Após dois anos de realização online do evento, o DFB Festival, maior evento de moda autoral da América Latina, retoma sua forma presencial e híbrida nas areias da Praia de Iracema nestes dias 25, 26, 27 e 28 de maio. De acordo com Cláudio Silveira, idealizador do evento, o festival carrega o tema “Ocupe seu espaço” com um olhar 360°, para retratar o Brasil de diversos horizontes. Para além da moda e de forma multicultural, o público confere programações voltadas para cultura, economia, formação, indústria, gastronomia e turismo.
Reforçando o compromisso com a criatividade e economia criativa, o DFB ressalta o título de Fortaleza como Cidade Criativa do Design pela Unesco. O reconhecimento foi outorgado em 2019, ano da última edição presencial do DFB Festival, quando mais de 3,6 mil postos de trabalho foram gerados e pelo menos 42 mil pessoas passaram pelo evento durante os quatro dias de programação. Com uma proposta moderna de cidadania, este ano o festival conta com uma exposição do Instituto do Câncer do Ceará feita com mulheres mastectomizadas.
“O DFB Festival é o único evento do Brasil focado em moda autoral e com seis editais públicos de participação. É muito mais que moda, pois trabalha o social, é incentivador, provocador e mexe com toda a estrutura da indústria do Estado, ou seja, o DFB é multifacetado”, explica o idealizador do evento. Segundo Cláudio, a força criativa da indústria da moda cearense estará muito presente neste ano. “Teremos peças de bordado, couro, macramê e vários outros materiais”, destaca.
O evento recebe, neste ano, mais de 20 desfiles em suas passarelas. Dentre eles, estilistas, marcas e especiais de moda cearense. Duas salas com passarelas de 40 metros recebem os desfiles na 22ª edição – o público vai conferir criações dos estilistas e marcas Olé Rendeiras por Catarina Mina e QAIR Brasil, Kallil Nepomuceno, Hand Lace, Vitor Cunha, Almerinda Maria, Rendá, Ivanildo Nunes, Senac Richelieu por Ivanildo Nunes, Marina Bitu, Baba, Lindebergue, Bruno Olly, Banana Urbana, Sherida, Alix, Theresa Montenegro, Manuel Bessa, David Lee, Vi Lingerie, Sau Swim, Sand Blue e Rio de Jas, além do desfile Enel Upcycling e do Projeto 100% CE por Cláudio Silveira.
Neste ano, o DFB também apresenta um desfile de moda Upcycling, com reaproveitamento de materiais, em parceria com a Enel Brasil. A apresentação complementa as ações do novo espaço do evento, o Factory, com direito a instalações gigantes de players do setor de eventos do Ceará e um palco para os shows, com 28 metros de altura e cenografia 100% feita em sucata.
DFB proporciona talks e oficinas voltadas para moda
Constituído por atrações para diversos eixos, o Festival também abrange um ciclo formativo de conhecimento e troca de vivências, com palestras e oficinas em parceria com o Senac-CE, Unifor, Haco e Associação Ceará Design. Assuntos como marketing digital, escrita criativa e jóias serão abordados.
Com expectativa de receber cerca de 32 mil pessoas durante os quatro dias de evento, o DFB conta com programação 100% gratuita e é voltado para profissionais de toda a cadeia produtiva da moda, novos empreendedores e alunos de moda, design, administração, marketing e áreas afins.
Em 2022, o DFB continuará transmitindo os desfiles e palestras do Dragão Pensando Moda (DPM). Ainda haverá a DFBTV, um espaço no canal do festival no YouTube, com entrevistas e conteúdo inédito, aberto a todos.
“Acredito que o formato híbrido é um caminho sem volta para o setor de grandes eventos. Ao mesmo tempo que amplifica o alcance de nossas ações, permite chegarmos a mais pessoas, utilizando diversas plataformas online”, destaca Cláudio Silveira, idealizador do evento.
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