Entrevistados responderam quais marcas os impactaram com um anúncio nas duas últimas semanas
A Electrolux assumiu o topo do ranking de Anunciante do Mês da YouGov BrandIndex no mês de outubro, como marca que teve estratégias de marketing mais eficazes. Entre 26 de setembro e 25 de outubro, a empresa conseguiu passar de uma pontuação de 15,54 (durante seu ponto mais baixo no período) para uma pontuação de 26,26, quase dobrando no índice de Consciência da Publicidade, que reflete quantas pessoas se lembram de ter visto uma campanha ou um anúncio de marca nos últimos dias.
A lista de outubro analisou mais de 430 marcas no Brasil, e muitos dos participantes da classificação Top 10 fazem parte dos setores de tecnologia e mídia. Depois da Electrolux, o crescimento mais significativo veio da marca de cosméticos L’Oréal Paris (+9,47 pontos entre a data de maior e menor desempenho), da rede de fast food Burger King (+8,41 pontos), da plataforma de vídeo social YouTube (+6,81 pontos) e da franquia de videogame FIFA (+6,28).
O restante do Top 10 é completado por Apple (+6,03), LG (+5,96), SBT (+5,96), Globo (+5,89) e McDonald’s (+5,83). O maior índice líquido de Consciência da Publicidade entre essas marcas foi o do YouTube, que em seu melhor dia mais que dobrou o valor máximo alcançado pela Electrolux no período.
Confira o ranking completo:
David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina, avalia que a marca com maior sucesso nas estratégias de marketing em outubro foi particularmente ativa em vários de seus canais digitais durante o período de análise.
“Por meio do YouTube, a Electrolux divulgou vários de seus produtos com inteligência artificial inclusa, dentre eles: duas coifas (uma de parede e outra de ilha) das quais destacou suas capacidades para filtrarem ar em intervalos regulares e personalizados, assim como uma geladeira com ajuste automático de temperatura para aumentar a durabilidade dos alimentos. Em todos os anúncios, enfatizou a compatibilidade dos seus produtos com outros aparelhos da Electrolux”, analisa.
Olhando para as demais redes, no X (antes Twitter), Eastman observa que a empresa concentrou seus esforços de marketing na promoção da sua nova linha de geladeiras inteligentes. Na maioria de suas publicações, a Electrolux usou memes e tendências populares na plataforma (dentre elas, compartilhar as “reflexões”, reações com emojis a ações de outros e “dicas” para a vida corriqueira) e as adaptou para divulgar as vantagens de seu produto. A maioria dessas publicações foi promovida com a hashtag #NãoJogaNadaFora, com a qual se buscou reafirmar os principais recursos de seu aparelho.
“Essa abordagem muito diversificada de cada rede social, muito específica para os usos e costumes de cada plataforma, pode ter sido crucial para seu desempenho na classificação de outubro”, concluiu Eastman.