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Visão Empresarial: Carlo Porro, fundador da Agrícola Famosa

Por Redação

01/06/2023 16h52

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No início da década de 90, quando o paulista, Carlo Porro, tinha 17 anos de idade, saiu da casa dos pais e começou a comprar e intermediar frutas para Itália, por meio de um amigo italiano. Com o aumento da procura pela fruta, pesquisou onde ficava a região produtora de melão para revender diretamente. Um belo dia, o produtor tomou uma chuva e perdeu toda a safra, oferecendo a terra em pagamento da dívida. Como Carlo Porro estava precisando de dinheiro, aceitou a proposta, junto ao advogado, Luiz Roberto Barcelo, que se tornou seu sócio. Foi assim que a Agrícola Famosa começou do zero. Anos depois, chegou o agrônomo, Richard Miller, tornando-se o terceiro sócio.

NM: A Agrícola Famosa, desde sua fundação, em 1995, passou por diversas fases até seu reconhecimento nos dias atuais. É realizado um excelente trabalho, desde a produção das frutas, a exportação e até contribuição social com moradores da região próxima à fazenda, em Mossoró. Nos fale sobre quais princípios regem a gestão da empresa.

Carlo Porro / É fundamental para nós o envolvimento nos problemas das comunidades e dos nossos funcionários na produção de frutas. Em uma região tão pobre e carente é impossível realizar um trabalho de qualidade sem proporcionar soluções para melhorar a vida dos colaboradores. Implementamos várias iniciativas sustentáveis como: doação de água, criação de hortas comunitárias com treinamento para a manutenção pela própria comunidade, atendimento odontológico para os funcionários e doação de alimentos. Nossos colaboradores reconhecem o nosso compromisso com eles e a região. Este é o principal pilar da nossa gestão. Sem isto é impossível ter o nível de qualidade e o grau de envolvimento que eles têm com nossa empresa.

NM: Carlos, sua trajetória pessoal e profissional começou bem cedo. Hoje, sua história de vida tornou-se inspiração para muitos empresários no Brasil e em outros países. Fazendo uma análise de tudo o que você passou, junto a seus sócios, o que diria com relação a persistência nos negócios? Qual conselho dá aos novos empresários brasileiros?

Carlo Porro / O conselho que eu dou aos empreendedores brasileiros é que estejam preparados para os desafios constantes. A jornada empresarial é composta por períodos difíceis, muito mais do que fáceis. Ser empresário significa abrir mão das férias e dedicar-se constantemente ao negócio. Outro conselho importante é que escolher um sócio é como escolher um parceiro de vida. É um casamento. Portanto é essencial ter cuidado e atenção ao selecionar os sócios.

NM: Nos períodos de safra, são empregados mais de 9.000 colaboradores que atuam em uma área total de mais de 30.000 hectares. Qual a faixa etária dos seus funcionários? Você acha que a idade + 50 influencia em alguns setores da Agrícola Famosa? Por quê?

Carlo Porro / Ao longo do ano, realizamos mais de 9.000 contratações, divididas em dois ciclos contratuais, de acordo com o período de safra. Durante o ciclo de uma safra, temos mais de 5.200 colaboradores. Atualmente, os funcionários com idade entre 50 e 60 anos representam quase 10% do nosso contingente de trabalho. Não há restrição na contratação dessa faixa etária, mas, há um menor interesse por parte destes em se candidatarem a posições na empresa, devido às exigências físicas de algumas atividades.

NM: Nossa oitava edição impressa aborda a temática do envelhecimento do Brasil. A Agrícola Famosa está preparada para esse novo momento nacional com relação à funcionários e consumidores? Já percebem alguma diferença nas demandas desses dois públicos?

Carlo Porro / Estar em uma região com alta prevalência de pobreza nos proporciona acesso a uma ampla oferta de mão de obra, porém, essa população está envelhecendo. Por este motivo, a Famosa investe significativamente em automação na produção. Já no que se refere ao consumo, os novos consumidores têm preferência por frutas de tamanho menor, devido à diminuição de integrantes nas famílias, a procura por espaços reduzidos nas residências e a crescente preocupação com o desperdício. É nossa responsabilidade atender essa exigência sem comprometer a qualidade dos alimentos.

