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Conversational Marketing: o que é e porque essa será a tendência para os negócios em 2023

Por Redação

18/12/2022 15h45

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Entenda como as pequenas e médias empresas podem se beneficiar através do Conversational Commerce

 

Sabendo das mudanças aceleradas do padrão de consumo e da consolidação da jornada não linear do cliente no mercado nos últimos anos, é necessário estar aberto à adaptabilidade dos negócios. O acesso ilimitado de informação, o bombardeio de mensagens diretas das marcas que só se proliferam e buscam diferencial competitivo e o poder de voz ampliado do consumidor são os principais fatores que constroem o novo cenário do marketing. No plano de fundo está a adoção massiva de Messaging nos últimos 15 anos, intensificada na pandemia da COVID-19.

 

A evolução dos softwares de mensagens instantâneas e a explosão das redes sociais – que também têm recurso de conversação – passou a ganhar uso exponencial. No Brasil, o destaque é o WhatsApp. Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box mais recente, 99% dos brasileiros têm o WhatsApp instalado nos seus mobiles. Desses, 84% das pessoas usam diariamente e 81% conversam com as marcas no WhatsApp. Esse componente não existia antes da pandemia e isso é uma tendência irreversível no mundo do marketing.

 

Hoje, observamos a incorporação massiva de Messaging no nosso cotidiano. Isso impacta na forma como as marcas conversam com o cliente. Por exemplo, o WhatsApp traz a expectativa de interação em tempo real, bidirecional, no canal mais conveniente para o cliente. As ferramentas de conversação permitem capturar, qualificar e conectar com leads e clientes de forma mais rápida e eficiente, com uma melhor experiência para o usuário. Por isso, o Conversational Marketing é apontado como tendência daqui para frente no marketing e vendas.

 

Atenta a esse cenário, a RD Station anunciou em outubro, durante o RD Summit 2022,  uma parceria inédita com a Meta no intuito de profissionalizar a conversation service no portfólio das marcas, com três novos serviços para as empresas. Assim, a RD Station, empresa de tecnologia líder no desenvolvimento de software (SaaS), passa a apostar em conversational com novas soluções para marketing e vendas integradas ao WhatsApp.

 

Conversational Commerce

 

Com 120 milhões de usuários ativos no Brasil, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no país. Uma pesquisa interna com a base de clientes da RD Station – cerca de 40 mil empresas – destacou um aumento de 43% do número de contas utilizando o Botão do WhatsApp e de 90% utilizando a extensão de WhatsApp para CRM no comparativo entre 2022 e 2021. A eficiência também foi comprovada pelos resultados: as conversões cresceram quase 70% e os fechamentos de vendas aumentaram 40% no mesmo período. O Botão de WhatsApp pode ser instalado no site e/ou landing page e permite atender aos visitantes pelo WhatsApp Web; com a extensão para CRM, é possível atualizar o funil de vendas sem precisar sair da conversa com o cliente.

 

Entendendo a importância do WhatsApp e a crescente demanda por soluções de relacionamento em tempo real no Brasil e na maioria dos países da América Latina, a RD Station anunciou em agosto deste ano a aquisição da TALLOS, startup cearense de atendimento digital, e agora revela como aos poucos a estratégia de conversational fará parte de seus softwares de automação de marketing e gestão de vendas para acelerar os resultados de pequenas e médias empresas.

 

“WhatsApp vem complementar nosso portfólio de ferramentas para humanizar e agilizar o relacionamento com clientes e prospects e, somado a outros canais, amplia a estratégia de inbound marketing e vendas para criar mais alcance e impacto, além de economizar tempo das equipes”, comenta Eric Santos, CEO da RD Station.

 

Este movimento faz parte de um crescente investimento no Conversational Commerce, ou seja, na capacidade de softwares proverem soluções de relacionamento com clientes e prospects em tempo real, de maneira automatizada ou humana.

 

Parceria RD Station e Meta

 

A primeira solução apresentada pela RD Station é a funcionalidade Mensagem de WhatsApp, que permite que a empresa tenha uma conta oficial na API do WhatsApp Business e faça envio de mensagens automáticas para leads ou clientes que optem por recebê-las (opt-in), como ofertas, notificações, pesquisas de satisfação, entre outros. É voltada para equipes de marketing que querem começar a usar o WhatsApp de uma forma simples e rápida para aumentar o potencial de conversão. O grande diferencial é a facilidade de uso, com a operação centralizada dentro da plataforma e previsibilidade de custos. Mensagem de WhatsApp é um add-on exclusivo para clientes dos planos RD Station Marketing Pro e Enterprise.

 

A segunda oferta é o produto da TALLOS, agora com integração nativa aos produtos da RD Station, ideal para equipes de vendas e marketing que querem usar conversational para fazer atendimentos em escala e em diferentes canais. É possível utilizar o WhatsApp Business, Facebook Messenger e Instagram Direct integrados com robôs inteligentes para qualificar leads e padronizar os processos. Pequenas e médias empresas poderão dar mais um passo na forma como já trocam mensagens com os clientes dentro das jornadas de atração, engajamento e conversão, transformando o WhatsApp em uma das maiores fontes de fechamento de vendas para seu negócio.

 

RD Station e Meta também vão colaborar para levar mais conhecimento sobre como as pequenas e médias empresas podem tornar suas estratégias digitais ainda mais eficientes e aumentar o tráfego e a audiência, utilizando produtos como Click-to-WhatsApp, o terceiro serviço do novo portfólio da RD Station, que já atende 40% dos anunciantes da Meta em todo o mundo.

 

Hoje, 38% dos leads gerados no RD Station Marketing vêm através de redes sociais e 25% dos clientes premium utilizam o Facebook Lead Ads. Com a parceria, a interface de compra, criação e gestão de Ads ficará integrada ao RDSM e os clientes terão muito mais facilidade de abrir contas, criar e acompanhar a performance de seus anúncios. O Click-to-WhatsApp é um formato de anúncio que permite às empresas aproveitarem os posts feitos nas redes sociais, como Instagram e Facebook, para iniciar conversas no WhatsApp. A funcionalidade estará disponível para as contas premium do RD Station Marketing a partir de 2023.