Em um momento de retomada de mercado, possuir dados que auxiliam as tomadas de decisão é ir ao encontro das necessidades e comportamentos dos consumidores, assegurando uma comunicação relevante e estratégias que garantam mais sucesso aos negócios. É com essa ideia em mente, que a EBM QUINTTO lançou um novo estudo sobre o mercado de shoppings de Fortaleza.
A pesquisa de mercado realizada pela equipe da EBM, apresenta números e insights locais, visando a compreensão dos hábitos de consumo e intenção de compras dos consumidores cearenses para o 2º semestre de 2021, tendo como objetivo um melhor entendimento sobre o perfil de consumo físico e digital dentro dos shoppings, incluindo as suas preferências.
Segundo Paulo Victor, sócio-diretor da agência, a EBM QUINTTO, como uma agência Data Driven, acredita que as tomadas de decisão mais assertivas são aquelas baseadas em dados e pesquisa. A implantação da cultura Data Driven nas organizações é obrigatória nos dias de hoje e ajudar as empresas nesta formatação é a missão da EBM.
“Entregar resultados com base em decisões inteligentes: isso sim importa. E esse é o ponto, oferecendo ao mercado leituras segmentadas e de fácil entendimento, buscando gerar dados, tendências e insights sobre o segmento estudado. Buscando que as empresas e empresários, enxerguem as tendências do seu segmento, comportamento da população consumidora e assim, naveguem nas oportunidades.”
De acordo com Paulo, o Data Report Mercado Shopping já é o quarto Report de pesquisa realizado pela EBM QUINTTO. “Tivemos essa iniciativa em Abril de 2020, no auge da pandemia, com dois reports sobre o mercado, um sobre a ótica dos consumidores e outro sobre a ótica dos empresários cearenses. A repercussão foi tão positiva que decidimos voltar com o projeto em 2021, oferecendo agora reports específicos por segmentos de mercado, tendo já lançado em Junho o Report Mercado Saúde, que trouxe muita informação relevante sobre o tema no Brasil e Ceará.”
Confira alguns números da pesquisa sobre o Data Report do mercado de shoppings de Fortaleza:
- Retomada: 79% dos entrevistados já voltaram a frequentar shopping após a pandemia.
- Principais motivos: os dois principais motivos na hora de escolher o local das compras são “Preço baixo” e “Custo-benefício” de contar com lojas, serviços e alimentação em um único ambiente.
- Principais motivos de escolher um shopping: As três principais preferências estão ligadas a variedade de lojas, cinema e localização próxima de casa.
- Recall de Compra: segundo 42% dos respondentes, o shopping é o primeiro lugar que pensam quando pretendem comprar algo.
- Plataformas online para compras em shopping: embora 63% considerem como um grande diferencial e 25% como médio diferencial, há uma alta parcela que só ouviu falar ou não conhece, que, juntos, somam 81%.
- Intenção de comprar em datas do 2o semestre: o resultado da pesquisa reflete a ordem: Black Friday (44%), Natal (35%), Dia dos Pais (21%) e Dia das Crianças (19%). Comemorações com familiares, amigos e colegas de trabalho, ficam com 17% da pretensão de compras.
Para Paulo Victor, dentre muitas informações relevantes presentes no Report, eles puderam destacar que grande parcela do mercado consumidor já está frequentando regularmente os grandes shoppings da cidade e com intenção de consumo, mas seu maior foco está na busca por um bom custo-benefício na hora da compra.
“Conseguimos constatar também que as datas com maior potencial de faturamento, no segundo semestre são a Black Friday e Natal, consolidando a forte tendência e potencial de consumo para o final de ano. Esses e outros insights sobre o mercado de Shoppings no Ceará podem ser encontrados em nosso mais recente Report e convido todos a baixarem gratuitamente em nosso site comercial.ebmquintto.com.br ” – finaliza ele.
Confira Também:
• EBM QUINTTO apresenta estudo com dados, tendências e insights sobre o segmento da Saúde.
• Entrevista com Duda Brígido – Sócio-diretor da agência EBM Quintto
• O Banco do Nordeste comemora 69 anos com recordes históricos em campanha criada pela EBM Quintto