Impresso

Negócios: Astor Capital explora nicho de gestão patrimonial de famílias no Nordeste

Por Redação

02/06/2022 10h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Os empresários Francisco Morel e Rodrigo Frota estão à frente da empresa de formato multi family office que gerencia mais de BRL 1,25 bi de famílias nordestinas.

 

Com o propósito de organizar e perpetuar o patrimônio de famílias, a cearense Astor Capital elevou o conceito de gestão patrimonial independente no Nordeste. A aposta no family office visa construir um ambiente que atende, de forma especializada e abrangente, demandas de famílias com grande patrimônio. Para isso, um time de 25 profissionais e fundadores com mais de 15 anos de experiência de mercado oferecem soluções de gestão de investimentos, com assessoria focada na estrutura de governança, sucessão e até filantropia, preservando legados e histórias.

 

Fundada a partir de uma fusão entre boutiques financeiras, a Astor Capital nasceu com a ideia de oferecer serviços customizados entendendo, no detalhe, a regionalidade e aspectos culturais do Nordeste. A longevidade e a preservação do legado de uma família estão intimamente relacionados aos comportamentos e crenças culturais de um conjunto de indivíduos unidos.

 

“Entregamos soluções completas, entendendo que a família vai se tornando mais complexa à medida que seu patrimônio e gerações evoluem no tempo. Planejar e gerir o patrimônio são ações fundamentais para a visão de futuro das famílias, assim como ter, em um único lugar, a capacidade de tornar fácil e conveniente a vida dessas pessoas, prestando serviços de apoio direto, desde auxiliar no pagamento de contas de rotina a declaração de seu imposto de renda”, explica Francisco Morel, economista e sócio da Astor, que já atuou em mais de 80 projetos de consultoria organizacional com foco em gestão da rotina e transformação cultural.

 

Gestão de patrimônio e serviços da família

 

A possibilidade de focar nas jornadas de forma individual, sabendo que os recursos e demandas familiares estão sendo bem geridos, com propósito e objetivos, é uma das principais razões pelas quais famílias buscam um serviço de family office. Assim, educação financeira e governança são premissas básicas para os negócios de grandes famílias.

 

“O conceito de escritório da família existe há bastante tempo. Por isso, é louvável trazermos acesso a este serviço em uma região tão abundante em riqueza. Com muita responsabilidade e discrição, várias famílias clientes já estão conosco há mais de uma década, isso nos faz entender e acompanhar os diferentes estágios de evolução de uma entidade assim”, acrescenta o gestor CVM da Astor, Alexandre Frota.

 

A gestão de patrimônio e apoio às famílias é um serviço crescente no mercado mundial e nacional. Rodrigo Frota, CEO e sócio da Astor, explica que é atraente a ideia de que é possível organizar e gerar mais riqueza para as próximas gerações. “Gerir o crescimento e manutenção da riqueza são tarefas importantes, mas quando pensamos em famílias, vale ainda mais garantir o legado e sua história”, finaliza.

Rodrigo tem expertise de mais de 15 anos em posição de gestão de projetos, fundou diversas empresas, foi CEO do grupo Colosso, e é investidor em estágios de Seed, Venture Capital e Private Equity através da ROQPAR Investimentos. É também membro dos conselhos de administração do Grupo Edson Queiroz, Simpex Incorporações, Metalix Estruturas Metálicas, Colosso Entretenimentos e Memori Assistência Familiar.