Conheça as sete estratégias previstas para as marcas conversarem com os consumidores na segunda data mais importante no calendário varejista brasileiro
Desde 2010, a Black Friday faz parte do calendário que movimenta o consumo no país. Tímida e rodeada de desconfiança por ser uma novidade para o brasileiro, ainda precisava vencer a má reputação de fraudes e falsos preços com descontos praticados por lojistas, especialmente no ambiente digital. Mas não demorou muito para a data ser absorvida pelo público e por empresários, tornando-se uma das apostas do comércio. Para colaborar com a estratégia de venda das marcas nesse período, a EBMQUINTTO traz suas análises de mercado para prever o que virá no mês de novembro deste ano.
O resultado da pesquisa divulgada pela EBMQUINTTO sobre o Mercado Shopping, em agosto, traz a Black Friday como principal data que vai movimentar o consumo nesse segundo semestre, com 44% de intenção de compra.
“A maioria dos consumidores, além de desejarem sanar suas necessidades gerais na Black-Friday, pretende adiantar as compras natalinas na semana do Black Friday se as vantagens estimularem esse comportamento. Isso é uma oportunidade de impactar visualmente o grande volume de consumidores com campanhas internas sobre o período natalino, já durante a Black Friday, por exemplo”, explica Lucas Dorini, Head Digital e Inteligência da agência.
A pesquisa também aponta que práticas promocionais como “Leve 2, “Pague 1” e “Frete Grátis” são fundamentais para a decisão de compra na semana da Black Friday.
“É importante que isso fique claro para os consumidores, além de deixar transparente a política dos preços praticados anteriormente para que o cliente possa dar mais valor àquele investimento”, ressalta o especialista.
Sobre as estratégias de venda e de contato com o público para 2021, o sócio-diretor Thiago Peixoto explica que as transformações na dinâmica social provocadas pela pandemia impactou diretamente na maneira de consumir e comunicar.
“As barreiras quebradas entre o on e o off, entre o físico e o digital, multitelas, multicanais e uma somatória de dados à disposição trouxeram a necessidade de repensar o todo: do negócio à operação”, conta Thiago.
A partir de análise de dados, a EBMQUINTTO enxerga algumas tendências, tais como:
- Comunicação Humanizada;
- Comunicação focada em jornada de consumo;
- Microtargeting como fermento de formação de base de influenciadores reais das marcas;
- Engajar é também ter o público como agente produtor de conteúdo das marcas;
- Planejamento e criatividade balizados em dados;
- Resultados monitorados e mensurados em real timing;
- Agilidade em resolver a necessidade do cliente.
A pandemia mudou consideravelmente o comportamento de compra dos consumidores e, deu ao universo online, uma súbita aceleração. E isso, não é uma novidade. Em pouco tempo, toda a cadeia varejista precisou impulsionar iniciativas de venda digital para lidar com um cenário atípico. Esse cenário “colaborou” com a Black Friday, uma vez que a data cresceu mais de 26% em 2020. Assim, há uma grande expectativa em torno do número de vendas online na Black Friday 2021.
“No digital, para o sucesso, é necessário focar em conteúdos e campanhas 100% voltados para venda, trabalhando toda a jornada de experiência e compra dos usuários digitais”, destaca Thiago Peixoto.
Uma outra pesquisa, realizada pela Offerwise sob encomenda do Facebook, aponta que o número de consumidores brasileiros que pretendem comprar online na data é 29% maior em relação ao ano anterior. Tal tendência tende a aumentar, ano após ano. Sobre esse resultado, Lucas Dorini comenta:
“Quando falamos sobre compras online ou física, precisamos parar de olhar para elas separadas e realmente termos em mente que não importa o canal que a venda acontecerá e, sim, se está ofertando possibilidades variadas para o seu cliente comprar, afinal, os hábitos e preferências seguem uma tendência, mas não invalidam nenhum canal de venda, seja físico ou digital. A vantagem de um e-commerce está balizada no clique, no poder de comprar em qualquer horário e em qualquer lugar. Mas as pessoas não deixaram de sair de suas casas, de buscar entretenimento, uma programação cultural, de desejar se alimentar em um restaurante ou frequentar um bar com seus amigos, ou mesmo de comprar artigos para sua casa, família ou para si. E, como falamos em nosso Data Report de shopping: esteja presente na jornada do seu cliente, seja física ou on-line, gere atrativos, benefícios e preços claros para aproveitar esta segunda maior data varejista do Brasil e isso poderá impactar positivamente na lucratividade do seu negócio”, resume.
PRÓXIMO DATA REPORT
A EBMQUINTTO irá lançar novo Data Report neste mês de outubro, com pesquisa voltada para o mercado varejista. O documento apresenta o recorte das necessidades dos consumidores, o que eles esperam das marcas e quais as suas intenções futuras de compra, passando pela Black-Friday, pelo Natal e início do ano de 2022.
Para conferir na íntegra, gratuitamente, todos os estudos da EBMQUINTTO, acesse: comercial.ebmquintto.com.br.
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