Campanhas

Ecad lança nova campanha em defesa dos direitos autorais

Por Redação

18/10/2024 09h11

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

A campanha começa a ser veiculada este mês para reforçar que compositores e artistas têm o direito de receber por suas criações musicais

A música tem o poder de marcar momentos importantes e é um dos motores da economia criativa do país, impulsionando diferentes negócios e eventos. Em defesa da música e de seus criadores, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lança este mês uma campanha institucional com o conceito “Música tem dono”.

Criada pela agência Camisa 10, a campanha se propõe a construir uma comunicação direta com quem utiliza música em locais de frequência coletiva para reforçar a conscientização sobre a obrigatoriedade do licenciamento musical e do impacto social promovido pela remuneração da classe artística.

A campanha prevê alcançar diferentes segmentos responsáveis pelo pagamento de direitos autorais. Inicialmente o foco será o segmento de Usuários Gerais, que engloba restaurantes, bares, lojas, hotéis, academias e demais estabelecimentos comerciais. Com diferentes formatos de mídia, estão previstas ações como landing page, campanha em redes sociais, spots publicitários, branded content em portais de notícias locais além da exibição do filme da campanha em plataformas de grande alcance, como Globoplay, Spotify e UOL.

O filme da campanha apresenta um enredo que mostra como a vida e o mundo são melhores com música e destaca vivências e momentos do dia a dia que são inimagináveis sem ela, como a canção que marca os relacionamentos, os shows inesquecíveis, as memórias musicais da infância ou a trilha sonora que motiva a todos na academia. Por fim, ressalta a importância de reconhecer que toda música tem um dono e, por isso, o pagamento dos direitos autorais é garantido no Brasil.

“Como a música está em praticamente todos os lugares e faz parte de nossas vidas, algumas pessoas esquecem que ela tem dono e que alguém foi responsável por sua criação. A campanha foca em trazer essa mensagem sobre a importância de respeitar o trabalho musical e reconhecer que ele deve ser remunerado. Nosso objetivo foi fazer uma campanha leve e que apresentasse essa conexão da música com o nosso dia a dia”, explica Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.

FICHA TÉCNICA:

Cliente: Ecad
Agência: Camisa 10
Direção de Criação: Bruno Richter e Victor Vicente
Redator: Victor Vicente e Bruno Castor
Direção de Arte: Bruno Richter, Pedro Thiago e Jennifer Dias
Mídia ON: Diogo Azevedo e Caio Imenes
Mídia OFF: Jussara Barbosa
Programação LP: André Zupekan
Diretora de Planejamento, Contas e Mídia: Erika Millan
Produção dos Filmes: Silence
Aprovação: Paula Novo, Susana Batista e Marcela Pennafort Borga