Impresso

Visão Empresarial: André Leão Ribeiro

Por Redação

18/12/2022 15h18

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 

 

André Leão Ribeiro é CEO e sócio do Grupo Fornecedora, que comemora os quase 70 anos de trajetória como uma referência no mercado do Nordeste no segmento de logística e engenharia. Composto por cinco empresas (Fornecedora Máquinas, Fornecedora Engenharia e Logística, Fornecedora Caminhões, Fornecedora Asfaltos e Fornecedora Agro), o negócio está sob a liderança da terceira geração, caracterizada pelo compromisso com a inovação. André também é sócio e diretor de Negócios (CBO) da Projeart Estruturas Metálicas e sócio da Pathfind Roteirizações. Conheça mais sobre a visão empresarial do executivo nesta entrevista exclusiva ao Nosso Meio.

 

N.M: O Grupo Fornecedora está às vésperas de completar 68 anos, com ampla atuação no segmento de logística e engenharia em todo o Nordeste. Como inovar em um setor tão tradicional e competitivo para seguir sendo referência no mercado há quase 7 décadas?

 

André Ribeiro: Estamos em mercados tradicionais como revenda de bens de capital (concessionárias de máquinas de construção, industriais, agrícolas e caminhões), além de locação de máquinas e serviços de engenharia e logística. Isso, porém, não impede que, ao longo dos anos, tenhamos tido uma posição de vanguarda, seja na oferta de produtos de ponta em nossos setores ou em novas formas de gestão. Posso citar que fomos a primeira empresa do Nordeste a trazer escavadeiras hidráulicas para o mercado de construção pesada, ainda na década de 60. Fomos a primeira empresa no setor de comercialização de máquinas pesadas a entrar na era da digitalização, quando no final da década de 80 compramos nossos primeiros computadores. A Fornecedora Caminhões foi o primeiro grupo nordestino a trazer os renomados caminhões DAF para o mercado. Além disso, somos a pioneira e maior locadora de máquinas pesadas da região atrelada a um grupo de concessionárias. Eu, meu irmão Pablo Ribeiro e meu pai Nertan Ribeiro temos como mantra a necessidade de mudar sempre, nunca podemos fazer negócios sem estar totalmente atrelados às mudanças, e se possível, somos nós que temos que promovê-las. A inovação faz parte de nosso DNA e esse fato é um dos motivos para nossa longevidade empresarial.

 

N.M: Em 23 de março de 1955, João Arruda Ribeiro abriu as portas de uma loja na rua São Paulo, no Centro de Fortaleza, para atender o setor industrial da capital cearense, com soluções, peças e equipamentos. Hoje, a expansão do negócio é imensurável. Qual a sensação de carregar esse legado e construir novas oportunidades no setor?

 

A.R: É um orgulho extremo estar à frente de um negócio fundado pelo meu avô, que passou pelo meu pai, um visionário e corajoso administrador, e que agora está sob a minha gestão e de meu irmão Pablo. Isso traz também uma responsabilidade muito grande, já que temos como missão deixar esse negócio ainda maior, levá-lo a um padrão nacional e passar para as próximas gerações uma empresa sustentável, ética, responsável com todos que a fazem, sejam clientes, colaboradores, sociedade e família. Tive a oportunidade de ser sempre o “André da Fornecedora”, e portanto, tenho a missão de deixá-la forte, longeva e saudável, sempre.

  

N.M: Fornecedora Máquinas, Fornecedora Engenharia e Logística, Fornecedora Caminhões, Fornecedora Asfaltos e Fornecedora Agro compõem as marcas sob o guarda-chuva do Grupo. Como surgiu a ideia de incorporar novas frentes de atuação e apostar na segmentação de mercado para dominar todo um setor?

