Impresso

Visão Empresarial com José Carlos Fortes, trajetória com a marca permanente da inovação

Por Redação

02/01/2022 02h42

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 

José Carlos Fortes é fundador e CEO da Fortes Tecnologia, especialistas no desenvolvimento de softwares para gestão contábil, gestão de pessoas, gestão financeira e transportes. Também é professor, advogado, contador, matemático e mestre em Administração. Tem experiência como palestrante e é autor de livros nas áreas contábil, jurídica e de matemática financeira. Mas nenhum dos atributos do robusto currículo traduz sua verdadeira essência: o amor pela inovação.

 

Ao Nosso Meio, o executivo contou detalhes sobre sua visão empresarial.

 

NOSSO MEIO: Professor, advogado, contador, matemático e mestre em Administração são alguns dos atributos do seu longo currículo. O que fez José Carlos Fortes investir em tecnologia para transformar a vida de milhares de empreendedores em todo o Brasil? 

José Carlos Fortes: Há 34 anos, eu tinha um escritório de contabilidade e para atender meus clientes, precisava de um software que fizesse a gestão de informação de uma série de demandas. Quase não existia esse tipo de ferramenta no Brasil e o que era ofertado ainda era bem rudimentar. Na época, eu também era professor da Universidade de Fortaleza, no curso de Informática, e isso me aproximou de muitos talentos. Conheci Sabino Cassiano e Jorge Cysne, alunos que se destacavam bastante nas aulas. Fiz o convite para sermos sócios no desenvolvimento de um software que atendesse a demanda do meu escritório e isso deu muito certo. Posteriormente admitimos mais dois sócios, Tales e Ronaldo. Iniciamos a implementar a nova tecnologia em escritórios de parceiros. Quando vimos, a demanda ganhou escala. Hoje somos líderes no mercado do Nordeste em software contábil e forte posicionamento no segmento corporativo.

 

NM: A Fortes Tecnologia é uma das principais especialistas no desenvolvimento de softwares para gestão contábil, gestão de pessoas, gestão financeira e transportes. Para onde sua visão empreendedora está apontando, especialmente, dentre essas áreas?

JC: Estamos sempre em constante atualização dos nossos serviços para ampliar nossos negócios, seja por meio de negócios próprios ou parcerias. A ideia é sempre integrar soluções para alcançar novos mercados. Agora nosso foco é avançar nas tecnologias web para computação em nuvem. A partir dos novos formatos de trabalho impulsionados pela pandemia, percebemos que é uma demanda a ser suprida no mundo empresarial. Nossa tendência é avançar nas ofertas de soluções para o setor corporativo e na área de contabilidade. Uma novidade é que estamos investindo no segmento de inovação para nos conectarmos com uma nova rede de parceiros.

 

NM: Recursos Humanos é uma área que ganha cada vez mais destaque dentro das empresas, sendo fundamental para o sucesso do negócio. A própria Fortes é uma empresa que investe na gestão de pessoas como um dos pilares organizacionais. Quais as ações que você se orgulha de ter dentro da sua própria empresa que pode servir de inspiração para outros empresários?

JC: Parte das nossas soluções têm o foco em desenvolvimento organizacional. Entendemos que cuidar das pessoas é a saída para a transformação do mundo empresarial. Hoje, conseguimos atender demandas de departamento pessoal, que inclui o registro de toda a vida do colaborador na empresa, permitindo acompanhar a evolução em detalhes.

 

Além disso, oferecemos outra tecnologia que permite facilitar o processo de atração, recrutamento e seleção, pensando na captação e manutenção de talentos. Agora, para complementar essa gestão de pessoas, estamos atuando ao lado de startups como Eduvem e Amar.elo. A Eduvem faz um trabalho incrível em educação corporativa continuada, pensando na capacitação e treinamento dos colaboradores das empresas. É mais uma forma das organizações poderem gerir seu pessoal. Já a Amar.elo visa dar suporte à questão de saúde mental e comportamento dos times. Mas tem muito mais.

 

Temos controle de pontos e registro de trabalho, oferecemos aplicativo para que o funcionário das empresas que utilizam nossas tecnologias possa interagir com o empregador para encurtar burocracias administrativas, como acesso a contracheques, requisição de férias e comprovante de rendimento para imposto de renda e muito mais. É todo um ecossistema pensando em gente. Uma coisa que eu acho que temos feito bem é a gestão do nosso time interno. A Fortes Tecnologia é humanizada e acolhedora, por isso, temos um relacionamento bem articulado e próximo com cada colaborador. Sinto que o clima organizacional que construímos é um ponto positivo do qual me orgulho nessa jornada.

 

NM: Mais de 30 anos depois, a Fortes Tecnologia é uma gigante. Olhando para trás, qual o maior legado dessa trajetória?

JC: O legado que fica ao longo desses 30 anos é a ajuda que demos no desenvolvimento e gestão das empresas Brasil afora. Olho para trás e percebo que milhares de pessoas foram impactadas pelas soluções corporativas que criamos. É a sensação de dever cumprido. Vejo pessoas crescendo a partir de algo que desenvolvemos e é reconfortante. Chego em muitos lugares e sempre tem alguém que me cumprimenta e fala: “Sou seu cliente há 10 anos, suas ferramentas me ajudam muito”. Eu acho o máximo conhecer esses cases de sucesso. É uma surpresa gostosa e motivadora.Talvez meu mérito nessa história toda foi ter escolhido bem a quem me associar. Estou ao lado de pessoas boas que fazem tudo acontecer da melhor forma possível.

 

NM: Quais são as suas grandes referências como executivo(a)?

JC: Eu tenho muitas inspirações, mas destaco Beto Studart pelo seu perfil empresarial inovador. É um exemplo de gestor, com visão forte e clara. Tive oportunidade de conhecê-lo e até tê-lo como cliente, lá no começo. Ele segue sendo uma inspiração que me salta os olhos.

 

NM:  Por fim, o que a visão executiva de José Carlos Fortes enxerga para os próximos 30 anos da Fortes Tecnologia?

JC: É difícil vislumbrar futuro no segmento de tecnologia, porque tudo muda muito rápido. Mas eu diria que os próximos anos da Fortes está direcionado à associações. Isso significa atrair mais startups para ampliar nosso portfólio com soluções inovadoras e complementares. Estou de olho nas startups para acelerar os negócios nacionalmente.