Eduardo Lyra é fundador e CEO do Instituto Gerando Falcões, organização social sem fins lucrativos voltada à promoção social de crianças e adolescentes através do esporte e cultura. O grupo atua na capacitação profissional de jovens e adultos para o mercado. O objetivo principal de Eduardo é que a iniciativa cause impacto em todo o país.
A Gerando Falcões funciona como um ecossistema de desenvolvimento social e tem como missão transformar a pobreza das favelas em peças de museu. Atualmente a iniciativa impacta 5.558 favelas, 25 estados no Brasil, 717.655 pessoas e comporta 1.101 ONGs em sua estrutura.
E foi para falar sobre a sua trajetória de vida e sobre o impacto do Instituto Gerando Falcões que Edu Lyra esteve no primeiro dia da Gramado Summit 2023. Sua fala reforçou o impacto de ideias voltadas para responsabilidade social no mundo. Lyra também destacou o poder do empreendedorismo e a importância de não desistir dos seus projetos.
“As pessoas conformadas se adaptam ao mundo, as pessoas inconformadas adaptam o mundo a si, elas mudam tudo, elas se levantam mesmo com pouco dinheiro, elas criam coisas novas através das suas startups, das suas marcas e dos seus negócios”, afirma
Edu contou um pouco sobre a sua infância: Ele nasceu e cresceu em uma comunidade na cidade de Guarulhos, e foram as experiências que Edu passou no período, somado com a influência de sua mãe, fizeram com que seu objetivo de vida estivesse ligado a instituições sociais.
Segundo Eduardo, ela dizia: “Filho, não importa de onde você vem, mas sim, pra onde vai”.
Edu compartilhou que as ideias de valor falam muito mais sobre alguém do que o meio onde ele está inserido. Ele lembrou que suas próprias experiências de vida comprovam que o lugar onde você nasce não deve definir sua trajetória de vida.
“Ideias valem muito mais que circunstâncias, porque as circunstâncias mudam mas as ideias ficam. Se eu fosse tomar as minhas decisões na vida baseado nas circunstâncias que eu estava vivendo, eu não tinha feito nada e não tinha ido a lugar algum”, ressalta.
A trajetória de Eduardo à frente do Gerando Falcões lhe rendeu uma série de premiações. Entre as principais, estão a condecoração do Fórum Econômico Mundial, que colocou Lyra como um dos 15 jovens brasileiros que tem potencial de mudar o mundo, fazendo parte do Global Shapers.
Edu também está na lista da Forbes das 30 pessoas mais influentes do Brasil com menos de 30 anos. Eduardo ainda recebeu o prêmio Jovem Empreendedor do Ano dado pelo Lide e figura entre os “Rebeldes com Causa” da grife Reserva.
A Gramado Summit é o maior brainstorming da América Latina. Uma verdadeira imersão no ecossistema de inovação. São sete palcos de conteúdo simultâneos, com mais de 200 palestrantes. Além das áreas de conteúdo, o evento possui uma das melhores feiras de negócios do país, com mais de 500 expositores e centenas de investidores.
Edu Lyra
Tem 35 anos, é fundador e CEO da Gerando Falcões, ONG que viabiliza projetos de impacto social em periferias e favelas do Brasil.