Movimentos do mercado

Edição de domingo do O POVO estreia formato standard

Por Redação

08/09/2021 16h25

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Além da mudança no tamanho do jornal, Esportes ganham caderno específico. Novidade começa no domingo dia 12

A edição de domingo do O POVO passa a circular em novo formato a partir do dia 12. De volta ao tamanho standard, como nos demais dias da semana, o jornal dominical terá o mesmo tamanho das edições de segunda a sábado. O DOM integra o formato já bem conhecido pelo público e adota o tamanho que confere à edição “a cara de jornal”. O POVO é o único jornal impresso do Ceará a circular aos domingos.

Desde janeiro de 2018, o caderno de domingo, o DOM, era publicado no formato berliner, seguindo uma experiência adotada por publicações europeias. Um pouco menor em tamanho, o DOM passou a apresentar o investimento em grandes reportagens, além de material analítico, com diferentes vozes. A profundidade de conteúdo continuará com o tamanho standard, em uma linguagem revistizada.

O caderno dominical do O POVO está há quase seis anos neste modelo. Em 2018, foi repaginado, com a adoção do formato berliner. Agora, apresenta mais novidades: a marca do O POVO na capa volta a ser escrita por extenso, em vez da abreviação OP. Além do caderno principal da edição, Esportes e Vida&Arte serão publicados em cadernos separados, com destaque para o conteúdo de cada área.

No primeiro caderno da edição, a seção Farol, um debate com uma curadoria jornalística das notícias da semana e do dia anterior, continua a ser publicada no início. Nela, estão artigos de jornalistas do O POVO, Frases da Semana, charge e a entrevista em “2 dedos de prosa”. É seguida por reportagens, entrevista do domingo (“Aguanambi 282”), Ciência&Saúde e textos de Opinião – com editorial, artigos, ombudsman e as colunas dos já conhecidos Alan Neto, Lúcio Brasileiro, Elio Gaspari, Gualter George, Jocélio Leal e Demitri Túlio.

 

Esportes e Vida&Arte
O caderno de Esportes, que teve sua marca renovada no fim de julho, apresenta inovações agora nas páginas do impresso, dando sequência ao processo de modernização, com novas cores e um visual mais límpido. Além da programação renovada e de colunistas variados no digital, o caderno impresso do Esportes ganha mais espaço para conteúdo e valorização das imagens.

No caderno Vida&Arte, além de todo o conteúdo noticioso sobre cultura e entretenimento, o leitor encontra crônicas das escritoras Izabel Gurgel e Tércia Montenegro, e as colunas “Discografia” (com Marcos Sampaio), Clóvis Holanda, Cinema&Séries (com João Gabriel Tréz) e Supernovas (com Jully Lourenço), que se revezam na edição. As capas de domingo do V&A são um convite para fotógrafos, designers e demais artistas criarem uma capa-pôster, que pode ser colecionável.

Para a diretora da Redação, jornalista Ana Naddaf, as mudanças proporcionam um olhar mais artístico às páginas: “A edição dominical volta ao seu formato original, reforçando nosso compromisso com a manutenção do jornal impresso e a valorização desta plataforma. A publicação de domingo mantém seu investimento editorial em reportagens aprofundadas, na curadoria, em análises e no debate dos principais temas da semana, sem deixar de olhar, como um farol, para os dias que se seguem. Mantivemos a base sólida (e premiada) do projeto gráfico atual, mas explorando novas possibilidades visuais e do design para intensificar a linguagem mais ‘revistizada’ da edição e surpreender ainda mais o nosso leitor”.

Amaurício Cortez, editor da Editoria de Design da Redação, explica as inovações. “O novo domingo experimenta expressões do design, e das artes gráficas e visuais, concebidas pelos designers, fotógrafos e ilustradores da casa. É uma oportunidade de testar novos significados da imagem e comunicação visual”, detalha.

As mudanças editoriais e gráficas da nova edição de domingo acompanham e reforçam o jornalismo de credibilidade e qualidade do O POVO.