até os roteiros de atendimento foram pensados à luz da neurociência e da psicologia do consume.

A aposta deu certo: em apenas dois meses após seu lançamento, a plataforma ultrapassou a marca de R$ 1 milhão em vendas. Hoje, atende milhares de comerciantes com entrega gratuita, sortimento inteligente e um time remoto de SDRs e CS treinados sob os pilares da empatia, agilidade e propósito. A gestão do projeto é compartilhada entre os setores de marketing e operações da Medeiros Distribuidora, garantindo que o posicionamento da marca continue fiel à sua essência: transformar realidades por meio do acesso, da eficiência e da inovação.

Mais que uma solução de e-commerce, a 365 Medeiros representa uma mudança de paradigma no mercado de distribuição de alimentos. Um projeto concebido no Maranhão, mas com ambição nacional: tornar-se o maior hub digital logístico do Nordeste até 2027. Um exemplo claro de como o marketing, quando guiado pela ciência e pela sensibilidade social, pode gerar impacto, prosperidade e transformação.

Referências Bibliográficas:

ASH, Tim. A mentira da racionalidade. São Paulo: Gente, 2022.
CHRISTENSEN, Clayton M. Muito além da sorte. São Paulo: M Books, 2017.
KAHNEMAN, Daniel. Rápido e devagar. São Paulo: Objetiva, 2012.
LINDSTROM, Martin. A lógica do consumo. Rio de Janeiro: HarperCollins, 2018.
THALER, Richard. Nudge. São Paulo: Objetiva, 2008.
CARVALHO, Maytê. Persuasão. São Paulo: Buzz, 2020.
HOUSEL, Morgan. A psicologia financeira. HarperCollins, 2021.

Simone Moura
Consultora e CEO da Ping Pong
Simone Moura é formada em comunicação social, especialista em branding, MBA´s nas áreas de marketing, comportamento de consumo e neuro marketing, e cursos de especialização na Universidade de Harvard em disrupção e teorias Jobs to be done. Mestre em Comunicação e novas tecnologias pela Universidade do Minho, Portugal. Possui 30 anos de atuação profissional e já contribuiu para vários players de diversos segmentos como indústria, varejo, serviços e publicidade e propaganda. Simone tem vasta experiência em planejamento estratégico de comunicação com foco em propósito, posicionamento de mercado e gestão de branding. É embaixatriz da Ikigai Brasi. Fundou a Ping Pong Estratégia em 2010 e atua em todo o Brasil.