 

A.R: Nascemos com um propósito que já se mostra no nome: servir. No início de nossa história, meu avô Joãozito Arruda era comerciante de peças, máquinas e equipamentos para a indústria (por isso, a nossa primeira razão social é Fornecedora para a Indústria LTDA, que surgiu em meados dos anos de 1950). Com o advento das grandes obras de infraestrutura no Nordeste, além da competência de meu avô e seus sucessores (meu pai Nertan Ribeiro e tios João, Alex e Victor), a empresa foi convidada a trabalhar com multinacionais do setor de construção pesada, sendo a então empresa Vibro, que hoje é a líder de mercado de compactação de solos DYNAPAC, a primeira delas. Logo vieram a FAÇO, hoje Metso, e a mundialmente conhecida CASE. Assim formou-se a Fornecedora Máquinas e Equipamentos.

 

Ao longo dos anos, meu avô e seus quatro filhos conseguiram formar um grupo de empresas que abrange comercialização de telefonia, peças para a indústria pesqueira, uma construtora e uma empresa de comercialização de peças para motores diesel. No início da década de 90, ainda em vida, meu avô cindiu as empresas e meu pai ficou com a empresa original, a essa altura, uma revenda de máquinas para construção, a Fornecedora Máquinas e Equipamentos. Em 1993, eu entrei na empresa, galgando o meu espaço nas diversas áreas ao lado do meu irmão Pablo. Implementamos um forte processo de expansão dos negócios, incentivados pelo nosso pai, Nertan Ribeiro, a quem devemos nossa coragem e visão de negócios. Inicialmente montamos a Fornecedora Rental (atualmente Fornecedora Engenharia e Logística), empresa que aluga e faz operações com máquinas pesadas, industriais e de logística, além de caminhões e máquinas agrícolas. Em 2013, tivemos a oportunidade de conhecer e ser convidados pela multinacional Paccar, detentora da marca DAF Caminhões, a distribuir essa excepcional marca no Nordeste, quando fundamos a Fornecedora Caminhões, que em 2022 está disputando a liderança no mercado de caminhões pesados em nossa área de atuação.

 

Para ampliar ainda mais nossos serviços, em 2016 fundamos a Fornecedora Asfaltos, a fim de promover a venda de asfaltos a granel e ensacados, além da execução de obras asfálticas. Agora em 2023 a Fornecedora Asfaltos se tornará Fornecedora Pavimentos, já que estaremos inaugurando a mais moderna linha de pisos pré-moldados e blocos da região.

 

Em 2020 ampliamos também nossa parceria com a CNH, multinacional que abrange as marcas CASE e New Holland, fundando a Fornecedora Agro. A Agro é o nosso braço no agronegócio, sendo já, em menos de 2 anos, líder na comercialização de máquinas agrícolas NEW HOLLAND e implementos. Decidimos investir na comercialização de produtos com alta tecnologia embarcada, quebrando assim o paradigma local de oferecer máquinas agrícolas mais simples, já que nossa aposta sempre foi no novo e no que há de melhor.

 

N.M: Qual o balanço deste ano para o Grupo e qual é a expectativa para 2023? Alguma previsão ou meta a ser alcançada?

 

A.R: Tivemos excelentes resultados em 2022 e acreditamos que repetiremos o ótimo desempenho em 2023. Muito embora a turbulência política gere expectativas, acreditamos nas bases fortes do nosso país. Somos uma nação com um mercado consumidor enorme e variado, temos no agro um dos nossos maiores impulsionadores de crescimento. A demanda por infraestrutura, sobretudo no Nordeste, traz um potencial gigante de investimento. Temos muitas oportunidades nas matrizes de energia limpa e renováveis. A frota circulante de nossos caminhões ainda é velha, se comparada a de mercados maduros como o nosso, isso gera inúmeras oportunidades para o setor. Eu reconheço ser um otimista inveterado, mas penso que tenho motivos sólidos para acreditar em mais um ano bom para nosso Grupo.