NM: A Agrícola Famosa está antenada nas tendências de consumo, nacional e internacional. Atualmente, como tem sido a demanda pelas frutas com as quais vocês trabalham?

Carlo Porro / Observamos um aumento na demanda por frutas processadas (já cortadas). Além disto, estamos sempre na busca por novos produtos. A Famosa testa em torno de 600 novas variedades de melões e melancias por ano, visando sempre encontrar as melhores variedades possíveis em termos de produtividade, bem como sabor.

Mediante a crescente preocupação do consumidor com segurança alimentar e utilização de químicos na produção, investimos na abertura de uma empresa chamada Topbio que hoje compõe o Grupo Famosa. Esta opera o desenvolvimento de iniciativas e tecnologias de controle biológico e polinização com abelhas (consideradas na produção de melão como um insumo fundamental, assim como defensivos e adubos). Conseguimos, através dessas tecnologias, reduzir drasticamente a utilização de químicos na produção. 

Outra tendência na qual já investimos e obtivemos resultados significativos é a atribuição de marcas e branding às nossas frutas. Já estabelecemos algumas marcas de renome internacional, como o nosso Dino, e percebemos que isso gera um grande apelo junto aos consumidores mais jovens. Esta estratégia nos permite estabelecer uma conexão entre o consumidor e a identidade da nossa empresa, aumentando o apelo do nosso produto.

NM: Sabe-se que a Agrícola Famosa é a principal fazenda do cultivo de melão no Brasil e exporta para outros continentes. Este sucesso, também, provém de técnicas para driblar os desafios do semiárido, como investimentos em novas tecnologias, pesquisas constantes, respeito ao meio ambiente e compromisso social. Nos fale sobre o processo de dessalinização da água e irrigação.

Carlo Porro / Trabalhamos com uma agricultura responsável, focada na regeneração do solo. Plantamos melão apenas uma vez por ano, em cada lote, e realizamos rotações de cultura visando melhorar e renovar o solo. A água de irrigação extraída de poços, com teor de sal, é tratada com uma tecnologia suíça, chamada Aqua 4D, que reduz a tensão superficial da água, permitindo que as plantas não absorvam o sal. Este é lixiviado para o solo, retornando ao seu local de origem, o que evita a salinização do solo, principalmente, na região superficial, onde ocorre a agricultura. Estas práticas não causam impactos ambientais na região e não impossibilitam o retorno da vegetação local, a caatinga.

É importante destacar que o melão é uma cultura resistente à água com alto teor de sal e brincamos que a água que utilizamos “nem jumento bebe”. Nos últimos três anos, com base em pesquisas científicas, conseguimos reduzir pela metade o volume de água utilizado na irrigação. Atualmente, nosso melão é a fruta com menor pegada hídrica por quilo produzido, utilizando apenas 120 litros de água. 

NM: A Agrícola Famosa é considerada a maior produtora e exportadora de frutas in natura do Brasil. Fale sobre sua expansão para outros países. Onde mais almejam alcançar, levando essas frutas maravilhosas?

Carlo Porro / Já estabelecemos exportações de frutas para destinos como Oriente Médio, Rússia, Estados Unidos e Canadá. Nosso próximo alvo é o mercado chinês, conhecido por suas exigências rigorosas em relação à qualidade das frutas. Para atender essas demandas, estamos desenvolvendo soluções logísticas específicas para garantir uma distribuição eficiente.

NM: Carlo Porro, qual a sua missão de vida hoje, após 28 anos de Agrícola Famosa?

Carlo Porro / Minha missão é a Agrícola Famosa. Continuar liderando e transformando a vida das pessoas que vivem nessa região carente. Diversificar nossos produtos, indo além do melão e melancia. Investir em soluções logísticas e controle biológico, aprimorando nossa capacidade de produção e elevando constantemente a qualidade de nossos produtos. Meu objetivo é atender de forma cada vez mais eficiente e com mais qualidade os mercados globais, ao mesmo tempo em que geramos mais oportunidades de emprego em nossa região, que compreende o semiárido mais populoso do mundo.