 

N.M: Qual a análise crítica que você faz sobre o desenvolvimento econômico e a potencialidade da região Nordeste para o seu modelo de negócio?

 

A.R: Acho que passou da hora de termos uma reforma tributária e fiscal no nosso país. Hoje temos unidades de negócio em quase todos os Estados do Nordeste e as regras fiscais são diferentes entre si. Isso gera desperdício, incertezas e regras destoantes entre Estados da mesma região, que no final das contas impede crescimento e dificulta a competição com Estados de outras regiões, principalmente aqueles que promovem incentivos fiscais. Outra condição fundamental para o ambiente de negócios regional é o de infraestrutura, que urge investimentos para que sejamos competitivos nos custos de transporte de mercadoria e pessoas. Uma das carências que mais me incomoda é a de saneamento básico. Isso traz prejuízo não aos negócios em si, mas à dignidade humana, sobretudo dos mais carentes. Déficit de saneamento gera impactos fortíssimos na saúde e no bem-estar social, e julgo o tema fundamental.

 

N.M: A incorporação de estratégias de comunicação e marketing é uma tarefa de casa para todas as marcas que desejam se posicionar de forma qualificada no mercado. O que o Grupo Fornecedora vem fazendo para construir reputação positiva e fortalecer sua imagem?

 

A.R: Temos uma preocupação muito forte com nossa marca, e sobretudo, com a forma que nos comunicamos com nossos clientes. Somos uma empresa que tem como característica a seriedade e compromisso, mas também somos uma empresa leve, plural, dinâmica e atual. É importante que passemos isso para nosso público interno e externo. Para tanto, investimos e estamos sempre em busca de parceiros e soluções que nos auxiliem nessa jornada, que se torna ainda mais desafiadora, já que temos multicanais não-tradicionais, como as redes sociais, que estão ditando a forma de comunicação corporativa. O grande desafio é saber usar esses canais para passar o que somos: tradicionais, sólidos e sérios, mas também leves, dinâmicos, plurais e contemporâneos. Para tanto, é fundamental investimentos constantes em processos, pessoas e empresas ligadas ao setor.

 

N.M: Lideranças fortes são outro pilar fundamental para o sucesso de um negócio. Apesar da estrutura familiar, o Grupo Fornecedora alcançou um patamar que reflete conhecimento técnico e muita competência. Quais características você destaca no seu time de gestores? Essa cultura é inspirada em você, enquanto CEO?

 

A.R: Uma frase bem conhecida é: “O líder tem que se cercar de pessoas melhores que ele”. É isso que estamos buscando aqui na Fornecedora. Optamos por nos cercar do melhor time possível, sem vaidade, medo de delegar ou de prestigiar talentos, pessoas competentes, sérias, responsáveis, dedicadas e sobretudo, preocupadas com o bem comum, empresa e clientes. Temos um time de pessoas com diferentes tempos de casa e todos nutrem esse perfil. Não sei exatamente se inspiradas em mim, mas tento passar-lhes o que aprendi na minha experiência, sobretudo meus valores, aquilo que julgo fundamental, não só para os negócios, mas para vida. Espero que eu possa contribuir para o crescimento dos que trabalham diretamente comigo, mas também aos quase 700 colaboradores que temos no Grupo.

 

N.M: Por fim, fazendo uma viagem ao passado, o que mais orgulha André Ribeiro nessa trajetória?

 

A.R: Eu me orgulho muito de todo dia acreditar no meu sonho de criança, de levar a empresa da minha família a ser cada dia mais forte. Me orgulho de ter dedicado minha vida a esse sonho, sem nunca pensar em desistir. Me orgulho que meu sonho ajudou e ajuda a melhorar a vida das pessoas que estão ou passaram pelo Grupo Fornecedora ao longo de quase sete décadas. Além disso, tenho muito orgulho de meu pai e irmão ao meu lado, tenho orgulho da confiança que sempre depositaram em mim.